Você sabia que a gastronomia pode ser um dos principais motivadores para uma pessoa viajar? E que a culinária pode influenciar totalmente a escolha do destino? O turismo gastronômico combina duas paixões: comer e viajar. Afinal, conhecer lugares novos junto com pratos novos é uma ótima combinação, né?

Muita gente viaja e inclui a gastronomia local nos planos como um adicional da programação ou apenas quando já está no destino e decide por uma experiência com pratos locais. Mas, a culinária de um país envolve história, tradições, inovações e características que dão a elas individualidade e identidade.

Por isso, há quem se dedique a viajar com o principal objetivo de imergir na gastronomia do lugar e conhecer todas essas faces.

Nesse post te contamos mais sobre turismo gastronômico!

O que é turismo gastronômico?

O turismo gastronômico oferece ao viajante uma imersão na culinária local do destino, não apenas visitando restaurantes e provando pratos tradicionais, mas também envolvendo a curiosidade de descobrir detalhes sobre produção, fabricação e história.

E para esses aprendizados e descobertas, isso não significa só listar restaurantes, pedir os pratos e comer. O turismo gastronômico envolve atividades como:

  • experiências de degustação com orientações de profissionais;
  • participar de festivais gastronômicos onde você pode ver preparos e conversar com produtores, cozinheiros e chefes;
  • visitar museus e exposições sobre o tema;
  • visitar locais como fazendas e vinícolas para aprender sobre os processos de fabricação;
  • participar de aulas de culinária no destino;
  • entre outros.

Reserve tours, aulas e degustações ao redor do mundo aqui.

Turismo gastronômico - quando o atrativo principal é a comida

Ou seja: não basta só gostar de comer e de visitar lugares típicos da culinária local. O turismo gastronômico envolve o interesse mais aprofundado nos nichos da culinária, para quem quer não só provar, mas também conhecer aquilo que irá comer.

Os turistas gastronômicos vão desde entusiastas, que gostam de cozinha profissional, entendem sobre paladar e se envolvem em experiências que podem ser mais exóticas para um turista tradicional, até quem prefira algo mais cultural e popular, como conhecer a história da culinária e suas origens com pequenos restaurantes locais e que preferem frequentar festivais e viver a comida de rua.

Os principais destinos para turismo gastronômico

Não precisamos ir muito longe para fazer uma deliciosa viagem de turismo gastronômico. O Brasil tem uma riqueza gastronômica tão grande que voce pode ter vários dias de programação em algumas cidades apenas se dedicando a conhecer a culinária local.

Por exemplo: a Bahia é um estado que reúne pratos de influência indígena, europeia, de vários povos africanos e do povo sertanejo. E uma variedade enorme que não é encontrada facilmente em qualquer lugar do mundo, principalmente por reunir ingredientes e preparos que são especialmente dessa localidade.

turismo-gastronômico
Foto: Marcio Filho – MTUR

E se a gente analisar, de norte a sul do nosso país, existem diversos lugares que podem ser excelentes destinos de turismo gastronômico para explorar.

Não é à toa que a culinária do Brasil é famosa no mundo todo e sempre tem um prato ou restaurante listado em rankings globais de gastronomia.

Ao redor do planeta, alguns destinos gastronômicos clássicos e famosos são Tailândia, Índia e Japão, na Ásia; França, Itália e Espanha, na Europa. Argentina, México e o Peru, na América Latina; entre outros.

Ficou interessado no turismo gastronômico? Reunimos abaixo três rankings globais que destacam comidas, destinos e experiências para quem quer dedicar uma viagem à culinária.

Segundo o The World’s 50 Best Restaurants

O The World’s 50 Best Restaurants é uma lista atualizada anualmente com base nas avaliações de mais de 1.000 especialistas culinários. Em 2025, esse ranking destacou os seguintes estabelecimentos:

  1. Maido – em Lima, Peru
  2. Asador Etxebarri – em Atxondo, Espanha
  3. Quintonil – na Cidade do México, México
  4. Diverxo – em Madri, Espanha
  5. Alchemist – em Copenhagen, Dinamarca

Veja lista completa aqui.

Segundo o Taste Atlas

Em 2025, o Taste Atlas é uma enciclopédia colaborativa de sabores do mundo com mais de 10.000 alimentos e bebidas catalogados, classificados e avaliados com a ajuda de usuários e especialistas culinários.

Anualmente, eles listam os melhores pratos do mundo e, em 2025, esses foram os principais:

  1. Lechona, Colômbia
  2. Pizza Napolitana, Itália
  3. Picanha, Brasil
  4. Rechta, Argélia
  5. Curry Phanaeng, Tailândia

Veja a lista dos 100 pratos selecionados em 2025 aqui.

Segundo o Traveller’s Choice

Aulas de culinária e tours de degustação são destaque na categoria “Melhores Coisas para Fazer” em relação a “Comidas e Bebidas” no Travelers’ Choice, uma premiação global do Trip Advisor que reúne os lugares mais bem avaliados pelos visitantes. Quando se trata de gastronomia, esses foram os atrativos que se destacaram:

  1. Aula de culinária em Hanói, Vietnã
  2. Aula de massa em Navona, Itália
  3. Aula de culinária em Cusco, Peru
  4. Aula de culinária em Chiang Mai, Tailândia
  5. Tour gastronômico em Sevilha, Espanha

Veja outros destaques do Travelers’ Choice aqui.

Considerações

Já conhecia detalhes do turismo gastronômico? Tem vontade de fazer uma viagem dedicando o seu tempo, principalmente, para explorar a culinária local? Comente abaixo!