TAP MIles&GO

O governo português está avaliando a possível privatização da TAP e algumas empresas aéreas já manifestaram interesse na compra. Saiba neste post como anda a discussão da privatização e quem está de olho na cia portuguesa!

A privatização

A privatização da TAP será objeto de um decreto-lei que está em discussão pelas autoridades portuguesas. A previsão é que o modelo da operação será definido até o final deste mês.

É possível que haja uma privatização total, mas gradual, de forma que, de início, o governo português venda de 60 a 70% da cia e depois rume aos 100%.

As interessadas na compra

Mesmo com a indefinição de como se dará privatização, já tem gente de olho na TAP.

Durante a apresentação dos resultados 2022 da Lufthansa, a cia aérea manifestou seu interesse em adquirir a concorrente portuguesa, interesse já exteriorizado em outra oportunidade, em 2019, que só não foi concluído por causa do advento da pandemia da covid-19.

Cabe ressaltar que a Lufthansa está com muito apetite para crescer e não mira somente a TAP, como a ITA, também.

A Lufthansa não está sozinha nessa corrida pela compra da TAP, o grupo Air France/KLM também se posicionou como possível comprador da TAP, visando o mercado brasileiro.

Tal posicionamento se deu numa coletiva de imprensa de resultados financeiros pelo CEO da Air France/KLM, Benjamim Smith, que declarou “Achamos a rede no Brasil extremamente poderosa para nós”.

Também não é a primeira vez que o grupo manifesta interesse pela TAP. Durante a apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2022, o CEO do grupo já havia demonstrado interesse.

Mas o elenco de interessados não acaba aí, o International Airlines Group (IAG), dono da British Airways e Iberia, também está na disputa.

A condição financeira da IAG parece ser melhor do que a de suas concorrentes e isso pode ser um diferencial decisivo na definição de quem vai levar a TAP.

Considerações

A TAP conta com relevante presença no mercado brasileiro e tem um dos programas de fidelidade mais queridos pelos brasileiros, o TAP Miles&Go.

O futuro da TAP pode ter impactos neutros, positivos ou até mesmo negativos para os viajantes brasileiros, em especial com a eventual saída da TAP da Star Alliance, alteração da precificação dos resgates do Programa TAP Miles&Go ou até mesmo na condição de transferência da Livelo para a TAP (alterando para 2X1 ou até mesmo deixando de existir essa possibilidade de transferência).

Mas não vamos sofrer por antecipação. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos que serão compartilhadas com vocês aqui no EPM em primeira mão!

Não deixe de compartilhar sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Quer mais notícias, acesse AQUI!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)