
O Governo Argentino implantou novas regras que tornam muito vantajoso o uso de cartões de crédito para pagamentos de compras no país. Saiba tudo neste post!
O câmbio na Argentina
A Argentina tem dois câmbios, o oficial e o paralelo, chamado “blue”, que paga pela moeda estrangeira (no nosso caso, por nossos reais) o dobro do oficial.
Até pouco tempo atrás, por tal razão, era aconselhável evitar o pagamento em moeda oficial com cartão de crédito, débito ou pré-pago. Mas parece que o jogo virou.
A novidade
Já está valendo para os cartões de crédito Visa e Mastercard o chamado dólar MEP, conhecido como “dólar tarjeta”, um câmbio similar ao paralelo na conversão de compras e despesas com esses cartões no território argentino.
Com essa mudança, o Governo Argentino busca incentivar o uso do câmbio oficial e tenta sufocar o mercado do câmbio paralelo.
Outras vantagens
Há outros incentivos para pagar com cartão de crédito, independentemente da sua bandeira:
- Prazo para pagamento da despesa, considerando que somente será paga com o vencimento da fatura;
- Na Argentina (assim como no Chile), ao efetuar o pagamento do hotel com um cartão estrangeiro há isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que costuma pesar no preço final da hospedagem; e
- Acúmulo de pontos, se o cartão possuir um Programa de Pontos.
Mas lembre-se: ao usar seu cartão de crédito no exterior, há cobrança de IOF, conforme compartilhamos aqui neste POST e o Emissor também cobra o spread, acréscimo ao câmbio oficial (exceto o Cartão Itaú Pão de Açúcar)!
Argentina oferece ótima relação custo X benefício
A moeda argentina desvalorizada e os preços mais baixos, quando comparados ao Brasil, somado aos atrativos da Terra dos Los Hermanos é a receita perfeita para uma viagem com qualidade e economia, tanto que a revista inglesa Time Out elegeu Buenos Aires, dentre 75 destinos, como o que oferece a melhor relação custo X benefício.
Tal condição é ainda mais favorável para nós brasileiros ao considerarmos que, segundo a Consultoria Austin Rating, o real foi uma das moedas que mais valorizaram em 2022.
Sabia dessa novidade? Conhecia todas essas vantagens?
Conta pra gente como conseguiu! Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Para mais dicas, clique AQUI!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)



Bom dia como faço para der um cartão desse para viagens internacionais
Olá, Edmeire! Sugiro que consulte o site do seu Banco ou procure seu gerente para solicitar um cartão de crédito internacional de acordo com o seu perfil. Lembrando que a solicitação está sujeita à análise de crédito, tá?
A Argentina fica ainda mais barata para os q conhecem algum residente e não pretendem comer sempre em restaurantes. O país dos descontos. São tantos que dá para economizar um total de 40% na alimentação e até mesmo contas de consumo. Para os que não conhecem residentes, só fixar atento pois os descontos também são oferecidos de acordo com a bandeira do cartão.
Olá, Hellen! A Argentina realmente é um destino muito interessante não só sob o aspecto gastronômico, cultural e natural, como também financeiro!
Os cartões na Argentina são lidos pelo chip ou pela tarja magnética? Vou viajar para lá e tenho um cartão que o chip está funcionando mas a tarja não lê mais. Será que consigo usar lá?
Olá André, boa tarde.
Nas últimas experiências recentes do pessoal EPM, o uso do chip fui super aceito em todos os estabelecimentos na Argentina. Mas vale a atenção nas regras de bandeira e emissor do seu cartão.