Olá, viajante! No meu último post mostrei o que fazer em Chiang Mai e Chiang Rai. Agora vou mostrar como é a tribo Karen, conhecida pelas suas mulheres de pescoço alongados.

Por ali estão diversas tribos que expõem sua cultura e seus costumes. Para entrar na vila é preciso pagar R$ 75 (500 BAHT). Como fiz este passeio com o pessoal da @experienciatailandia, já tenho tudo incluso, com transporte desde o hotel, guia tailandês falando português e a entrada no local.

No local só vivem as mulheres, já que os homens estão trabalhando nas cidades. Elas vivem da venda de seus produtos artesanais.

Muitas dessas mulheres vieram de Mianmar expulsas da guerra, no final do século passado, e se instalaram ao norte da Tailândia. Hoje, existem três tribos das mulheres Karen. E este lugar onde estou foi feito justamente para que as pessoas pudessem visitar e conhecer um pouco delas. É uma vila feita para o turismo.  

Muita gente vai dizer que isso é exploração, mas eu preciso discordar porque se não fosse pelo turismo, essas mulheres não teriam renda para comer e sobreviver. Vale ressaltar que ela não têm apoio nenhum do governo da Tailândia.

As mulheres girafas, como são conhecidas as mulheres de pescoço alongados, usam um pedaço de metal no entorno do pescoço desde muito pequenas. Conforme elas vão crescendo, o metal vai sendo enrolado e esticando o pescoço.

Na verdade, nosso guia disse que não é o pescoço que cresce e sim os ombros que ficam mais baixos. E por que elas usam esses anéis no pescoço? A versão mais conhecida é pela beleza.

Mas outras pessoas dizem que o uso é para que elas pudessem se proteger de ataques de tigres na floresta, já que os anéis são envoltos no pescoço, pulsos e pernas, pontos vitais. Não sei se esta teoria é válida, mas é o que contam.

Uma das mulheres com que conversamos disse 25 é o número máximo de voltas possíveis entorno do pescoço. Ela disse que não é confortável, mas que elas se acostumam. Fiquei impressionado com o quanto peso esse metal que elas usam. Ah, esta é uma tradição exclusivamente feminina.

Considerações

Fiquei muito impressionado com tudo que eu vi por aqui. Essas mulheres são muito batalhadoras e tentam a todo custo manter suas tradições. Uma dica para quando vier à tribo, não esqueça de vir com um guia para te ajudar com a tradução. Lembre-se que seguidores aqui têm tratamento VIP com o pessoal da @experienciatailandia.

Outra dica importante, se você vier conhecer essa tribo, se interesse pela sua história, converse com elas, compre os produtos delas e não barganhe, aqui não é lugar para isso. Pense que você está ajudando essa tradição belíssima continuar viva.