
Sua viagem foi afetada por greves relacionadas aos serviços aeroportuários. O que fazer se você tiver o seu voo cancelado nessas ocasiões em que há impedimento de voar?
Nos últimos dias, os Estados Unidos têm sofrido com uma enorme paralisação de serviços públicos, incluindo de alguns setores do transporte aéreo, enquanto o governo não define o orçamento federal de 2026. Então, reunimos nesse post algumas informações que podem te ajudar caso você encontre um desses imprevistos nas suas viagens.
Tive um voo cancelado. O que fazer?
Como já explicamos aqui no portal, quando uma viagem é cancelada pela companhia aérea ou por motivos de força maior, que não necessariamente envolvem diretamente a empresa (como greves), os passageiros devem receber suporte e soluções diante da mudança de planos.
Apesar das companhias terem suas próprias regras de assistência, em geral, elas se responsabilizam por garantir acomodação, alimentação, transporte e comunicação, principalmente se o passageiro está fora da sua cidade de residência, até que ele possa realizar a viagem. Basta procurar um canal de contato com a empresa: balcão de atendimento no aeroporto; telefone; e-mail; entre outros.
Essas são condições que costumam ser regulamentadas pelas associações de transporte dos países, como a ANAC propoe no Brasil, por exemplo.
Confira a Resolução Nº 400 da ANAC com todos os direitos dos passageiros aqui.
Se o passageiro optar por desistir da viagem diante do imprevisto com o voo, a empresa precisa oferecer alguma alternativa de retorno sobre o investimento da passagem como: reembolso; remarcação, quando possível; ou crédito para uso futuro.
No caso de greves que não estão associadas a companhias aéreas, é comum que mais de uma empresa seja afetada. Então, solicitar a realocação para outro voo possivelmente não será uma opção de disponibilidade imediata. Apenas caso o cancelamento do voo seja motivado pela companhia e outras empresas estejam realizando o trecho normalmente, o passageiro tem como opção solicitar realocação.

Posso pedir indenização por voo cancelado durante greve?
A indenização costuma acontecer quando a empresa aérea deixa de prestar um serviço tendo a responsabilidade e controle sobre isso. Ou seja, quando é ums falha ou problema da própria companhia, que acabou não cumprindo com as condições do serviço adquirido pelo cliente.
Normalmente, a companhia aérea não paga compensações financeiras adicionais em uma situação que está fora do controle dela. Uma greve de serviços externos, por exemplo, não costuma ser um problema envolvendo a empresa. Apenas afeta ela, assim como afeta os passageiros.
Por isso, ela vai prestar a assistência necessária e opções para mudança de planos, mas possivelmente não vai pagar quantias adicionais aos clientes pelo cancelamento do voo.
É importante que você tenha registros e recibos da assistência que a companhia prestar durante o cancelamento do voo – em qualquer hipótese! Pois, caso ela deixe de oferecer suporte, aí sim você pode ser indenizado.
Como evitar outros prejuízos com o cancelamento de um voo
O seu foi cancelado numa situação que foge do controle da companhia aérea e você não deve receber indenização extra através dela. O que fazer no caso de não conseguir cancelar gratuitamente ou reembolsar hospedagens, passeios e outros serviços de viagem já reservados?
Nesse caso, o seguro viagem – que você deve contratar previamente – pode ser a solução para você não ficar no prejuízo. Muitas seguradoras oferecem apólices que cobrem prejuízos que não são cobertos pela companhia aérea no caso de cancelamento de voos.
Então, numa situação que a mudança de planos não tiver sob o controle da companhia, você pode recorrer ao seguro para ser reembolsado das demais reservas.
Mas, é preciso ler os detalhes antes de contratar o seguro para garantir que essa cobertura está incluída e avaliar o valor limite que a empresa pode te ressarcir.
Use o nosso link da Real Seguro Viagem para comparar apólices e fazer a reserva do seu seguro viagem com desconto!
Considerações
A melhor forma de evitar maiores dores de cabeça em situações como greves, voo cancelado, atrasado, entre outros problemas, é se preparando para enfrentá-los. Quando você sabe o que fazer, os imprevistos podem ter soluções mais acessíveis e você evita prejuízos.
Então, aproveite para conferir esse post com algumas dicas extras do que fazer caso seu voo sofra alterações ou cancelamentos.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!