Enquanto no ano de 2022 vimos um grande aumento dos preços das passagens aéreas, em 2023 os valores podem cair um pouco e facilitar a vida de muita gente com planos de viajar.
Nesta semana, Tarcísio de Freitas, governador do estado de São Paulo, assinou um decreto que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em cima do combustível de aeronaves. O querosene de aviação, que estava com um ICMS de 13,3%, ficará com a taxa de 12% da alíquota até 2024.
Antes da pandemia da Covid-19, o ICMS sobre o QVA era de 25%. Mas, como o setor foi um dos que mais sofreu impactos na realização das atividades, o percentual foi reduzido a 12%, subiu em 2021 e agora foi renovado à menor taxa até dezembro do próximo ano.
Com a diminuição do imposto, as passagens aéreas devem ter seus preços reduzidos, uma vez que os investimentos em combustível são um dos mais caros para as companhias aéreas. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), 60% do investimento que realiza uma operação está relacionado apenas ao querosene, que além dos impostos, também sofre com o valor e variações do Dólar americano.
Veja aqui aspectos que influenciam nos preços das passagens aéreas!
Novos voos partindo de São Paulo
Mas não é só a redução do ICMS que ajudará os valores das passagens. Para equilibrar o mercado, a malha aérea a partir de São Paulo também será expandida. Junto com o anúncio da redução do ICMS, a Abear e suas associadas também divulgaram que mais 150 novos voos passarão a ser realizados semanalmente.
Com uma maior quantidade de viagens e maior movimentação na aviação comercial, a diminuição dos custos de passagens pode ser um reflexo.
“Vamos fazer todo esforço para somar, com o setor de aviação e turismo, para que a gente tenha cada vez mais movimentos, cada vez mais oferta de assentos. E no final das contas, esse aumento de oferta de assentos, além de contribuir para a conectividade, é o que vai produzir redução de tarifa. É aquilo que o consumidor vai perceber na ponta”, reforçou o governador do estado.
Confira notícia completa aqui!
Considerações
Ansioso para começar a identificar a redução nos preços das passagens? Vai aproveitar para planejar mais viagens este ano?
Aqui no site vamos te manter atualizados com novidades e notícias para você ficar por dentro de tudo. E, você também pode montar seus roteiros e organizar suas experiências com nossos posts de dicas e sugestões de destinos!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!