
Olá, viajante! Depois de explorar a capital do Panamá, agora é a vez de conhecer San Blas, o caribe panamenho e um dos lugares com o mar mais azul do Caribe.
Para este passeio, precisei acordar às 5h da manhã e atravessar até o outro lado do país para ir até San Blas. O percurso pouco mais de 3h de carro e apesar da distância não ser grande, o caminho é muito sinuoso, que faz com que o tempo de viagem seja maior.
Depois do percurso de carro, é preciso completar o trajeto até a ilha de barco. Mais 30 minutos de viagem até o paraíso. A chegada é na Ilha Aroma e eu confesso que nunca tinha visto um mar de águas tão azuis.
Agora eu entendo por que as pessoas falam que apesar do perrengue para chegar até San Blas, vale muito a pena. Fiquei impressionado!
Para você entender um pouco mais deste paraíso, vale ressaltar que San Blas é formada por 365 ilhas e ilhotas e fica dentro da comarca de Kuna Yala – ou seja, apesar de fazer parte do Panamá, eles são independentes.
Para a visitação nas ilhas, é preciso pagar uma taxa. As ilhas de San Blas são bem pequenas e você consegue em poucos passos ver onde começam e terminam. Na Ilha Aroma, por exemplo, há um quiosque que vende bebidas e petiscos, além de outros espaços com artesanatos etc.
A segunda ilha que visitamos foi Perro Grande. Esta ilha é bem conhecida e os turistas costumam passar o dia. Outra ilha lindíssima. O legal dessas ilhotas é que parece mesmo que estamos isolados no meio do paraíso.
Nesta ilha é possível se hospedar, mas eu confesso que não é o tipo de coisa que me agrada hoje em dia. Explico por quê: não existem hotéis ou pousadas.
O que existem são algumas cabanas de palha com camas dentro e banheiros e duchas compartilhados. Nada de conforto nem nada. Acho que é mais para quem curte uma aventura, estar próximo da natureza e esquecer de tudo.
Como eu disse, são 365 ilhas com pouca infraestrutura. Algumas delas são praticamente desertas. Por isso, o mais comum é só passar o dia e depois voltar para a Cidade do Panamá.












Meu passeio foi feito com o pessoal da @guiapanama. No pacote estava incluso o transporte de carro e de barco, almoço e a visita em duas ilhas, além do guia que te acompanha durante todo o dia. O custo não é barato, é de cerca de US$ 200 por pessoa (preço de 2022). Este passeio foi compartilhado, mas você pode fazer um privativo.
Não esquece que seguidor do Estevito tem desconto para contratar um passeio com a equipe da @guiapanama.
Viajante, este foi meu último vídeo no Panamá. A viagem já acabou e eu só posso dizer que amei os dias que passei no país. Se você perdeu algum dos vídeos do Panamá, clica aqui e confira todos eles!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!