A Copa Airlines retomou suas operações no mês de agosto, precisamente desde 15/08 e de maneira bastante restrita. De acordo com decreto do Governo do Panamá, emitido em 31 de julho de 2020, a companhia passou a ser autorizada a oferecer voos desde do Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), na Cidade do Panamá, e conexões entre países das Américas.
Para o mês de setembro, a empresa aumentou não só o número de destinos, bem como o número de frequências. A flagship panamenha passa agora a atender desde seu hub, na Cidade do Panamá, 15 destinos nas Américas.
RETOMADA DAS ROTAS
Conforme já dito, a retomada está sendo feita de maneira gradual e, em setembro, a empresa atenderá 15 destinos a partir do Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY). Confira abaixo as rotas:
Brasil
- São Paulo
Chile
- Santiago
Uruguai
- Montevidéu
Costa Rica
- São José
Equador
- Quito
- Guayaquil
Estados Unidos
- Miami
- Orlando
- Nova Iorque
- Washington
- Los Angeles
México
- Cidade do México
- Cancún
Panamá
- Cidade do Panamá
República Dominicana
- Santo Domingo

OBSERVAÇÕES
MUITO IMPORTANTE: a entrada no Panamá segue fechada para estrangeiros. Apenas cidadãos panamenhos e residentes têm autorização para entrar.
Dos países listados acima, os seguintes, igualmente, seguem com fronteiras fechadas e, assim como o Panamá, a entrada é permitida apenas para cidadãos e residentes. São eles: Costa Rica, Chile, Uruguai e Argentina.
Os requisitos de saúde e documentos necessários para entrada nos países operados pela empresa podem ser conferidos através deste link.
Igualmente, para mais detalhes da nova malha de voos da Copa Airlines, durante a pandemia, a empresa dedicou um site especializado que você pode acessá-lo clicando aqui.
MINHAS CONSIDERAÇÕES E O QUE PENSO
Primeiramente, fico feliz em ver aos poucos as empresas voltando a riscar os céus. Igualmente, isto é sinal claro de que a demanda por viagens começa gradativamente a aumentar. Ainda bem!
O Panamá tem uma posição estratégica nas Américas: bem ao centro. Isto é muito bom, pois, facilita a conexão entre os países do continente. Igualmente, a frota da empresa é composta por aviões Boeings 737, narrowbodies, de menor custo de manutenção quando comparados a grandes jatos e que atendem perfeitamente os destinos operados pela empresa.
É o casamento perfeito: oferta de assentos condizente com a proporção da demanda.
Igualmente, vejo como bastante positivo o retorno gradativo da Copa, uma vez que a empresa tem papel fundamental nas ligações entre os países das Américas. No caso específico da pandemia, muitas pessoas que estavam presas e agora tem uma opção de voltar para seus lares. Ao mesmo tempo, em termos de qualidade de serviço, a empresa oferece um serviço de bordo que talvez não seja cinco estrelas, entretanto, oferece o necessário sem luxos para os voos de média duração que opera.
Quando me refiro a pessoas que estavam presas, este fato deu-se devido a ausência de voos e de conexões para o trânsito de passageiros entre vários dos países do continente americano. Há vários exemplos de cidadãos da República Dominicana que estavam no Uruguai e não tinha opção de voo para retornar para casa. Igualmente no sentido oposto
TURISMO
Embora o desembarque no Panamá esteja proibido para turistas, a circulação na área de trânsito do aeroporto está liberada. Um dos países que já reabriu suas fronteiras e está sedento por turistas é a República Dominicana. Através da Copa, turistas do continente americano, inclusive nós, brasileiros, podem agora facilmente ter acesso às belas praias de Punta Cana, por exemplo. Para aqueles mais encorajados e dispostos a viajar durante a pandemia, a República Dominicana é um excelente país para passar férias e descansar. Eu mesmo já estive lá e adorei!
STAR ALLIANCE
Não obstante, a empresa integra a maior das alianças globais: a Star Alliance, permitindo assim, ao passageiro acumular milhas em qualquer uma das empresas parceiras. Escrevi um post bem detalhado sobre o que é uma aliança aérea e a importância delas no cenário da aviação comercial. Vale a pena dar uma olhada. Para isso, basta que você dê um clique aqui.
CLASSE EXECUTIVA
A classe executiva instalada nas aeronaves oferece um produto um pouco ultrapassado quando comparado a grandes empresas. Por outro lado, conforme afirmei acima, é satisfatório para os voos de curta e média duração que a empresa opera. Confira abaixo foto da classe executiva da Copa para voos de curta/média duração:
Nas rotas Premium, a companhia oferece assentos que transformam-se em fully-flat beds. Vejam abaixo:
FINALIZANDO…
E você? Já voou Copa? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência de voo na caixinha de comentários logo abaixo do post! Igualmente, se surgiu alguma dúvida, por mais básica que venha a ser, não se acanhe! Joga sua pergunta lá na caixinha de comentários que respondemos com o maior prazer e satisfação. Igualmente, seu feedback é muito importante para nós!
Ah! E agora, para não perder o hábito dos posts autorais, vamos deixar uma coisa bem clara: estas são opiniões estritamente minhas. Não reflete a opinião do Estevam, de nenhum outro colunista ou tampouco do Estevam Pelo Mundo como fonte de informação e pesquisa sobre viagens, companhias aéreas e demais assuntos da mesma natureza. Vamos deixar isso bem claro, hein!
QUEM SOU EU?
Ah! Como vocês devem ter notado sou novo na área. Estou aqui precisamente desde meados de maio. Se quer me conhecer melhor, saber quem eu sou e saber como eu vim parar aqui basta dar uma sacada no meu primeiro post, quando fui oficialmente lançado aqui no Estevam Pelo Mundo. Para isso basta clicar aqui. Igualmente, se gostou de mim ou se já quer ir conferindo algumas das minhas fotos de viagem e de algumas exaltações proporcionadas por milhas e pontos basta dar um follow lá no Instagram. Meu nome na rede é @lucasmcv 😉
Por fim, um grande abraço e até o próximo post!
Lucas Cabral
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!








Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!