
Se você tem planos de conhecer as famosas paisagens de casinhas brancas da Grécia, prepare ao menos alguns dias para o seu roteiro em Santorini, pois essa ilha reserva muito mais. Nesse post, vamos te mostrar o que você pode incluir na sua programação em um dos destinos mais populares deste país.
Apesar da fama dos vilarejos brancos, das igrejas ortodoxas com domos azuis e do mar como pano de fundo das vistas, Santorini reserva praias, sítios arqueológicos, ótima culinária e diversos outros atrativos que vamos citar abaixo.
Confira aqui o guia para sua primeira viagem à Grécia!
O que fazer em cada vila de Santorini
Thira

Capital da ilha de Santorini, Thira (ou Fira) é onde você encontra maior variedade de estabelecimentos e alguns dos principais cartões postais da localidade, como a Igreja Agios Theodoros, com a característica cúpula azul e três sinos com a caldeira ao fundo.
Em Thira, você pode não só caminhar entre as ruas estreitas cheias de lojinhas e apreciar a vista para o mar em meio às famosas construções, como também deve aproveitar para:
- Visitar o Museu Arqueológico de Thira;
- Descer até o Antigo Porto de Santorini (podendo usar o teleférico para isso);
- Visitar a Catedral Metropolitana Ortodoxa;
- Apreciar, por dentro e por fora, a igreja de Saint Stylianos;
- Se estiver disposto a uma boa caminhada, siga até a vila de Imerovigli, ao lado de Fira, para ver o pôr do sol.
Oia

Esta é uma das vilas mais famosas e possivelmente a que vem à cabeça de muita gente quando falamos em Santorini. É em Oia (ou Ia) que está a maior concentração de casas brancas das icônicas fotos da ilha, além de ser o principal ponto para assistir o espetáculo do pôr do sol – considerado um dos mais bonitos do mundo.
Além de muitas lojinhas, hotéis e restaurantes, em Oia você também pode:
- Visitar as ruínas do Castelo de Oia;
- Descer a até a Baía de Ammoudi para aproveitar os estabelecimentos com mesas na beira da água;
- Ver de perto alguns dos famosos moinhos de vento que fazem parte dos cartões postais das ilhas gregas;
- Tirar a famosa foto nas escadarias com os domos azuis das igrejas ao fundo.
Kamari e Perissa

Um roteiro em Santorini sempre inclui o lado da caldeira (onde está Thira e Oia), mas é imprescindível que você conheça também o outro lado da ilha, litoral das praias negras – conhecidas pela areia e pedrinhas pretas de origem vulcânica. Kamari é uma das principais vilas com grande diversidade de barracas para curtir os dias de sol e tomar um banho no Mar Egeu.
Outro lugar que possui o mesmo estilo de Kamari e fica no mesmo litoral da ilha é a vila de Perissa. Nela, além dos restaurantes e bares com sombreiros e espreguiçadeiras, você encontra alguns beach clubs que ficam abertos durante o verão.
Akrotiri

Para quem gosta de história e de curiosidades sobre os antigos gregos, não pode perder a oportunidade de visitar Akrotiri, localizada na península sul de Santorini. Nela está um sítio arqueológico da Idade do Bronze que só foi descoberto em escavações durante a década de 60. O lugar preserva a antiga cidade de Akrotiti, que foi soterrada pelo vulcão Thera cerca de 2.000 a.C. No espaço, ainda é possível ver as ruínas de antigas casas, ruas, praças, além de objetos da época, como vasos de cerâmica.
Passeios de barco

Além de visitar os vilarejos espalhados pela ilha de Santorini, você ainda pode conhecer este destino de outro ponto de vista fazendo passeios de barco pela caldeira. Com esses transportes, você também pode ir até o Parque Vulcânico Nea Kameni e conhecer a ilha de Thirasia.
Outra indicação, que é mais segura ser feita de barco, é chegar até Red Beach, a famosa praia de falésias vermelhas perto de Akrotiri. Como Santorini sofre com tremores e ventos fortes, os paredões naturais desta praia não são seguros para que as pessoas acessem a pé. Por isso, o indicado é chegar até a área para banho com ajuda de barcos.
Como se locomover em um roteiro em Santorini
Basicamente, existem duas alternativas para você transitar entre as vilas de Santorini: alugando um veículo ou utilizando os ônibus locais.
O transporte público integra o aeroporto a Thira e, da capital, é possível chegar até outras regiões da ilha. Apesar das passagens de ônibus serem baratas e ajudarem a economizar, é preciso levar em conta que na alta temporada o transporte público não dá conta da movimentação e os turistas costumam reclamar da disputa para conseguir espaço nos veículos.
Mesmo em meses em que a ilha não está cheia de visitantes, considere que estes transportes possuem horário para passar em cada ponto de parada e não integram os vilarejos menores entre si sem passar por Thira (o que torna os deslocamentos longos).
A recomendação de melhor custo-benefício é alugar um veículo. Muitos turistas gostam de optar por motos ou quadriciclos para fazer os deslocamentos, mas o trânsito em Santorini pode ser complicado e, para chegar em determinadas vilas, pode haver muito vento e estradas perigosas. Por isso, esses transportes não são tão seguros. Carros alugados acabam sendo a opção mais vantajosa e com melhores benefícios. Assim, você se locomove com segurança, flexibilidade e pode explorar a ilha de forma mais prática.
Você pode reservar antecipadamente o seu carro em Santorini clicando aqui!
Considerações
Aqui no site, você ainda encontra outras dicas e recomendações de roteiros, hospedagens e muito mais sobre Santorini conferindo como é visitar a Grécia em um cruzeiro ou lendo sobre as experiências do Estevam em uma de suas viagens à ilha.
E que tal ver outras dicas de o que fazer em outros destinos famoso desse país, como Atenas e Mykonos? Veja aqui!
Se quiser ajuda para garantir suas passagens para a Grécia, aproveite para falar com a equipe da Polaris Viagens, uma agência online parceira do Estevam Pelo Mundo, que vai te encontrar as melhores tarifas para suas viagens internacionais!
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no canal do Youtube e no Instagram do Estevam para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!