Qatar Airways

Juntar pontos em programas de fidelidade internacionais não é tão difícil. Inclusive, já mostramos aqui no portal um guia para esse assunto. Mas, é preciso definir quais deles são mais interessantes e ideais para você fazer os resgates e conseguir os benefícios que deseja. Nesse post, você encontra um guia para o Avios, o programa que integra os pontos Iberia, British Airways e Qatar Airways.

Confira abaixo como funcionam os programas de fidelidade e os Avios, como acumulá-los e como transferi-los para viajar com qualquer uma das empresas aéreas que adotam o programa.

Quais os programas de fidelidade da Iberia, British e Qatar?

Cada uma das companhias aéreas possui seu próprio programa de fidelidade individual, como qualquer outra. Tendo cadastro ativo em cada um deles, você poderá fazer acúmulos e garantir benefícios sob as condições específicas de cada empresa, respectivamente.

A Iberia é uma companhia aérea espanhola e, para os clientes fiéis, o programa de fidelidade oferecido é o Iberia Plus. A British Airways é uma empresa do Reino Unido e seu programa é o Exectuive Club. Já a Qatar Airways, considerada a melhor companhia do mundo, possui o Privilege Club para recompensar seus passageiros.

Guia Avios: como funcionam os pontos Iberia, British e Qatar

Todos eles permitem que brasileiros, assim como pessoas de qualquer nacionalidade, se cadastrem gratuitamente.

Mas, diferentemente da maioria das companhias aéreas, todos eles usam a mesma “moeda” para os acúmulos, que são os Avios – o equivalente a milhas ou pontos, mas com uma plataforma própria.

Como funcionam os Avios?

O que são Avios

O Avios é um programa específico de recompensas que agrega várias companhias aéreas. Seus pontos – também chamados de Avios – permitem que os clientes troquem seus acúmulos por benefícios de viagens, como resgates de passagens com as empresas associadas.

Além da Iberia, British e Qatar, o programa também tem como integrantes o Aerclub, da empresa Aer Lingus, e o Vueling Club, da Vueling.

Essa integração de várias companhias adotarem os Avios faz com que elas permitam transferências entre si, o que não é normalmente permitido por programas de fidelidade. Com esse diferencial, você pode fazer acúmulos com várias empresas e escolher com qual delas vai usar as recompensas.

Como transferir os Avios entre os programas

Os acúmulos de Avios não ficam na plataforma de mesmo nome. Apesar da integração, o que é acumulado em cada programa de fidelidade permanece nele mesmo, a não ser que você realize transferências entre os programas para reunir todos em uma única empresa aérea – que é o ideal para quem prevê fazer resgates com Avios.

Para isso, é preciso entrar na plataforma do programa de fidelidade e procurar a opção de “linkar” ou “combinar” seus Avios. Assim, o sistema vai direcionar você para uma página onde é possível escolher para qual programa de fidelidade associado você quer enviar.

Para ver com mais detalhes como funciona esse processo, clique aqui e confira nosso post que exemplifica como fazer transferência da British para a Qatar.

Como juntar estes pontos?

Como falamos acima, para juntar Avios, é preciso fazer acúmulos em um dos programas de fidelidade das companhias aéreas associadas. E não é preciso, necessariamente, viajar com uma delas.

Assim como os programas de fidelidade nacionais, todas as empresas possuem lojas parceiras, onde você pode fazer compras online e obter recompensas. No entanto, por se tratarem de companhias internacionais, as lojas virtuais podem não compensar os preços de aquisições em outras moedas.

No entanto, uma vantagem para os brasileiros, é poder usar os programas de recompensas nacionais para fazer transferências de pontos acumulados no dia a dia para programas de fidelidade que usam o Avios.

A Livelo, por exemplo, permite transferências para o Executive Club e para o Iberia Plus, enquanto o Esfera oferece a possibilidade de envios para o Iberia Plus.

Mesmo com uma conversão menor, em comparação com os programas de companhias aéreas brasileiras, a vantagem de usar essa opção é poder fabricar Avios gratuitamente e usar menores quantias de milhas em resgates do que os valores que podem ser cobrados pelos programas nacionais, por exemplo.

Transferir Avios

Vale a pena juntar Avios?

Se você sonha em viajar na Qatar, experimentar suas melhores classes de cabine e ter experiências mais exclusivas, então certamente os Avios irão te ajudar. Mas, para chegar a esse objetivo, lembre-se de desenvolver uma boa estratégia de acúmulos, garantir contas ativas nos outros programas que usam Avios, para que, assim você possa aproveitar o Privilege Club e seus benefícios.

Essa é apenas uma alternativa vantajosa. Como aqui no Brasil a Latam possui parceria com a Qatar, há quem prefira usar os pontos do programa nacional para as emissões. No entanto, alguns viajantes gostam de separar os objetivos e destinar quantias e acúmulos para planos com empresas distintas.

Você também pode ter interesse em aproveitar os Avios para usar tabelas fixas da Iberia e British. Assim, os pontos podem ser juntados de forma pré-planejada e você saberá de quanto vai precisar para emitir a viagem que deseja.

Entenda mais sobre tabelas fixas aqui!

Como sempre reforçamos, cada um dos programas e possibilidades ofertadas podem ou não ser vantajosos para cada viajante. Tudo depende dos objetivos que você possui.

Considerações

E você, já usa ou faz acúmulos no Avios? Conhecia esse programa? Possui alguma estratégia para viajar com eles? Comente aqui e inspire outros viajantes!

Para mais conteúdos sobre milhas e pontos, clique aqui!