Livros de viagem inspiram, dão ideias de novos destinos, ajudam a conhecer melhor o mundo, refletem sobre o ato de viajar e fazem a gente se sentir por aí sem sair de casa.
“Cada novo livro é uma viagem. Só que é uma viagem de olhos vendados em mares nunca dantes revelados – a mordaça nos olhos, o terror da escuridão é total. Quando sinto uma inspiração, morro de medo porque sei que de novo vou viajar e sozinho num mundo que me repele.” (Clarisse Linspector)
E por que ler livros de viagens?
Pode parecer uma pergunta óbvia, mas livros de viagens vão muito além de entreter. Eles ensinam, dão dicas preciosas e, principalmente, inspiram viagens. Uma dica pra quem gosta de ler é comprar livros de viagens antes, para ler durante a viagem . Nada mais gostoso que ler sobre um lugar enquanto você tem a chance de visitar todos os lugares que falam no livro . A dica aqui é sempre levar 2 livros: um guia local, com dicas mais práticas e específicas (como transporte, restaurantes, etc), e um outro para leitura.
Para quem viaja sozinho, o livro é sempre a melhor companhia, principalmente em momentos vagos, como por exemplo, dentro de ônibus, aeroportos, rodoviárias, e por aí vai. Numa viagem solitária, por mais que nunca estejamos sozinhos, ora ou outra lidamos com nós mesmos. E ter um livro em mãos, às vezes, se torna essencial.
Fora isso, um bom livro ajuda a significar uma viagem, marca momentos, aguça sentidos e muitas vezes ajuda a pessoa a se conectar ainda mais com o local. Principalmente se for sobre o destino, ou se tiver algo a ver com o estado de espírito do viajante.
É claro que você não precisa estar viajando para poder desfrutar de uma boa leitura, aproveite o tempo livre na sua casa, à noite, aos finais de semana para fugir um pouco da realidade e viajar junto com a narrativa de um bom livro. Vamos aos livros?
1 – “Um Lugar na Janela”, Martha Medeiros
Como a própria cronista descreve no prólogo, o livro é um regaste despretensioso de viagens realizadas em momentos diversos de sua vida. É leve, fácil (ótimo pra levar pra praia ou pra aquele fim de semana no sítio) e conta sobre a primeira vez de Martha na Europa, suas reflexões sobre viver em Santiago, seus suspiros diante da beleza da Grécia, seus périplos pelo Japão, com cada capítulo, ou crônica, dedicado a um destino.

3 – “Na Natureza Selvagem”, Jon Krakauer
5 – “Viajo logo Existo – 1 ano na estrada”, Leonardo e Rachel Spencer
Meus amigos Leo e Rachel mostrar literalmente – com fotos alucinantes – que é possível sim viajar o mundo de carro. Nesta primeira edição, eles narram e ilustram os melhores momentos dos primeiros 50 mil quilômetros de viagem, passando por países como Chile, Colômbia, Nicarágua e Costa Rica.


8 – “100 Viagens Inspiradoras”, Michel Ondaatje
Esse livro que faz qualquer pessoa querer fazer uma viagem de volta ao mundo. Ele não fala de destinos tradicionais, mas de destinos como: templos, igrejas e santuários. Ou seja, lugares lindos e que há alguma relação espiritual, qualquer que seja a fé, o que está em foco é o monumento em si. As fotos são realmente inspiradoras. Não é um guia turístico. É uma mistura de livro de fotografias + viagens + monumentos/paisagens ligados a algum momento de “elevação espiritual” como o título da capa diz. Não são histórias e nem relatos. São lugares!
9 – “A arte de viajar”, Alain de Botton
Barbados, Amsterdã, Madri, deserto do Sinai. Estes são alguns dos lugares que o autor nos leva para conhecer contando como cada detalhe de cada viagem –tanto os positivos, como negativos– podem transformar nossa percepção dos lugares que visitamos. Seja por causa da excentricidade dos aeroportos ou do charme dos postos de gasolina da beira da estrada, cada experiência de viagem irá te transformar de alguma maneira.
10 – “Mundo por Terra”, Roy Rudnick e Michelle Weiss
O casal Roy e Michelle resolveu juntar as economias que tinham e planejaram uma viagem de carro que passou por continentes visitando 60 países de a bordo de um automóvel. Ao todo rodaram 160.733 km em 1.033 dias. O resultado desta jornada é o livro “Mundo Por Terra – Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro”, que descreve em forma de narrativa livre e diário de bordo cada detalhe da viagem. Pequenos detalhes como diferenças culturais dos povos planejamento, relacionamento do casal, burocracias, amizades, problemas, etc, são abordados de forma direta e com um certo tom de bom humor. O texto procura não fazer devaneios e, por isso, as histórias seguem a cronologia do itinerário realizado.
E aí, gostaram das dicas? Tem mais algum livro que te inspira a viajar? Deixa aqui nos comentários.
Lembrando que toda vez que você reserva seu hotel, contrata o seguro viagem, compra um chip de celular, alugar um carro, garante os tickets para passeios e compra suas passagens aéreas pelos links aqui do blog, você estará me ajudando que todo conteúdo desse blog continue sendo gratuito e que eu possa continuar levando esse projeto a todos os viajantes!
Aproveita e se inscreve no meu canal do Youtube e no meu Instagram para ficar sabendo de mais dicas e novidades sobre viagens além de reviews de companhias aéreas.







Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!