
Pague um e leve dois! Essa frase tem cara de promoção, mas também pode ser uma viagem com stopover. Nessa opção, oferecida por algumas companhias aéreas, você adquire uma passagem para uma determinada localidade, mas tem direito a visitar mais uma cidade no caminho.
Se você não conhece ou ainda tem dúvidas sobre esse processo, neste post trouxemos informações e uma lista de companhias aéreas que oferecem essa possibilidade aos seus viajantes.
O que é stopover
Antes de chegarmos ao conceito do stopover, é importante saber onde ficam os hubs de companhias aéreas.
Normalmente, quando você vai realizar um voo que não possui rota direta, possivelmente vai precisar fazer alguma conexão. Essa parada tem altas chances de ser em uma cidade onde a companhia possui base de operações (hub).
Essas localidades concentram um grande fluxo de chegadas e partidas da empresa. Assim, é mais prático conseguir operações para outras cidades e regiões a partir delas – incluindo a troca da data do seu segundo voo, como é ofertado no stopover.
Já falamos aqui no portal como os hubs ajudam a baratear viagens. Confira!
Dessa forma, o passageiro pode desembarcar, conhecer o lugar, ter a oportunidade de se hospedar e depois de poucos dias, embarcar até o destino final, como previsto na conexão.
Em algumas companhias, essa possibilidade é oferecida de forma gratuita. Em outras, é preciso pagar um pouco a mais para “aumentar a conexão” para alguns dias. Mas, mesmo nesses casos em que há valores extras, é comum que o custo compense. Afinal, você vai poder colocar um destino a mais no seu roteiro, sem ter que pagar uma passagem completa.
Como pedir stopover em voos internacionais

Garantindo que a companhia aérea oferece o serviço, você pode ter a extensão da sua parada entre os trechos de ida ou de volta, contanto que haja conexão no itinerário. Mas, com cada empresa, o processo de pedido do stopover pode ser diferente.
Em algumas plataformas, as companhias aéreas disponibilizam na ferramenta de busca a opção “multidestinos”. Nela, você monta seu roteiro de viagem, escolhendo o local e dia da partida, colocando a cidade de conexão como primeiro destino. Depois, coloca o segundo trecho saindo da cidade de conexão para o destino final, indicando as datas em que quer embarcar.
A própria companhia fica responsável por entregar os resultados. Eles podem (ou não) estar dentro da mesma faixa de valores do que se você fizesse a busca em “ida” ou “ida e volta” com conexão feita no mesmo dia.
Exemplos de multidestinos – mais personalizado


Outros exemplos de stopover
Em outras empresas, o buscador possui uma funcionalidade semelhante, mas com o próprio nome “stopover“. Assim, você coloca o lugar de partida e destino final e a própria plataforma diz qual a cidade onde você fará a parada e pede para que você selecione as datas.


Já existem outras empresas que não dão tanta flexibilidade para que o próprio passageiro monte seu itinerário.
Neste último caso, é preciso entrar em contato com a companhia aérea – algumas de forma online outras por central telefônica. Em ambos casos, é preciso indicar os dados de passageiro e da reserva para pedir o stopover.

Essa pode ser também uma alternativa (caso a companhia seja flexível) para quem decida adquirir o stopover depois de já ter comprado as passagens.
Como pedir stopover em voos nacionais
A Latam e a GOL são exemplos de companhias aéreas nacionais que oferecem stopover em algumas das principais cidades do país. Mas, as companhias possuem formas de diferentes de solicitar o serviço.
No caso da Latam, os clientes precisam comprar os voos usando a assistente virtual pelo WhatsApp. A conexão pode ser estentida de 1 a 3 dias em São Paulo, Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba ou Belém se sua reserva for totalmente doméstica. Ou pode solicitar stopover em São Paulo, Fortaleza ou Curitiba se um dos voos da sua reserva for internacional.
Veja mais sobre o stopover da Latam!
Já com a GOL, o próprio cliente se encarrega de colocar na reserva a extensão da conexão em São Paulo ou em Brasília. Na hora de fazer a busca das passagens no site ou app da companhia aérea, use o botão stopover para adicionar na pesquisa o lugar de parada e se você quer permanecer por 1 ou 2 dias nele.

