Fala viajantes! Foi anunciada há poucos dias a notícia de que Brasil e Egito terão uma ligação aérea comercial direta entre ambos os países. A informação foi dada pelo próprio embaixador do país africano no Brasil, Wael Ahmed Kamal Aboulmagd. O diplomata afirmou que os voos diretos entre Brasil e Egito estão bastante próximos de se concretizarem. De acordo com Wael Ahmed Kamal Aboulmagd, as negociações entre ambos os países já estão bastante avançadas. Igualmente, as tratativas nos estágios finais entre as autoridades aeronáuticas de ambos os países.
Estevam Pelo Mundo - Egito

PALAVRAS DO EMBAIXADOR DO EGITO

Em evento online promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o embaixador egípcio afirmou:
“Sabemos o quão significativo vai ser para o Turismo e para os negócios. Estamos nas conversas finais da negociação para lançar o voo direto entre o Brasil e o Egito. Não estaria exagerando ao dizer que é uma questão de semanas para que o primeiro voo direto saia. Estamos trabalhando nos detalhes finais da negociação e muito em breve devemos anunciar. Vai ser uma mudança significativa em múltiplos níveis. Isso é uma prioridade para ambos os governos e o Brasil está cooperando muito conosco”

O VOO ENTRE BRASIL E EGITO

De acordo com tratativas entre os dois países, a rota deverá, muito provavelmente, vir a ser operada pela flagship egípcia, EgyptAir. A ligação seria entre São Paulo-Guarulhos e o Cairo.

EGYPTAIR

Pois bem, a EgyptAir é, conforme dito acima, a empresa aérea flagship do país africano. É a segunda maior empresa aérea do continente africano (ficando atrás tão somente da Ethiopian). Possui uma frota de 81 aeronaves (incluindo seis 777-300ER). A empresa voa atualmente para 66 destinos na África, Ásia, América do Norte, Europa e Oriente Médio. Seu hub internacional é o Aeroporto Internacional do Cairo. No que tange as rotas domésticas, são operados 13 destinos. Igualmente, e muito importante, a EgyptAir é integrante da Star Alliance.

Estevam Pelo Mundo - Egito
Boeing 777-300ER da EgyptAir

SÃO PAULO – CAIRO

Em se concretizando a rota entre os dois países, o esperado é que as cidades escolhidas sejam, naturalmente, São Paulo e Cairo. O voo cobriria uma distância de 6.344 milhas e teria uma duração média de 12 horas.

Egito
Possível rota entre São Paulo-Guarulhos e o Cairo

Em tempo: em 2015 a EgyptAir manifestou interesse em operar esta rota.

CONSIDERAÇÕES

Pois bem, alguns fatores devem ser levados em conta na viabilização desta rota. Negócios entre os dois países, turismo (igualmente para ambos os países) e, sobretudo, conectividade no hub da EgyptAir, no Cairo.
Vejam, a EgyptAir é integrante da Star Alliance. Isto facilitaria bastante no quesito conectividade para o passageiro em conexão para os diversos destinos do Oriente Médio e Ásia. Este possível voo da EgyptAir entre São Paulo e o Cairo chegaria para concorrer com empresas, muitas delas de peso: Ethiopian, Royal Air Maroc, Emirates e Qatar. Sobretudo as duas últimas. Um desafio e tanto!
Não obstante, ainda no quesito conectividade, a eventual rota traria concorrência no que tange o transporte de carga, muitas vezes pouco lembrado por nós, passageiros…
Igualmente, esta rota viabilizaria mais ainda o turismo e os negócios entre Brasil e Egito. A distância entre os dois países ficaria mais curta, com a operação de um voo regular e direto.

E ENTÃO, É EFETIVAMENTE VIÁVEL UMA LIGAÇÃO AÉREA COMERCIAL DIRETA ENTRE BRASIL E EGITO?

Pois bem, eis a questão… Levando em conta os fatores citados acima, bem como o desenho, por assim dizer, do cenário da aviação civil pós-pandemia acredito que, num primeiro momento, esta rota não é viável. Por outro lado, o jogo vira caso nela haja um forte trabalho de cooperação (e investimento) por parte de ambos os países (sobretudo do Egito). Com incentivos fiscais e etc. (ao menos no principio, até a consolidação da rota), a viabilização se tornaria bem mais fácil.
Igualmente, a EgyptAir, caso venha a operar esta rota, deverá fazê-lo inicialmente com duas ou três operações semanais. Ao menos é o que penso.

FINALIZANDO

Pois bem, e você o que acha desta possível nova rota? Acredita ser viável ou não? Caso se concretize, irá te beneficiar? Ah! já foi ao Egito? 😉
Igualmente, se ficou alguma dúvida joga sua pergunta lá. Teremos o maior prazer em respondê-lo. E nada de acanhamento, hein? Lembrando que seu feedback é sempre muito importante pra nós!
Pois bem, e agora, para não perder o hábito dos posts que expresso minha opinião particular, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista do portal EPM ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas, hotéis e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro.
Vamos deixar também uma outra coisa bem clara: todo e qualquer produto que além da notícias eu revise, seja ele um voo em cabine premium, um programa de fidelidade, um lounge ou um hotel, sigo minha própria independência, bem como as diretrizes de imparcialidade do Estevam Pelo Mundo. Em assim sendo, tenho total liberdade e obrigação para com nossos leitores para pontuar, sob a minha ótica, o que acho. Seja para possíveis pontos positivos ou negativos.

QUEM SOU EU?

Lucas Cabral, editor-chefe aqui do EPM para programas de fidelidade, cartões de crédito, pontos, milhas aéreas e afins. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!

Lucas Cabral

 
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularalugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo  gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!