
Carga de passaportes com visto americano é roubada e pode prejudicar alguns sonhos de viagem. Saiba neste post o que aconteceu e como proceder!
O roubo
Alguns solicitantes de visto americano que estavam no aguardo da devolutiva do seu passaporte por parte da Embaixada Americana receberam o seguinte comunicado:

Há relatos que o ato criminoso tenha ocorrido no estado do Rio de Janeiro e, restando confirmada essa informação, os afetados seriam os que realizaram o processo de obtenção ou renovação de visto no referido estado.
O que fazer
Em caso de recebimento do comunicado acima, siga as instruções nele constantes:
- Emita um novo passaporte; e
- Entregue-o com o recibo de pagamento da taxa de reemissão em qualquer Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), sem necessidade de agendamento.
Ainda de acordo com o comunicado, o custo para emissão do novo passaporte será reembolsado pela Embaixada mediante a comprovação do pagamento da taxa.
Mas atenção: não consta previsão de reembolso de qualquer outro custo relacionado ao processo de reemissão e entrega do novo passaporte no CASV, como por exemplo, deslocamento (em especial para quem reside longe de algum CASV). Nesse caso, sugerimos entrar em contato com o Consulado para tentar uma solução amigável e, em caso de insucesso, buscar o auxílio de um advogado.
Suspensão da confecção de passaportes
Conforme compartilhamos AQUI, para complicar ainda mais a situação dos que foram afetados com o relatado roubo, a emissão de passaportes pela Polícia Federal segue suspensa:

Se sua viagem está próxima e não se enquadra nas situações que permitem a emissão emergencial de passaporte, sugerimos que consulte um advogado a fim de verificar as eventuais medidas que podem ser adotadas.
Dificuldade no agendamento do visto
Os Consulados Americanos estão sobrecarregados de solicitações de visto, o que resulta em filas de espera para a visita ao CASV e posterior entrevista que superam a um ano.
Ou seja, provavelmente as pessoas afetadas por esse roubo já passaram pela longa espera de conseguir um agendamento e realizá-lo e, agora, são surpreendidas com essa ocorrência com relação à qual não tem qualquer ingerência.
Contudo, com relação ao agendamento do visto, AQUI compartilhamos dicas de como otimizar esse processo. Caso ainda esteja na fase de espera da visita ao CASV ou Consulado, não deixe de aproveitar as estratégias que contamos naquele post.
Alerta
Essa situação reforça a orientação padrão para quem pretende viajar a um país que exige visto prévio de brasileiros: não compre sua viagem antes de ter o seu visto em mãos. Somente concretize a aquisição de sua viagem estando na posse de todos os documentos exigidos para a entrada no país.
Conhece alguém que foi afetado com essa ocorrência?
Conta pra gente aqui sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!
Até o próximo post!
Juliana Molinari (@quevoceviaje)



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!