Neste post abordo um review de uma pousada que fiquei hospedado quando peguei carona, em Alagoas, no Projeto Brasil 60 do Estevam: trata-se da Wassu, no badalado balneário de São Miguel dos Milagres. Ou simplesmente Milagres 😉
Bem, a minha função aqui no EPM é de editor-chefe do portal, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, milhas, pontos, cartões de crédito, reviews de voo e etc. Entretanto, vez por outra, gosto de trazer alguma coisa diferente, quando julgar que seja algo que tenha potencial de agregar conhecimento e informação relevante para nossos leitores.
A WASSU
A Wassu é aquela típica pousada de charme. A qualificaria facilmente como cinco estrelas. É gerida diretamente pelos próprios proprietários, sempre presentes e atentos a tudo que se passa na pousada. Não obstante, oferece também uma ótima variedade gastronômica no seu restaurante. E este é um dos pontos mais altos da Wassu.
SUA PROPOSTA
A proposta da Wassu é proporcionar aos seus hóspedes uma estadia com conforto, aconchego e, sobretudo, tranquilidade. Tudo isso pé na areia. É um local de descanso, com o intuito de fazer o hóspede se sentir em casa ao mesmo tempo em que recarrega as energias.
PÚBLICO ALVO
A priori, o público alvo é divido entre casais e famílias. Há bastante sentido nisso, visto que trata-se de uma pousada bastante intimista e acolhedora, bem como nível de conforto esperado de uma pousada de charme. Igualmente, encontra-se numa localização privilegiada na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres.
LOCALIZAÇÃO
Conforme dito acima, a Wassu fica localizada aos pés da Praia do Toque, distante não mais que cinco quilômetros da sede do município de São Miguel dos Milagres. Saindo da rodovia AL-101, toma-se uma estradinha de terra e depois de aproximadamente 500 metros vira-se a esquerda. 300 metros mais chega-se na pousada. Não há risco de se perder. Há sinalizações.
MARCAÇÃO DE ESTADIA
A melhor maneira de marcação é através do site da própria pousada. Ou então através do e-mail reservas@wassu.com.br ou do telefone (e WhatsApp) +55 82 98103 – 1001. Caso você opte por e-mail ou telefone, pode ficar tranquilo que eles são rápidos nas respostas.
Fiz uma simulação para quatro noites diretamente no site. Confiram:
Notem que há diárias a partir de R$1.000. Ao meu ver um valor justo pela infraestrutura que a pousada oferece, bem como pelo fator exclusividade. São propositalmente poucos quartos. Assim, preserva-se a intimidade e o atendimento personalizado.
CHEGADA E CHECK-IN
O processo foi super rápido. Em poucos segundos já estávamos com as chaves dos nossos quartos em mãos. Por alguns minutos ficamos na recepção em um agradável bate-papo com um dos casais sócios da Wassu.
Devido à pandemia do novo coronavírus, há tapetes sanitizantes na entrada do hall. Igualmente, há dispenseres de álcool em gel para higienização das mãos, visando assim a segurança sanitária dos hóspedes e dos funcionários que ali trabalham.
Em seguida, fomos apresentados a nossas acomodações. Todo o processo de maneira muito cordial e amigável. Eu fiquei hospedado em um quarto categoria Confort Vista Jardim.
Chaves em mãos, hora de desbravar o apartamento.
O APARTAMENTO
Conforme disse acima, fiquei hospedado em um apartamento categoria Confort Vista Jardim. Espaçoso, o apartamento deve ter pouco mais de 40 metros quadrados.
AS BOAS-VINDAS
Tão logo cheguei no quarto havia um mimo de boas vindas. Confira abaixo:
Havia uma cartinha desejando boa estadia, junto com alguns doces regionais. Naquele instante senti que a dieta pelos próximos dias iria para o espaço… Havia também um boné da Wassu, que aparecerá numa foto mais abaixo. Aliás, o boné é bastante útil para caminhadas na areia da praia 😉
O APARTAMENTO PROPRIAMENTE EM SI
O quarto é bastante grande e atende tranquilamente as necessidades do viajante que se hospeda da Wassu para descanso. Tem decoração rústica e simples. Confira abaixo algumas fotos:
Nesta categoria de quarto, há uma varanda ao ar livre.
Reparem que há uma cama de casal e uma de solteiro. Esta disposição é bom para um casal que viaja com uma criança.
O armário é no estilo sem portas. Há quem goste e há quem desgoste. Pra mim é indiferente. Entretanto, vejo uma vantagem: a possibilidade do hóspede esquecer algo, neste formato, é significativamente menor.
Junto ao armário há um cofre, bem como um frigobar. Por conta da pandemia da Covid-19 o frigobar estava desabastecido. Entretanto, todos os dias funcionários nos entregavam garrafinhas de água mineral.
