
Você sabia que o Brasil já foi eleito o melhor país do mundo para ecoturismo? Nesse post, vamos te apresentar essa deliciosa forma de viajar que nos conecta com a natureza de forma responsável e nos mostra o quão incrível nosso planeta é.
O que é ecoturismo
Segundo a UN Tourism, antiga Organização Mundial do Turismo, o ecoturismo é “(..) um tipo de atividade turística baseada na natureza, na qual a motivação essencial do visitante é observar, aprender, descobrir, vivenciar e apreciar a diversidade biológica e cultural, com uma atitude responsável, a fim de proteger a integridade do ecossistema e promover o bem-estar da comunidade local”.
Em geral, um destino que está voltado para o ecoturismo se preocupa em conscientizar os locais e os visitantes sobre a conservação da biodiversidade, do meio ambiente e dos bens culturais, além de investir e gerenciar a atividade de forma que os impactos negativos do turismo sejam minimizados.
O ecoturismo acaba sendo um viés do turismo sustentável, que já apresentamos aqui nesse post.
O que envolve uma viagem de ecoturismo

Uma viagem de ecoturismo vai ser aquela que te colocará em contato com a natureza de forma responsável, respeitando o ambiente e a cultura nativa, usando os recursos naturais de forma sustentável e gerando renda para a comunidade local.
É comum que o ecoturismo seja bem estruturado em destinos que envolvem turismo de aventura e esportes em contato com a natureza, como lugares para:
- trekking, trilhas e caminhadas ecológicas;
- observação de aves e fauna;
- mergulho e flutuação em rios;
- atividades em parques nacionais e reservas.
Melhores destinos de ecoturismo no Brasil

Como trouxemos no início desse post, o Brasil já recebeu o título de melhor país do mundo para o ecoturismo – veja aqui.
Segundo dados de 2024, mais de 60% do setor de turismo do nosso país tem um faturamento proveniente do ecoturismo, envolvendo atividades que colocam os turistas em contato com as diversas belezas naturais do nosso território.
De norte a sul, encontramos destinos com uma biodiversidade particular e paisagens de tirar o fôlego.
Mas, listamos aqui alguns dos principais e mais famosos destinos de ecoturismo no Brasil, que já contam com boa infraestrutura e investimento para receber visitantes de maneira sustentável.
- Bonito, Mato Grosso do Sul: referência mundial em ecoturismo e turismo sustentável.
- Chapada Diamantina, Bahia: região para quem gosta de fazer trilhas e curte cachoeiras.
- Amazônia, principalmente no Amazonas e Pará: experiências de imersão na Floresta Amazônica para aprender sobre a fauna, flora e povos nativos.
- Lençóis Maranhenses, Maranhão: paisagem natural única, considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
- Fernando de Noronha, Pernambuco: destino com grande cuidado da preservação marinha, possui paisagens fascinantes, além de uma das praias mais bonita do mundo.
Aproveite para conferir os 10 parques nacionais mais bonitos do mundo!
Destinos internacionais para ecoturismo

Nosso planeta possui destinos de ecoturismo para todos os gostos, dos mais tradicionais aos mais exóticos.
- Patagônia: ideal para quem curte trilhas em parques nacionais, trekking em montanhas e quer contemplar fauna e flora nativas. Oferece passeios de baixo impacto no meio ambiente, além de ser uma região amplamente preservada.
- Ilhas Galápagos: para os amantes de ciência, é o destino para conhecer de pertinho as espécies analisadas por Charles Darwin, que foram essenciais para o desenvolvimento da teoria de evolução das espécies. Recebe visitantes com regras restritas para manter a conservação das ilhas.
- Costa Rica: um dos países de maior destaque no quesito de preservação. Cerca de ¼ do país são áreas protegidas, hotéis contam com certificado nacional de sustentabilidade. Você pode visitar florestas, vulcões, praias preservadas e muito mais.
- Nova Zelândia: destino de natureza exótica e única, perfeita para aventureiros curiosos. É um dos países mais sustentáveis do mundo e possui compromisso nacional para cuidados com o meio ambiente.
- Eslovênia: eleito o país destaque da Europa no turismo sustentável pelo Green Destination of the World. Hotéis com boas práticas adoram o selo Slovenia Green e os visitantes podem curtir as paisagens de contos de fadas de forma responsável e cuidadosa.
Dicas para praticar o ecoturismo
Se você está pensando em investir no ecoturismo, antes de mais nada, deve pesquisar sobre as regras e cuidados adotados no destino.
É comum que as localidades cobrem taxas de preservação, exijam guias para acessar determinadas áreas ou pacotes com agências para garantir a organização e cuidado dos recursos.
Depois de pesquisar sobre esses aspectos, esteja atento a escolher empresas, seja de hospedagem, de tours ou mesmo restaurantes que se mostrem sustentáveis diante dos serviços prestados.
Com um pouco de atenção, conseguimos fazer escolhas mais conscientes e que ajudam a preservar os destinos.
Considerações
E você, já fez viagens com foco no ecoturismo ou tem vontade de visitar destinos dedicados a esse segmento? Comente abaixo!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!