Neste post, te convidamos a embarcar na review do voo operado pela Air France entre Paris e Fortaleza, na Classe Executiva do Boeing 787-900.

EMISSÃO

A emissão da passagem desse voo foi feita pela Smiles, com milhas mais dinheiro, na modalidade chamada “Smiles & Money”.

O custo final foi cerca de 1/3 do valor da tarifa pagante. Poderia ter sido muito mais barato se eu tivesse gerado todas as milhas necessárias a um custo baixo ou até mesmo zero, mas ainda assim valeu muito à pena.

Atenção: a compra das milhas faltantes foi uma opção descartada porque naquela oportunidade o preço das milhas para compra não estava vantajoso.

Dessa forma, a dica é: não tenha preconceitos quando estiver pesquisando passagens! Busque todas as opções possíveis de aquisição e as compare para identificar a melhor alternativa.

Check-in

Em razão de estar voando na Classe Executiva, esperava por um check-in diferenciado. No entanto, o processo se deu por meio de um totem, como todos os demais passageiros.

Sala Vip

Por se tratar de um voo na Execuryca da Air France, tive acesso, gratuitamente, a Sala VIP da Companhia no Aeroporto Charles de Gaulle.

Uma palavra resume a minha experiência na Sala Vip da Air France: decepção.

Previamente à minha viagem à Europa (na qual, realizei todos os voos internos com a AF, conforme compartilhei neste POST), entrei em contato com a central de atendimento da Air France para obter informações de como deveria proceder para usar o Espaço Clarins na Sala Vip da cia no Aeroporto CDG, tendo em vista que esse acesso era concedido para aqueles que como eu estivessem voando na classe executiva da Air France.

Em resposta, fui informada que não era necessário fazer um pré-agendamento, bastando chegar no local e realizar o procedimento desejado no Espaço Clarins. Reiterei para que o atendente confirmasse se realmente não era o caso de fazer um pré-agendamento, considerando que outros passageiros, simultaneamente, poderiam desejar fazer procedimentos e questionei como seria possível atender a todos, sendo que não queria perder a oportunidade de usufruir do serviço do SPA. A informação de que bastava chegar no local e solicitar o procedimento foi ratificada.

No dia voo, compareci no aeroporto com três horas de antecedência, fizemos o check-in, despachamos as malas, passamos pela área de segurança e nos direcionamos à Sala Vip Air France, localizada no Terminal 2E. Lembrando que essa não é a única Sala Vip da Air France no Aeroporto CDG.

Chegando lá, a primeira coisa que fiz foi ir até o Espaço Clarins. Não havia nenhum funcionário no local, mas estava passando uma funcionária a qual chamei para me ajudar e a ela perguntei como deveria proceder para realizar um procedimento no SPA. Ela me mostrou uma lista e disse que eu deveria colocar meu nome nela. Contudo, percebi que havia horários definidos para atendimento e o próximo disponível era às 11h:30min, após o meu voo (que era às 10h:30min) e comentei o fato com a funcionária que, balançando os ombros e fazendo cara de “fazer o quê”, em desfeita, respondeu que eu estava atrasada, que tinha chegado tarde. Indignada, esclareci a ela que essa não era a forma de responder a um cliente.

Um passageiro que estava próximo, gentilmente, tentando ajudar e adotando a postura que deveria ter sido da funcionária, sugeriu que eu tentasse falar com a atendente do SPA para explicar a minha situação e buscar antecipar meu atendimento. A funcionária informou que não podia fazer nada e eu reiterei que existem formas e formas de responder a um cliente e a resposta dela não tinha sido adequada, em especial pela cara de desprezo que ela adotou ao responder. Nesse momento, a funcionária enlouqueceu e começou a bater no seu próprio rosto e sair andando e gritando que o problema, então, era o rosto dela e finalizou declarando, de forma irônica, que o meu rosto era lindo e entrou na área de staff da Sala.

Obtive a informação na Sala de que essa funcionária era uma supervisora da Sala Vip, o que me causou mais espanto. Como uma gestora de um espaço dedicado a clientes trata da forma relatada um cliente? Mesmo que fosse uma cia low cost, tal tratamento nunca seria admissível!

Acreditando que essa não era a experiência que a Air France deseja propiciar a seus clientes e que anseia por conservá-los, por serem o seu maior patrimônio, registrei uma reclamação pelo seu SAC, que redirecionou ao site da cia, solicitando uma solução com a adoção das medidas cabíveis (sugerindo, inclusive, a obtenção das imagens das câmeras onde o relatado ocorreu).

Contudo, em resposta, a Air France se limitou a lamentar o ocorrido e disponibilizar para mim e para meu marido um voucher de 35 euros, uma retratação um tanto quanto desproporcional à frustação e constrangimento sofridos por mim.

