Está em dúvida sobre modelo, o que levar em conta ou o tipo de material para sua próxima mala ou mochila? Reuni algumas orientações para voce avaliar suas prioridades e interesses antes de comprar uma mala de viagem.

Afinal de contas, ela é um dos investimentos essenciais para exploramos o mundo e o custo-benefício é algo importante para o cuidado e proteção dos nosso pertences.

Confira algumas considerações que reunimos para te ajudar a decidir!

Malas rígidas x malas flexíveis

Há quem prefira malas feitas de plástico, como polipropileno, por serem mais rígidas. E há quem prefira materiais mais flexíveis, como malas revestidas de tecido.

Mas, antes de escolher qual delas comprar, o ideal é levar em conta quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

As malas de materiais mais rígidos vão sujar menos e proteger mais suas coisas, mas podem se quebrar com grandes impactos. Afinal, sabemos que nem sempre os pertences dos viajantes são tratados com respeito.

Já as malas de tecido podem manchar, molhar e ter danos no material que comprometam a segurança dos bens, como furos e rasgos. No entanto, o risco de dano por impacto, inviabilizando totalmente o uso da mala, acaba sendo menor pela sua flexibilidade.

E falando em flexibilidade, se você for optar por malas de rodinhas e quer evitar que elas se percam ou quebrem com o despacho, pode considerar os modelos ajustáveis, que permitem que voce retire e coloque de volta esses itens.

Vai de cada viajante optar pelo material que acredita que vai ser mais resistente ou viável na hora de comprar uma mala.

De todo jeito, se sua bagagem sofrer danos que impeçam o uso dela em outras viagens, é importante ter registros do antes e depois dos seus pertences para que você tenha direito a indenização.

Inclusive, o seguro viagem pode te ajudar a resolver essa situação, não só com o suporte, mas também garantindo que você não fique no prejuízo.

Veja o que fazer se sua mala for danificada durante uma viagem.

Expansão de tamanho

Ainda sobre os modelos rígidos ou flexíveis, e vale também para mochilas, você deve levar em conta que, a depender da forma como vai arrumar a mala e da quantidade de coisas que vai colocar dentro dela, a bagagem pode expandir. E isso é importante para as malas de bordo!

As de modelos pouco flexíveis, podem ser mais interessantes nesses casos. Mesmo cheias, elas não vão deformar tanto e seguirão do padrão da cabine.

No entanto, as malas de material expansível podem ultrapassar o gabarito se estiverem muito lotadas. E aí, o despacho obrigatório vai acontecer, podendo ser, inclusive, cobrado.

Então, analise essa possibilidade de expansão de tamanho antes de comprar uma mala para não ter imprevistos com a companhia aérea.

Aproveite para ver dicas de como evitar o excesso de bagagem aqui e os limites de pesos e tamanhos nesse post.

Modelos diferentes ou acessórios

E, por último, para dificultar a possibilidade de perda, troca ou ainda para ajudar na identificação da mala em situações de imprevisto, o ideal é apostar em modelos ou acessórios que facilitem, de longe, que você encontre os seus pertences.

Antes de comprar uma mala, considere escolher cores que são menos populares; formatos e detalhes que não são tão comuns; ou mesmo capas, identificadores ou faixas de segurança vão ajudar a fazer com que sua bagagem se diferencie da de outros passageiros.

E, por fim, uma outra dica é investir num rastreador. Esses dispositivos, quando colocados numa mala, permitem que você acompanhe a localização dela e isso ajuda bastante no caso de extravio, pois na hora de registrar o problema junto a companhia aérea, você pode confirmar a informação de onde estão suas coisas e ajudar a recuperá-la.

Inclusive, temos um post bem completo falando sobre como evitar o risco de trocas e perda de uma bagagem.

Considerações

Você tem um modelo ou tipo de mala favorito e gostaria de indicar para os viajantes? Comente abaixo e deixe sua sugestão!

Para outros conteúdos de dicas, veja mais posts aqui!