Como usar o Google Flights para otimizar viagens

A viagem perfeita vai muito além do que você planeja para ela. Saber como está cada localidade, em cada período do ano, faz toda a diferença para garantir que você vai aproveitar os atrativos e o destino de forma ideal. Muita gente pode se interessar em viajar em baixa temporada para conseguir algumas vantagens, mas é preciso avaliar alguns detalhes para saber se realmente compensa.

Neste post, trouxemos três dos principais aspectos que você deve pesquisar e avaliar antes de definir o período da sua viagem. Assim, você não fica na mão e nem deixa de aproveitar a experiência como merece.

Confira abaixo!

Qual a diferença de viajar na alta temporada ou na baixa temporada?

Viagem em baixa temporada: cuidados para valer a pena

Se você ainda não sabe o que diferencia as temporadas de viagem, vamos te explicar os dois cenários e seus aspectos positivos e negativos.

A alta temporada é o momento que os destinos estão no auge da recepção de visitantes. Em grande parte dos lugares do Brasil e do mundo, a alta temporada acontece simultaneamente ao período de férias e recessos, em que as pessoas costumam receber folgas nos trabalhos e estudos e, assim, podem fazer deslocamentos maiores.

Em vários casos, isso também pode coincidir com os melhores momentos para aproveitar os atrativos das localidades, a exemplo dos meses de verão e inverno, quando há dois extremos: lugares de muito sol, calor e praias em um hemisfério e lugares com bastante neve e frio em outro.

Com isso, destinos que têm grande influência destas estações para seus principais atrativos acabam ficando lotadas de visitantes. Por causa disso, a concorrência para se hospedar, comer e se divertir aumenta, assim como os preços.

a baixa temporada são os períodos de menor procura e menor movimentação de turistas. Isso pode acontecer simultaneamente aos períodos em que as pessoas costumam estar em suas obrigações rotineiras e sem tempo para longas viagens, fazendo com que o fluxo de visitantes caia.

O que também pode influenciar na baixa temporada é que os meses podem não ser os melhores para curtir os atrativos do destino. Em alguns lugares eles nem sequer podem ficar disponíveis.

Há quem goste de apostar em viagens da baixa temporada pois os preços costumam baixar enquanto não há grande movimento de turistas.

Além disso, levando em conta que as estações de alta temporada normalmente abrangem o verão e/ou o inverno, o restante do ano acaba tendo temperaturas amenas em muitos destinos, o que pode ser cômodo a depender do que se pretender ver o e fazer nos lugares.

O que levar em conta em viagens de baixa temporada

Disponibilidade de voos

As rotas de companhias aéreas nem sempre possuem frequências fixas durante todo o ano. Muitas empresas costumam incluir viagens ou aumentar o número de operações durante os períodos de alta temporada, mas retiram as ligações ou diminuem a quantidade de voos entre os destinos durante a baixa temporada.

Por isso, ao planejar viajar nos meses de pouco fluxo, é importante que você pesquise sobre a disponibilidade e valores. Apesar de ser um momento em que os investimentos da viagem, em geral, costumam estar mais baixos, lembre que preços de passagens aéreas variam sobre muitos fatores.

Podem ter casos que, devido a pouca demanda e a menor concorrência de empresas operando, os preços se elevem para compensar a realização da operação para a companhia aérea.

Veja aqui o que influencia no preço das passagens!

Condições de clima

Viagem em baixa temporada: cuidados para valer a pena

Principalmente para destinos que as condições climáticas são essenciais para os atrativos, é preciso avaliar com cuidado se compensa visitar o lugar em um período do ano fora da alta temporada.

Afinal, pode não ser interessante tentar a sorte de um destino de praia em meses que há maior tendência de chuvas. Ou viajar a um lugar em que os atrativos dependem predominantemente de neve durante um período que não há frio e gelo.

Liste seus interesses específicos e consulte sempre a melhor estação para a viagem, junto com detalhes sobre o clima, tendo atenção a temperatura e precipitações, para garantir que seus objetivos poderão ser alcançados durante a viagem.

Disponibilidade de passeios e funcionamento de estabelecimentos

As condições do ambiente não são as únicas que podem atrapalhar os planos de quem viaja na baixa temporada.

Em determinados lugares, a pouca visitação não compensa que certos roteiros sejam realizados e que estabelecimentos fiquem abertos esperando por pouquíssimos clientes.

Nesses casos, possivelmente não há vantagens em visitar o lugar, pois você não conseguirá fazer praticamente nada.

Aqui no portal, já demos o exemplo das ilhas gregas, que durante o inverno (baixa temporada) ficam praticamente fechadas devido aos fortes ventos e baixas temperaturas, que não permitem aos turistas passear e aproveitar as localidades. Assim, é preciso viajar nos meses certos para encontrar tudo aberto, funcionando e conseguir conhecer os destinos de forma ideal.

Considerações

Quando falamos que fazer pesquisas prévias é o ponto de partida para definir o destino e o período da viagem, é justamente para que você não deixe de aproveitar uma localidade por ter escolhido um mês ruim para visitá-lo.

É preciso colocar na balança se os investimentos de viajar em uma temporada ou outra valem a pena.

Se for o caso de que a alta temporada é, realmente, o momento perfeito para a viagem, indicamos que você veja esse post que vai te dar algumas dicas para você evitar problemas mesmo quando um destino estiver repleto de turistas.

E se tiver dúvidas sobre a melhor época para viajar a determinados destinos, você pode buscar aqui alguns posts que já fizemos sobre lugares do Brasil e do mundo detalhando os meses ideais para conhecê-los.