BANHEIRO
Assim como o quarto, o banheiro também é amplo. E com um ponto positivo: há duas pias. Parece algo irrisório, mas para casais faz uma diferença e tanto. Para mim, que estava só, de fato não alterou muita coisa. Confira abaixo:
O toalete e a ducha ficam separados. Vejam:
Um adendo: conheço Milagres e não é de hoje… A água da região costuma ser salobra. Na pousada, não sei através de que mecanismo (se é que há algum mecanismo) a água é de boa qualidade.
TV E INTERNET
A televisão tem os principais canais nacionais, bem como alguns internacionais de filme e etc. Como não assisto muita TV, liguei apenas para saber o que tinha.
Quanto ao quesito internet, pra mim, particularmente, muito mais importante que televisão, o serviço não deixou absolutamente nada a desejar. Ao contrário. Wi-Fi tem acesso prático e velocidade de conexão rápida. Outro ponto super positivo. Em tempo: a região costuma ter problemas de internet com alguma frequência. Portanto, se sua internet cair, não culpe a pousada: é um mal da região norte de Alagoas. Palavra de quem conhece bem – e há anos – a Rota Ecológica dos Milagres.
GASTRONOMIA
Ponto altíssimo da pousada. Gastronomia de mão cheia é um dos pontos fortes da Wassu. Até hoje salivo só em pensar nos crostines de lagosta ou na salada crepese que comi por lá. Os ingredientes vêm de fora e são escolhidos a dedo pelo chefe, junto com os proprietários.
Várias pessoas saem de suas pousadas para almoçar ou jantar lá. Conheço gente inclusive que se desloca de Maceió até Milagres somente para almoçar na Wassu. E apesar do trajeto de uma hora e meia, posso afirmar que vale a pena fazer esta aventura.
CAFÉ DA MANHÃ
Bem, embora não seja dos maiores fãs de café da manhã não posso deixar de reconhecer que o desjejum da Wassu é digno de rei. Há diversas opções de sucos, pães, omeletes, tapiocas, geleias, bebidas e mais outras tantas coisas. Há muito tempo não via um café da manhã tão completo. Confira abaixo algumas fotos que fizemos do café da manhã da pousada:
ALMOÇO E JANTAR
Confira abaixo algumas fotos do restaurante da Wassu, bem como de alguns pratos de almoço e jantar. São de salivar. Podem acreditar.
Esta salada crepese na taça é de comer rezando. Dica dos nossos amigos Gerald e Thaisa do @soumaisalagoasof.
Confiram agora fotos do restaurante. Clean, despojado e elegante ao mesmo tempo. Vejam:
AS DEMAIS ÁREAS COMUNS
Não há tantas áreas comuns na pousada. Creio que seja proposital, uma vez que são poucos quartos e não se trata de um resort. Por outro lado, a Wassu é cercada de áreas verdes, bem como pelo belo mar de São Miguel dos Milagres.
PISCINA
A piscina de borda infinita, embora não seja muito grande, é um convite para um banho refrescante de água doce. Há um deck junto a ela, bem como algumas espreguiçadeiras. O bar fica logo atrás. Confira algumas fotos logo abaixo:
BAR DA PISCINA
Fica junto ao deck e tem uma gama bastante variada de drinks. Destaque para a simpatia dos atendentes que estão sempre por lá. Infelizmente deste espaço esqueci de tirar foto. Falha minha…
De todo modo, vale a foto da água mineral – na sombra – para hidratação por conta do sol de Milagres:
Sentar na sombra (prefiro a sombra ao sol, não vou mentir…) e ver o tempo passar: para mim não tem preço.
ÁREAS AO AR LIVRE
Áreas ao ar livre na pousada não faltam. E como já disse, cercado de muito verde. Confira algumas fotos das áreas externas da Wassu logo abaixo:
De frente para o mar, os donos da Wassu tiveram a ideia de criar uma espécie de mirante. Há uma sala embaixo, e subindo as escadarias uma espécie de lounge. O local é convidativo para ver o pôr do sol, bem como para apreciar uma noite de lua cheia ou até mesmo para um simples bate-papo.
Confiram abaixo algumas fotos:
Além do restaurante principal, há um segundo espaço que atende os não hóspedes (ao menos em tempos normais fora da pandemia, creio eu). Junto, há uma sala de jantar climatizada, com duas adegas, onde jantamos na última noite. Local ideal para um jantar entre amigos, casais ou famílias.
Confiram abaixo:
VISTAS AÉREAS
Veja agora algumas vistas aéreas da Wassu:
ATIVIDADES
A pousada oferece algumas atividades para os hóspedes. São disponibilizadas bikes, stand up paddles, caiaques inclusive, se não me engano também.
Há uma tenda ao ar livre para massagens. Basta marcar sua hora na recepção.
Confiram a foto:
O Estevam ganhou uma massagem e até onde sei, adorou.
