
Já ouviu falar no turismo inteligente? Essa é uma tendência de viagem que não está exatamente relacionada ao que os viajantes buscam ou fazem, mas sim como o destino está preparado, em diversos âmbitos, para recebê-los.
Entenda mais sobre esse segmento, como ele deve crescer e alguns exemplos de cidades bresileiras que estão investindo nele.
O que é o turismo inteligente?

O conceito de turismo inteligente está ligado à análise de dados sobre os viajantes, entendendo suas necessidades, comportamentos e desejos, e fazendo investimentos para oferecer uma experiência mais completa, personalizada e prática.
Dentro do turismo inteligente, se pensa:
- na sustentabilidade do destino;
- na infraestrutura física e digital ofertada aos turistas;
- acessibilidades;
- praticidade nas experiências, desde as mais turísticas (como facilidade a ingressos; reservas; etc.) às mais básicas (como formas de pagamento; integrações de transportes; etc.).
Atualmente, a análise de dados tem guiado muitos projetos, investimentos e tomadas de decisões. Por isso, estudar os números relacionados ao turismo tem feito empresas e instituições a desenvolverem projetos mais assertivos no que se refere aos produtos e serviços para visitantes.
Investimentos no Brasil para esse segmento
Nessa quinta-feira (16) a Visa promoveu um webinar sobre turismo inteligente reunindo Valter Andrade, diretor de IA e Dados na Visa no Brasil, Pedro Andrade, jornalista e embaixador da Visa no Brasil, e Fábio Montanheiro, gerente de informação de inteligência de dados na Embratur.
No encontro, os representantes da Visa e Embratur comentaram um pouco sobre os investimentos que estão sendo feitos no aspecto do turismo inteligente para atender brasileiros e estrangeiros que viajam ao nosso país.
Diante dos hábitos de consumo dos seus clientes em viagens, a Visa tem desenvolvido uma tecnologia que vai oferecer personalização para viagens, alinhada aos interesses e comportamentos pessoais. Com isso, as escolhas e decisões na hora de fazer uma viagem serão mais práticas e atenderão os interesses, objetivos e expectativas mais facilmente.
Trabalhando com dados junto com a Visa, a Embratur também tem investido na promoção do Brasil como um país de destinos inteligentes para o público do exterior.
Além de algumas grandes cidades do país já conseguirem atender bem o fluxo de turistas de todas as partes do mundo, a agência destacou que outras localidades no interior do Brasil estão se desenvolvendo bem para receber o turismo internacional com maior facilidade.
Fábio Montanheiro apontou sobre os investimentos em destinos do Norte do Brasil; do Afro Turismo na Bahia; e do aumento de voos internacionais no Nordeste como exemplos desse esforço de atender interesses mais específicos de visitantes estrangeiros, para além do tradicional turismo nas maiores capitais do país.
Inclusive, o Plano Brasis, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, é um projeto que pretende reposicionar o país no turismo internacional, levando os viaitantes a conhecerem outras partes do Brasil, com a meta de desenvolver cada estado brasileiro para o turismo de acordo com as riquezas que cada um tem a oferecer de forma sustentável e estartégica.
Viajar a destinos com turismo inteligente
Você já visitou um destino e teve facilidade de usar o transporte público? Conseguiu se comunicar e encontrar informações na cidade de forma prática? Sentiu que a hospitalidade foi bem feita? Não teve problemas com formas de pagamento, reservas e ingressos, por exemplo?
Isso significa que aquele destino está um passo na frente ao pensar num investimento inteligente sobre seu potencial e recursos, de forma estratégica para melhorar as experiências dos visitantes.
Destinos com turismo inteligente entendem os interesses e necessidades dos seus visitantes e trabalham para facilitar a vida deles. Afinal, quando um destino está bem estruturado para as pequenas e grandes experiências, isso não só ajuda a promover o lugar, como faz o turista investir mais nos serviços e produtos, fomentando a economia.
Para nós, viajantes, uma vivência mais proveitosa, prática e com memórias mais agradáveis num destino nos deixa com aquele desejo de querer voltar.
Destinos de turismo inteligente

Algumas cidades brasileiras já receberam o certificado de destinos turísticos inteligentes através do projeto do Ministério do Turismo e outras estão encaminhando para isso.
Abaixo estão alguns exemplos de cidades que já contam com uma boa infraestrutura, serviços e ferramentas que, juntas, fazem a localidade caminhar na direção de um destino inteligente.
Curitiba
A primeira cidade do Brasil a se destacar no uso de tecnologia para mobilidade e gestão urbana. Curitiba é um grande exemplo de investimento em sustentabilidade e eficiência nas melhorias que implementou na sua infraestrutura pública.
A cidade oferecce aplicativos que atendem os turistas, wi-fi público e monitoramento de dados urbanos.
Foz do Iguaçu
Ainda destacando o Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu também é um destino que investe em turismo inteligente, com sistemas de gestão sustentável, cuidado na integração dos seus atrativos e que se preocupa com a acessibilidade para os visitantes.
Rio de Janeiro
Como uma das cidades mais famosas do nosso país, o Rio de Janeiro precisou usar dos dados para direcionar os investimentos em turismo.
Hoje, a capital fluminense conta com o Centro de Operações Rio, referência em monitoramento urbano e segurança; estuda a previsão de fluxo de turistas para otimizar eventos e sistemas de mobilidade; e tem integrado a cultura com experiências turísticas mais personalizadas.
Salvador
Nos útlimos anos, outra cidade que tem investido em tecnologia para reunir informações para promover segurança e monitorar o turismo é Salvador.
Melhorias em transportes, desenvolvimento de aplicativos que ajudam nas experiencias, além de inclusão digital e investimento na preservação do patrimônio histórico tem feito a cidade caminhar na direção do turismo inteligente.
Considerações
E você, já conhecia o turismo inteligente ou já tinha prestado atenção nessas cidades que parecem estar bem preparadas para receber visitantes?
Saiba mais sobre os destinos turísticos inteligentes do Brasil aqui! E não esqueça de conferir dicas dessas cidades na nossa aba de Destinos!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!