
Ter status nos programas de fidelidade de companhias aéreas é a oportunidade de garantir diversas vantagens como viajante, como já mostramos aqui. Mas afinal, como fazer para alcançar essas categorias e receber o maior número de benefícios na hora de viajar?
Neste post, vamos te mostrar quais as principais formas de alcançar esses status e você poderá avaliar qual opção é a mais vantajosa para você de acordo com seus hábitos e interesses.
O que são os status nos programas de fidelidade?
Os status nos programas de fidelidade são como níveis do seu comprometimento como cliente da empresa. Quanto mais “fiel” você for à companhia aérea associada e aos serviços dela, maior é a categoria que você faz parte e, consequentemente, mais benefícios você ganha.
Cada empresa determina quantos status vai ofertar e quais as condições para conquistá-los e mantê-los. Por isso, é preciso avaliar quais programas de fidelidade serão mais vantajosos para que você comece a investir e conquistar as suas primeiras categorias.
Em geral, existem algumas opções comuns para que as pessoas possam alcançar essas fidelidades. Confira abaixo!
Com trechos de viagens

Cada programa de fidelidade costuma determinar uma quantidade de trechos mínima que você precisa realizar em um prazo limite de tempo (normalmente de um ano) para alcançar um status.
Assim, atingindo a meta de viagens, você ganha a recompensa de cliente fiel alcançando uma categoria. Para quem faz muitos deslocamentos, essa é uma opção relativamente fácil para chegar aos status. Basta tentar concentrar o máximo de trajetos possíveis com a companhia aérea associada ao programa de fidelidade.
Mas fique atento sobre as rotas que a empresa considera como “trechos qualificáveis” (aqueles que ela reconhece como contabilizáveis para a meta).
Com milhas qualificáveis
Milhas sempre costumam ser a “moeda” de recompensa por você usar os serviços de um programa de fidelidade. No entanto, algumas alternativas de acúmulo se configuram não só como milhas de resgate, mas também como milhas qualificáveis. Como o próprio nome diz, elas servem para qualificar o cliente dentro das categorias de benefícios.
Já citamos acima que cada empresa determina suas próprias regras para dar os status aos viajantes. No caso das milhas qualificáveis essa variação de condições também existe. Às vezes, para conseguir atingir a meta desses pontos específicos, o programa exige a compra de passagens ou aquisição de serviços com a própria companhia aérea; realização de viagens com a mesma; utilização de cartões co-branded; entre outras opções.
Essa pode ser uma opção prática ou não para conseguir as categorias de fidelidade. Tudo depende do programa e de suas condições. Para cada viajante, as alternativas de chegar à quantia mínima de milhas qualificáveis e conquistar uma categoria podem valer a pena ou não.
Com clubes de assinatura
Os clubes de assinatura de pontos e milhas podem ser uma opção vantajosa para conseguir status. Além de alcançar algumas categorias automaticamente, o cliente ainda costuma receber outros benefícios por contratar um dos planos, além do próprio serviço de acúmulos mensais para resgatar viagens.
Normalmente, quanto melhor o clube contratado, melhor a categoria ofertada. Apesar de ter que investir em um pacote anual ou em uma mensalidade, essa opção possivelmente valerá o custo, principalmente se você for usufruir das vantagens em todas as suas experiências de viagem.
Com “match” de outros programas

A partir do momento que você alcança um status em um programa de fidelidade, você pode tentar usá-lo para ganhar compatibilidade em com outros. O status match é justamente uma proposta de equivalência para reconhecer você como cliente fiel de um novo programa a partir de uma categoria que você já possui com uma “concorrente”.
Para não se renderem totalmente ao status match, alguns programas de fidelidade elaboram espécies de desafios para você ganhar equivalência de categoria e se tornar um cliente fiel deles. São os status challenge, onde além de apresentar a sua categoria em outro programa (o “match”), você precisa também completar algumas etapas em um determinado período de tempo, como voar algumas vezes com a companhia aérea associada ou juntar milhas qualificáveis, para ganhar o status equivalente no programa.
Essa é uma forma prática de ampliar suas vantagens e ser um membro elite de outras companhias aéreas, ganhando ainda mais benefícios para suas viagens.
Saiba mais sobre status match nesse post!
Considerações
E você, já tem sua estratégia para alcançar status nos programas de fidelidade das companhias aéreas? Comente aqui!
Se quiser ajuda para ficar sabendo de boas oportunidades para fazer assinaturas de clubes, para realizar status match ou para conseguir passagens a ótimos custos de resgate, faça parte dos nossos grupos de alertas, comunidades exclusivas do Estevam Pelo Mundo no Telegram que te atualiza diariamente sobre as novidades envolvendo milhas, pontos e benefícios de viagem.
E se tiver dúvidas sobre os programas de fidelidade e quiser saber mais sobre eles, temos diversos conteúdos aqui no site que detalham alguns dos principais, como Smiles, Latam Pass, Azul Fidelidade, AAdvantage, Iberia Plus e outros. Assim, você pode conhecê-los melhor antes de decidir por onde você quer começar a conquistar seus benefícios de viagens. Clique aqui para ver mais posts sobre o assunto!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!