Enquanto ele relaxava eu resolvi me aventurar fazendo alguns digamos, rallys, pelas estradinhas de barro da região. A cor do carro fala por si:
CONSIDERAÇÕES
Bem, após esta estadia de 3 noites na Wassu posso aqui fazer algumas observações e considerações acerca da pousada: trata-se de fato de uma autêntica pousada de charme e faz jus ao nome que tem. Entrega o que promete. E muito bem entregue, diga-se de passagem. Ponto.
Considero como uma das melhores pousadas de charme da Rota Ecológica dos Milagres. No quarto, acredito que tenham pecado pela simplicidade. Entretanto, o conforto é absoluto. Acredito que a ideia de criar um ambiente simples e rústico nos quartos faça parte da proposta da Wassu.
Os grande destaque fica pelo atendimento, pela gastronomia e naturalmente, pelo mar.
OBJETIVAMENTE FALANDO
Lembre-se: você paga por aquilo que você recebe. Na Wassu você paga um valor que não é dos mais baratos, mas recebe, de acordo com o que foi dito no começo do post, um serviço bastante individualizado, intimista, exclusivo e, principalmente, rodeado de uma série de confortos e diferenciais. Tudo isso, aos pés de uma das mais belas praias do Brasil.
A amplitude do quarto é um ponto super positivo. O que faz o hospede se sentir em casa. Ao menos foi assim que eu me senti. Entretanto, o excesso de rusticidade talvez poderia ser um pouco mais lapidado. Mas nada que jamais venha a comprometer o conforto do hóspede.
A atenção dos funcionários para com os hóspedes é outro ponto de destaque. São profissionais, porém sem excesso de formalismos. O que, ao meu ver, é ótimo. Junto a isso são mega ágeis e prestativos. Há calor humano. Ponto positivo.
O café da manhã é digno de um rei. Há diversas opções de sucos, pães, omeletes, tapiocas, geleias, bebidas e mais outras tantas coisas. Há muito tempo não via um café da manhã tão completo.
A gastronomia é o verdadeiro estado da arte. Ponto. As fotos e os comentários feitos ao longo do post falam por si. Tudo, e quando falo tudo é tudo mesmo, é delicioso. E olhe que sou bastante exigente com alimentação. A gastronomia da Wassu não deixa a desejar a nenhum dos restaurantes estrelados Brasil e mundo afora. Palavra de viajante frequente.
A cama é pra lá de confortável! Macia, porém sem ser muito mole. Para aqueles, como eu, que gostam de se levar um pouco mais tarde… já viu, né?
Internet Wi-Fi de alta velocidade em uma região precária de infraestrutura. Este ponto considero muito importante. Aliás, eu só não, não é mesmo?
“VEREDITO”
Em síntese: repito o que escrevi acima: a Wassu entrega o que promete. E muito bem entregue, diga-se de passagem. Não obstante, dentro das perspectivas de uma pousada de charme, alcançou minhas expectativas nos mais diversos aspectos. Conforme vocês puderam observar no post.
Me hospedarei de novo? Por um único motivo não… explico: tenho casa em Milagres. Entretanto, não há dúvidas que vou virar habitué do restaurante da pousada. E isto é tão certo quanto dois mais dois são quatro.
Fiquei muito satisfeito com a minha hospedagem na Wassu. E reitero: expectativas alcançadas! A pousada está de parabéns pelo seu produto e serviço.
AGRADECIMENTOS
Aproveito este espaço para agradecer a todos os colaboradores da Wassu pela atenção e cordialidade nos dispensaram. A estadia foi muito agradável. Além disso, vejo como bastante positiva a cordialidade dos seus colaboradores. Muito obrigado!
AVALIAÇÃO
- Check-in: nota 10,0
- Quarto: nota 9,0
- Café da manhã e gastronomia :nota 10,0
- Atendimento: nota 10,0
- Localização: nota 10,0
- Áreas comuns: nota 10,0
- Internet: nota 9,5
- Limpeza: nota 10,0
- Serviço de quarto: nota 10,0
Vale ressaltar que estas avaliações, ao menos as minhas, são feitas de acordo com a categoria do produto que avaliamos.
UMA CURIOSIDADE…
Vocês já repararam que este pessoal do sul não pode ver um coco? 😉
Brincadeira viu, Estevam? Hidrate-se bem com o melhor da água de coco de Alagoas!
FINALIZANDO
Espero que você tenha apreciado este review da Wassu. De verdade. A pousada é pra lá de incrível.
Se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Ademais, vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícia eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.
QUEM SOU EU?
Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM, bem como chefe de edição para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
LUCAS CABRAL
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, aluga um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto aos viajantes.































































Fiquei morrendo de vontade de conhecer esse lugar , em breve irei si Deus quiser.
Com toda a certeza 🙂