Essa Sala Vip é enorme e conta com vários ambientes, além do SPA Clarins: chuveiros, espaço kids, mini suítes com espreguiçadeiras para descanso, dentre outros.

Quanto à alimentação e bebidas, esperava uma oferta no nível da gastronomia francesa, mas as opções eram bem limitadas.

Voo

AF0416

Data: 01 de dezembro de 2022

Horário: 10h:30min

Cabine e assento

A disposição dos assentos nessa Executiva é 1-2-1, o que assegura que todos tenham acesso ao corredor.


Os assentos são fully flat, o que significa que são transformados em verdadeiras camas, havendo amplo espaço entre a poltrona e a tela.

Ponto negativo: a parte para colocar os pés é afunilada, o que dificulta um pouco encontrar uma posição confortável para dormir.

O assento tem vários detalhes que tornam a experiência de voo diferenciada, como a tela que pode ser melhor posicionada pelo passageiro, um porta-trecos com espelho para alegria dos vaidosos, luz lateral para leitura, controle remoto, apoio de braço na lateral do corredor que pode ser rebaixado, além dos comandos para a poltrona.


Atendimento da tripulação

Rápido e eficiente, mas que não gerou uma sensação de acolhimento.  Sabe aquele atendimento que deixa a gente com brilho nos olhos? Senti falta disso nesse voo.

Gastronomia

Aqui a Air France arrebentou. A impressão era de que eu estava num restaurante com estrelas Michelin e não é à toa, afinal o cardápio é assinado por Michel Roth, Chef do Restaurante estrelado “Le Bayview”, no Hotel Président Wilson.

Tudo começou pela recepção dos passageiros com uma taça de um verdadeiro champagne, perfeito para relaxar um pouco após o estresse da Sala Vip.

Após isso, foram disponibilizadas toalhinhas úmidas aquecidas para a higienização das mãos, o menu e a carta de vinhos. Em seguida, foi servido um purê de salsão com avelã e crumble de nozes com biscoitos típicos da França.

Como entrada do almoço, foi servido um delicioso salmão defumado com molho de frutas cítricas e legumes cozidos, saladinha, além de pão acompanhado de manteiga. Seguindo a linha da entrada, a minha escolha para o prato principal foi uma brandade de bacalhau e salmão com alho poró.

Pensa que acabou? Não! Ainda foram servidas uma seleção de queijos e uma seleção de sobremesas, turbinada com sorvete.

É muita comida, e comida saborosa!  

Já próximo de chegar em Fortaleza, foi servido um lanche: suco de frutas, café/chá/chocolate, brioche folhado com ovo cozido, maionese, salsão e picles de cebola, tartare de morango e lascas de chocolate branco e Madeleine.

Além disso tudo, na galley, durante todo o voo, ficavam à disposição dos passageiros bebidas e alimentos variados.

Definitivamente, o ponto alto desse voo foi a gastronomia.

Banheiro

Espaço dentro do padrão, limpo e com produtos Clarins para uso pelos passageiros.

Entretenimento

As opções de filmes eram variadas. Tela em bom tamanho e resolução. Wi-Fi disponível para mensagens.

Amenities kit (Nécessaire)

Esse item também agradou muito, uma nécessaire elegante, num tamanho ideal e disponível em duas cores: azul e cinza. Dentro encontramos tapa-olho, caneta, pasta e escova de dentes, meias, protetor auricular e produtos Clarins.

Além da nécessaire, também foi disponibilizado um kit sanitário com álcool em gel e máscara.

Avaliação

  • Check-in – Nota 6
  • Sala Vip – Nota 0 (só não é negativa porque o espaço é amplo e muito bem montado)
  • Cabine e Assento – Nota 9
  • Atendimento da tripulação – Nota 7
  • Gastronomia – Nota 10
  • Banheiro – Nota 8
  • Entretenimento – Nota 9
  • Amenities Kit – Nota 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essas notas demonstram que a experiência na Executiva do 787-900 da Air France foi diferenciada (com exceção ao lamentável episódio na Sala Vip), tendo como destaque a gastronomia. Uma ótima relação custo-benefício ao pensarmos que voei de Executiva pagando um pouco mais que o preço de Econômica!

Vale destacar que essa avaliação é estritamente minha, não reflete a opinião do Estevam pelo Mundo e pode diferir do que outros passageiros pensam sobre a experiência de voar nessa cabine.

Quer mais reviews, é só clicar acessar AQUI!


E você, já teve a chance de voar na Executiva desse avião, nessa rota? Como foi a sua experiência? Conta pra gente aqui na caixinha de comentários!
Gostou da review? Acompanhe aqui pelo Blog EPM outras avaliações como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!

Juliana Molinari