pontos Esfera para Smiles

Nos últimos dias, temos visto inúmeras promoções da Smiles facilitando o acúmulo de pontos, mas os possíveis efeitos negativos dessas facilidades não podem ser ignorados. Entenda melhor a situação neste post!

O pano de fundo

Em primeiro lugar, vale entender o cenário em que essas promoções têm ocorrido.

Em 15 de Setembro de 2022, conforme anúncio da cia aérea Gol, a empresa finalizou acordos com a Controladoria Geral da União e com o “Department of Justice” (o “DOJ”) e o “U.S. Securities and Exchange Commission” (o “SEC”), estes dois últimos órgãos americanos, referente a investigações de pagamentos de aproximadamente US$ 3.8 milhões realizados por meio da Gol em 2012 e 2013 para pessoas politicamente expostas, incluindo oficiais do governo brasileiro.

Em virtude desses acordos, a Gol se comprometeu a pagar 41,5 milhões de dólares em multas para o encerramento das investigações, com o pagamento de 12,6 milhões de dólares ainda no corrente mês, o que significa necessidade de caixa da cia aérea para fazer frente a esse compromisso.

Considerando que a Gol é a proprietária da Smiles, esse cenário financeiro da cia aérea insinua relação com as recentes promoções de acúmulo de pontos realizadas pela Smiles.

Nem tudo são flores

É inegável que transferências de pontos com 100% de bônus são uma ótima oportunidade de acúmulo, em especial em tempos como os de hoje em que as bonificações não têm sido generosas, raramente chegando no patamar de 80%.

Da mesma forma, poder comprar o milheiro Smiles com 80% de desconto (ao custo de R$14,00) não é de se jogar fora.

Contudo, os efeitos dessa enxurrada de milhas no mercado não tendem a ser tão bons.

O mundo das milhas não passa ileso à lei da oferta e da procura. Se a oferta é grande, o preço diminui.

Ou seja, é esperado que a cotação do milheiro Smiles caia, o que impactará negativamente, em especial, quem adota a prática de venda de milhas, pois com o preço mais baixo a lucratividade da operação deve acompanhar a redução do preço.

Para o resgate de passagens, o risco de encarecimento existe, com destaque para o médio e longo prazo. Ainda existem ótimas oportunidades de resgate, mas como a Smiles não adota uma tabela fixa, é impossível saber até quando essa alegria vai durar.

Por fim, não podemos esquecer que a Smiles já sinalizou um aumento dos custos para viajar na recente majoração dos preços das taxas de cancelamento dos bilhetes.

Considerações

O cenário acende um sinal amarelo para o Programa Smiles, o que não significa um impedimento de aproveitar as oportunidades de acúmulo que estão aparecendo, mas representa uma exigência de maior cuidado e planejamento.

Como já orientamos aqui algumas vezes, milha boa é milha acumulada e utilizada. O mercado de milhas aéreas é muito volátil e não é aconselhável guardar milhas como se fosse uma poupança.

Por isso, se você já tem uma viagem em vista e precisa de pontos para ter o saldo necessário para o imediato resgate das passagens, essas recentes promoções podem ser uma ótima oportunidade para você tirar a sua viagem do papel.

Mas, se você não tem um objetivo já definido para as milhas que pretende acumular, é preciso estar consciente do risco: o que hoje é barato pode ser caro amanhã.

Qual é a sua avaliação sobre a situação? Aproveitou alguma promoção? Quais são seus planos para os pontos acumulados?

Quer saber mais sobre Milhas e Pontos? É só clicar AQUI!

Não deixe de compartilhar sua dúvida ou opinião na caixinha de comentários! Fique ligado aqui no Blog EPM e não perca outras notícias como essa e aproveite para seguir o meu perfil no Instagram @quevoceviaje, onde compartilho experiências, roteiros e dicas para que você viaje!

Até o próximo post!

Juliana Molinari (@quevoceviaje)