Confira mais detalhes sobre o stopover com a GOL!
Regras gerais do stopover
Assim como nas formas de reservar, as regras e condições também são particulares de cada companhia aérea. Por isso, reforçamos a importância de pesquisar qual a companhia aérea que você quer voar e se há possibilidade de stopover com ela.
Confira algumas coisas para ficar atento:
Nem todas as empresas oferecem o serviço de stopover
Mesmo tendo uma ou mais cidades com bases operacionais no país sede, não são todas as empresas que ofertam essa possibilidade.
Datas da viagem e tempo de parada
Também não são todas as datas de viagens que vão manter as tarifas por multidestinos no mesmo valor das tarifas com conexão no mesmo dia.
Além disso, algumas companhias costumam definir um número limite de dias para o stopover, seja sem custo ou mediante as taxas mínimas.
Seja flexível ao escolher as datas de realização da viagem e o tempo de parada que pretende fazer na localidade.
Conexão longa como requisito do stopover
O tempo de conexão pode ser um requisito para autorizar o stopover. Normalmente, esperas de poucas horas não dão direito a essa vantagem. As empresas costumam delimitar que a partir de um determinado tempo de espera pelo segundo voo você pode ampliar a estadia na localidade.
Consulte se há diárias de hotel ou oferta de passeios
Mais do que permitir que você fique alguns dias em mais uma cidade sem grandes custos, existem companhias que fazem questão que você aproveite a extensão da conexão. Além do stopover, algumas ofertam descontos ou cortesias para sua estadia na localidade.
Podem estar inclusos nessas oportunidades os pacotes de stopover, com diárias de hotéis, restaurantes e programações – às vezes até de graça.
Formas de pagamento das passagens
Se a companhia oferece stopover, é certo que você pode pagar as passagens em dinheiro e vai ter direito a esta vantagem. Mas algumas empresas não permitem stopover em passagens reservadas com milhas.
Então, fique atento sobre as condições de pagamento que dão direto ao benefício.
Atenção para as regras de entrada em cada destino
Fique atento sobre a necessidade de visto para a cidade de conexão. Além dos documentos para o destino final, lembre-se que você irá desembarcar na localidade intermediária. Mesmo que seja apenas para dormir uma noite, você precisa seguir os protocolos como qualquer outro visitante.
Quais companhias aéreas oferecem essa opção

Muitas companhias podem oferecer essa possibilidade. Por isso, listamos apenas algumas das principais usadas pelos brasileiros para viajar que contam com o serviço.
No Brasil
- Latam – oferece o serviço de stopover de 1 a 3 dias em Brasília, Fortaleza, Recife, Manaus, Curitiba, Belém ou São Paulo (para quem faz conexão em Guarulhos, Congonhas ou Viracopos).
- Azul – oferece o serviço com até 2 dias em São Paulo para passageiros com conexão em Guarulhos, Congonhas ou Viracopos.
- GOL – oferece o serviço por 1 ou 2 dias (com 1 pernoite) em Brasília ou São Paulo (para quem faz conexão em Guarulhos, Congonhas ou Viracopos).
Na América
- Avianca – oferece o serviço em Bogotá.
- Aerolíneas Argentinas – oferece o serviço em Buenos Aires.
- Latam – oferece o serviço em Santiago (Chile), Lima (Peru), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai).
- Copa Airlines – oferece o serviço na Cidade do Panamá por até 7 dias.
- Air Canada – oferece o serviço em Toronto e costuma ofertar oportunidades para Montreal e Vancouver.
- American Airlines – oferece o serviço em Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles.
- United Airlines – oferece o serviço em Nova York, Washington, Chicago e Houston.
- Delta – oferece o serviço em Detroit, Atlanta e Nova York.
Na Europa
- TAP Air Portugal – oferece stopover em Lisboa ou Porto por até 10 dias.
- Air France – oferece o serviço em Paris.
- SWISS – oferece o serviço em Zurique de 2 a 5 dias.
- Lufthansa – oferece o serviço em Frankfurt ou Munique.
- KLM – oferece o serviço em Amsterdã.
- British Airways – oferece o serviço em Londres.
- AirEuropa – oferece o serviço em Madri.
- Iberia – oferece o serviço em Madrid de 1 a 7 noites.
Na Ásia
- Turkish Airlines – oferece o serviço em Istambul.
- Qatar Airways – oferece o serviço em Doha de até quatro dias.
- Emirates – oferece o serviço em Dubai.
Na África
- Ethiopian – oferece o serviço em Addis Ababa.
Considerações
E você? Já usou o stopover alguma vez? Comente aqui e compartilhe sua experiência com outros viajantes. E se for testar essa possibilidade em sua próxima viagem, conta para a gente também!
Para mais dicas de viagens, clique aqui e veja mais posts da nossa equipe!



