Como montar um orçamento de viagem

Existem viajantes que gostam montar suas viagens pessoalmente e fazer tudo por conta própria. Já outros preferem a facilidade de delegar a organização e programação e já receber tudo pronto antes de embarcar. Mesmo para quem opta pela independência de criar seus planos, para alguns destinos e objetivos, é interessante ter suporte. Por isso, nesse post, vamos te orientar sobre escolher melhores pacotes e passeios para suas viagens.

As dicas abaixo listam o que levar em conta e como avaliar se vale a pena fazer contratações para as experiências em cada ocasião. Ainda vamos te mostrar como encontrar indicações de empresas, agências, guias e receptivos usados pelo Estevam.

Confira!

O que você deve levar em conta antes de decidir comprar um pacote

Como escolher melhores pacotes e passeios por conta própria

Custo-benefício da comodidade

Uma das coisas que primeiro deve ser levada em conta é o custo-benefício do serviço de ter as reservas feitas por uma empresa. Afinal, mais do investir nas passagens, a hospedagem e até outras necessidades para a viagem, você também irá pagar pelo trabalho das pessoas que vão organizar tudo.

Apesar dessas empresas, muitas vezes, conseguirem boas ofertas e valores com redes de hotéis e companhias aéreas, nem sempre significa que você vai pagar o mais barato em uma viagem por pacote. Ou ainda que pague um valor baixo, é preciso avaliar a qualidade e comprometimento sobre o que está sendo ofertado.

Por isso, avalie com calma, considere o que esta incluso ou não, as facilidades que eles podem promover, compare valores e só então, defina se o custo vale a pena sobre as facilidades.

Às vezes, o esforço de organizar a viagem por conta própria pode ajudar a economizar mais, se isso for uma prioridade para você, ou te dar mais segurança sobre as reservas.

Pouca experiência em viagens

Existem dois casos em que os pacotes de viagens são mais recomendados. O primeiro deles é para pessoas que não possuem experiência fazendo reservas ou se sentem inseguras em tomar as decisões sobre companhias aéreas, rotas, onde fazer conexão, que tipo de hotel reservar, onde ficar hospedado, entre outros.

Nesses casos, para que você não fique apreensivo sobre as escolhas ou não tenha dificuldades no processo, é mais interessante ter ajuda e garantir um pacote que já te entrega todos os detalhes.

Mas, se você quiser ir ganhando confiança, pode conferir esses conteúdos que já publicamos:

Complexidade para chegar ao destino

A segunda situação em que é recomendado optar por um pacote de viagem é quando o destino não é de fácil acesso ou tem poucas disponibilidades para voos e bons hotéis.

Assim, deixar os planos nas mãos de quem já conhece as opções e faz reservas para esta localidade com frequência para outros viajantes, é mais seguro do que se arriscar por contra própria e investir num itinerário ou acomodação que não seja uma opção confortável ou cômoda.

O que você deve levar em conta antes de adquirir passeios

melhores pacotes e passeios de viagens

Otimização do roteiro

Uma das melhores formas de otimizar o roteiro e economizar tanto no planejamento quanto na execução, é reservando passeios com agências, guias ou receptivos.

Essas empresas terão uma ordem de visitações de acordo com o que é mais interessante, costumam disponibilizar equipe para os roteiros, e, a depender do tipo de programação, ainda inclui transporte, alimentação, equipamentos para atividades específicas e muito mais.

Em determinadas situações, montar seu roteiro por conta própria ou ter que conseguir tudo que é necessário para o passeio sozinho pode ser cansativo, trabalhoso e fazer com que você perca tempo.

Em outras ocasiões, nem mesmo será possível fazer as coisas totalmente sozinho, pois alguns destinos só permitem visitações mediante acompanhamento credenciado. Por isso a importância de pesquisar previamente sobre cada destino e detalhes do que fazer neles.

Leve em conta também que, ao pensar em reservar um passeio, é comum que as empresas ofereçam opções privativas e em grupo. Em um, você terá maior flexibilidade sobre roteiro e tempo de permanência em cada lugar. Já no outro, por estar em grupo, tudo será cronometrado, com paradas já pré-estabelecidas. É preciso avaliar o que é mais interessante para você

Curiosidade em saber detalhes

Para quem quer mais do que apenas visitar e tirar fotos, como também tem interesse em conhecer os atrativos em detalhes, sabendo mais sobre sua história, cultura e curiosidades, os passeios com guias tornam a viagem ainda mais especial e marcante.

Por isso, essa é uma opção vantajosa de fazer contratações para o roteiro. É importante que você busque por agências ou guias que falem um idioma que você tenha bom entendimento, no caso de viagens internacionais. Assim, você consegue aproveitar melhor tudo que será apresentado e explicado.

Como escolher os melhores pacotes e passeios por conta própria

Avaliações e recomendações

Uma das melhores formas de encontrar bons pacotes e passeios é com recomendações. Com elas, você tem parâmetros sobre a experiências de outras pessoas e, assim, se sente mais confiante em fechar negócio, pois já tem algumas noções de como é o trabalho oferecido e as expetativas sobre o que irá receber.

Se você não conhecer pessoalmente alguém que já foi a um determinado destino para te indicar precisamente alguma opção, lembre-se que é possível encontrar diversas plataformas de avaliações na internet, além das próprias redes sociais da prestadora do serviço, onde você encontra avaliações de clientes e pode tirar dúvidas.

Uma dica importante é que o Estevam sempre comenta sobre bons receptivos, passeios e guias em suas viagens. Todas as vezes que você conferir algum vídeo de destino no YouTube do Estevam Pelo Mundo, fique atento às indicações dele e informações adicionais colocadas na descrição.

Você vai encontra links e contatos para os serviços já experimentados pelo Estevam (às vezes até com desconto para quem se apresentar como seguidor).

Clique aqui para ir direto ao canal e pesquise pelos destinos que você tem interesse!

Leia condições e compare com concorrentes

Não é por oferecer o mesmo objetivo ou atrativo que os passeios oferecidos por guias e agências são exatamente iguais. Podem haver diferenças e elas estão exatamente nos detalhes do que esta incluso, nas comodidades oferecidas e no cuidado e atenção oferecidos aos clientes.

Antes de fazer qualquer contratação, leia com atenção as condições, flexibilizações, horários, roteiro, disponibilidade da equipe em tirar suas dúvidas e não deixe de comparar com alguns concorrentes para ter certeza de que está escolhendo uma boa opção.

Pesquise valores no Brasil e no destino

A antecipação na reserva de serviços pode ter um preço. A depender do destino e do roteiro, contratar o passeio antes da viagem pode ser um pouco mais caro, mas garantir que você já vai embarcar com tudo pronto.

É comum que, ainda que a agência brasileira não preste o serviço, ela tenha parceria para alocar você no passeio prestado por uma agência no destino.

No entanto, existe a possibilidade de você encontrar maior diversidade de prestadores do mesmo serviço já no destino e poder encontrar valores mais acessíveis na moeda local, ou até pechinchar para fechar negócio.

Se for um atrativo concorrido, se você quiser fechar um pacote exclusivamente com uma empresa recomendada ou com guia em português, vale a pena investir antes e já viajar tranquilo.

Mas se você vai ter uma longa estadia e prefere pesquisar no local para tentar economizar, também pode compensar.

Considerações

Se quiser conferir mais detalhes sobre as vantagens e desvantagens de contratar pacotes, você pode ver esse post!

E para mais conteúdos que te ajudarão a planejar sua viagem, clique aqui!