O site de viagens TripAdvisor selecionou os 25 melhores museus do mundo no prêmio Travelers’ Choice Museums 2014. Entre os melhores do mundo, estão dois brasileiros: Inhotim, em Brumadinho (MG), e o Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE) – sendo que este ficou duas posições à frente do Museu do Louvre, em Paris.
O Instituto Ricardo Brennand foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano que dá nome ao lugar. Trata-se de um complexo situado em meio à natureza, cercado de árvores por todos os lados, que conta com três prédios principais.
A arquitetura remete à era medieval, com utilização de correntes, pontes, altares e brasões. O museu é arte por dentro e por fora, composto por peças que vão desde o período da Idade Média até o século XX, provenientes dos mais diversos continentes.
O acervo de armas é um dos maiores do mundo e as peças são classificadas em segmentos. Lá, podem ser encontrados punhais, canivetes, facas, espadas, estiletes, além de armas de caça, guerra, proteção pessoal e exibição. Há também armaduras completas, inclusive para animais.
O museu conta ainda com peças de arte decorativa, como candelabros, castiçais, jarros, vitrais, cerâmicas, instrumentos musicais, além de uma coleção de mobiliário e tapeçarias. O núcleo de artes visuais comporta esculturas, pinturas, desenhos e gravuras provenientes dos mais diversos lugares.
Uma das coleções que mais chama a atenção é a de documentação histórica relacionada à ocupação holandesa no nordeste do Brasil e, dentro dela, a obra de Frans Post – holandês que chegou ao Brasil com o objetivo de retratar em seus desenhos aspectos brasileiros. Este acervo conta ainda com uma biblioteca sobre a história do Brasil holandês, com livros, panfletos, periódicos, fotografias, entre outros.
arquitetura
arte
estevam pelo mundo
Instituto Ricardo Brennand
melhores museus do mundo
Recife










Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!