Olá! Me chamo Edmilson e tenho 2 dúvidas: 1- É possível fazer stopover na volta do destino final ou apenas na ida? 2- É possível passar 30 dias no destino intermediário e 30 dias no destino final?
Olá, Edmilson! Tudo bem? Se a companhia aérea da direito a stopover, você pode fazer o pedido ou para o trecho de ida ou de volta, isso fica sob seu critério a depender do roteiro que deseja fazer.
Cada companhia define as suas próprias regras sobre o tempo de permanência no destino intermediário, mas normalmente a quantidade de dias é limitada e inferior a 30. O seu tempo de permanência no destino final não influencia no stopover, a definição de dias é apenas do trecho onde você irá estender sua conexão.
A companhia aerea te informa quais as cidades e quantos dias de stop over são permitidos. TAP permite ate 10 dias em Porto ou Lisboa. Para o passageiro escolher a cidade e o numero de dias, é preciso comprar passagem multidestinos.
Olá!
Se eu fizer um stopover em Doha com a Qatar, qual cortesia ela oferece?
Olá, Mariel! Tudo bem? Os benefícios e condições do stopover em Doha com a Qatar podem ser consultados no site da companhia aérea: https://www.qatarairways.com/pt-br/offers/qatar-stopover.html
Olá, fiz a emissão com milhas de passagens pra Miami saindo de Guarulhos com a Avianca. O vôo terá uma conexão de 20 horas em Bogotá e minhas dúvidas são as seguintes: Vou poder retirar as malas despachadas durante a conexão?
É necessário fazer algum cadastro ou solicitação pra sair do aeroporto, dormir num hotel e pegar o vôo no outro dia?
Muito obrigado pela atenção, sigo você Estevam!!!
Olá, Sergio! Tudo bem? Vamos lá! Se você pretende fazer um stopover em Bogotá, a Avianca precisa estar sabendo disso para que suas malas sejam colocadas na esteira de desembarque nesta parada. Se a companhia não estiver ciente de que você vai sair do aeroporto, possivelmente você só pegara suas malas no destino final.
Como você já fez as reservas das passagens, será preciso entrar em contato com a Avianca para pedir o stopover (se for do seu interesse retirar as malas). Se você optar por sair do aeroporto com sua mala de mão e ficar apenas algumas horas na cidade, pode fazer isso sem solicitações (não seria considerado stopover).
Queria fazer um stopover em Lima em uma viagem da seguinte forma: Brasília/Cusco/Lima (stopover)/Brasília. Qual a empresa área que consigo?
Olá, bom dia! Tudo bem? Infelizmente, não conheço companhias aéreas que façam stopover em Lima.
A LATAM M FAZ ESSE STOPOVER N?
A Latam só oferece stopover dentro do Brasil. Mesmo tendo base em outros países da América do Sul, a companhia não oferece essa vantagem para viagens internacionais.
Verifique o site da Avianca.
Vocês sabem se a Swiss oferece alguma cortesia a quem faz stopover em Zurique? E como acessar isso? Não encontrei nada no site deles, apesar de ter lido posts em blogs dizendo que é possível.
Olá, Denise! Tudo bem? Pelo que pesquisei, o link do programa Stopover Switzerland (que oferecia benefícios durante a parada) está indisponível. Mas a SWISS ainda oferece (além do stopover em Zurique) espécies de pacotes com a reserva do voo e deslocamentos extras com outros transportes. https://www.swiss.com/br/pt/offers
Obrigada!