Málaga é a famosa cidade de nascimento de Pablo Picasso. Seus traços marcantes são heranças de diversas culturas, além da espanhola. Banhada por sol praticamente o ano inteiro, Málaga tem uma rica oferta de praias. Além de museus, um centro histórico e comercial agitado, bem como bons lugares para experimentar a culinária do país.
Localizada na Andaluzia, a cidade de Málaga teve sua construção iniciada 800 a.C. pelos fenícios. Ao longo da sua história, teve de ocupações gregas, romanas e árabes. Essas ocupações fizeram com que o lugar preservasse até hoje uma diversidade enorme de características desses povos no local.
É uma cidade de destaque na região. Além disso, é a que mais recebe luz solar no país ao longo do ano e que merece, pelo menos, alguns dias para conhecer um pouco de tudo. E dá para visitar muita a coisa a pé. No entanto, é preciso  disposição para caminhar pela ensolarada Málaga.

Dia 1 – Centro de Málaga

Plaza de La Constitución:

Em primeiro lugar a Plaza de La Constitución, que é a cara das cidades litorâneas da Espanha – cercada com prédios em tons terrosos e palmeiras altas – o passeio inicia no centro comercial da cidade. O local é bem agitado tanto pelo comércio, bem como pelos bares e restaurantes. Explorar as ruas e calçadões vale muito a pena para conhecer ruas repletas de construções históricas.

Plaza de La Constitución-Málaga
Plaza de La Constitución

Catedral de Málaga:

É uma referência histórica e arquitetônica para a região da Andaluzia e também fica bem no centro. Como levou muito tempo para ser construída, a Santa Iglesia Catedral Basílica de la Encarnación, que é seu nome original, tem influência de vários estilos. Você pode ver estes estilos enquanto percorre seus 97m de comprimento, 62m de largura e admira os 35m de altura externos. Além disso, a construção ainda pode ser vista por dentro.

Catedral de Málaga
Catedral de Málaga

Teatro Romano:

As ruínas ficam bem próximas da Catedral de Málaga e é mais um lugar muito interessante de se conhecer. O anfiteatro e parte das suas instalações pertencentes à antiga Málaga são de mais de 2.000 anos. Uma curiosidade é que o local ficou soterrado até 1951, quando foi descoberto durante escavações para obras de infraestrutura na cidade. Hoje, é possível passear pelo lugar, mas respeitando as estruturas de preservação da construção.

Teatro Romano
Teatro Romano, antigo anfiteatro

Museu Picasso de Málaga:

É um museu clássico para quem visita a cidade do famoso artista. O lugar possui algumas das obras que o espanhol produziu ao longo da vida, marcando os principais momentos de sua carreira.

Centro Pompidou:

É mais um lugar para quem gosta de arte. Só a estrutura do prédio já chama a atenção pelas cores e pela arquitetura. O lugar fica localizado a leste do centro da cidade, junto ao Paseo del Parque, uma indicação para o segundo dia em Málaga.

Centro Pompidou-Málaga
Centro Pompidou

Dia 2 – Praias, caminhadas e mirantes

 Paseo del Parque e Gibralfaro:

Para quem gosta de caminhadas e ar fresco, vale a pena andar no Paseo del Parque na direção leste, a partir do centro de Málaga, que é cercado de árvores. De lá, é possível subir o mirante de Gibralfaro, que faz parte do castelo de Gibralfaro. Apesar de ser uma subida de cerca de 20 minutos, oferece uma vista panorâmica do centro de Málaga, seu porto, e a Praça dos Touros de La Malagueta, onde aconteciam as touradas antigamente. Vale a pena!

Paseo del Parque-Málaga-Espanha
Paseo del Parque

Gibralfaro-Málaga-Espanha
Gibralfaro

Praia La Malagueta:

Nesta região leste do centro é também onde fica a praia La Malagueta. Localizada dentro da cidade de Málaga, ela é bem movimentada e frequentada por locais e turistas. As águas do Mar Mediterrâneo que banham a costa são tranquilas e a faixa de areia tem lugar para quem quer apenas relaxar ou passar o tempo em família. Ou quem sabe para quem também quer praticar esportes e aproveitar um espaço mais movimentado.

Praia La Malagueta-Málaga-Espanha
Praia La Malagueta

Paseo del Muelle Uno:

Vizinha a praia de La Malagueta está um calçadão entre o Porto de Málaga e o Shopping Muelle Uno, que leva o mesmo nome do centro comercial – Paseo del Muelle Uno. Este lugar tem 500m de lojas, bares e restaurantes para todos os gostos. Portanto, é um ótimo lugar para desfrutar da culinária espanhola admirando a vista do porto. Ou de dia ou de noite.
Para quem for ficar mais tempo na cidade, ou ainda quiser adicionar outros lugares na lista do que visitar em Málaga, a Plaza de la Merced é mais uma indicação. A dica é tirar uma foto com a estátua de Picasso, que cresceu em uma casa em frente ao lugar.

Paseo del Muelle Uno-Málaga-Espanha
Paseo del Muelle Uno

Para experiências culinárias, é possível fazer uma refeição não só no tradicional Mercado de la Merced como também no famoso restaurante típico El Pimpi. E, para quem estiver com tempo para relaxar e descansar, dá para experimentar uma sessão de banho árabe no Hammam Al-Andalus.
Em dois dias dá para conhecer os principais pontos de Málaga com muita tranquilidade, já que muitas das coisas são próximas umas das outras e não se perde muito tempo com deslocamentos. Entretanto, para visitar a cidade com mais detalhes e explorar ainda mais lugares talvez seja preciso mais alguns dias.
 
Independente de quanto tempo seja dedicado a uma visita a Málaga, com certeza um viajante não vai deixar de ter lugares para conhecer e se entreter.
 

Por Milena Lopes

Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celularaluga um carro, garante os tickets para passeios ou compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas!