Já está em vigor o Entry/Exit System (EES), ou Sistema de Entrada/Saída para os países do Espaço Schengen. Agora, turistas não terão mais seus passaportes carimbados durante sua entrada na Europa, ao menos em destinos mais popualres.

Desde o último domingo (12), o registro de turistas começou a ser totalmente digital e é importante atentar para alguns detalhes, caso tenha viagem marcada.

Como funciona o novo contole de entrada na Europa?

Como o novo contole EES de entrada na Europa pode afetar sua viagem em relação ao tempo de imigração nos países do Espaço Schengen

Como já havíamos excplicado aqui no portal, o EES vai registrar digitalmente todos os extrangeiros que viajam aos países europeus do Espaço Schengen com curta estadia, que corresponde ao limite de 90 dias dentro de um prazo total de 180 dias.

Isso inlcui os turistas que não necessitam de visto para o Espaço Schengen. Portadores do passaporte brasileiro, por exemplo, não precisam de visto para viajar a esses detinos.

Confira lista dos países integrantes do Espaço Schengen.

O EES vai abolir os carimbos em passaportes como registro de entrada e saída de visitantes. Com esse novo sistema, os agentes de imigração irão reunir:

  • Imagem facial;
  • Impressões digitais;
  • Locais de entrada e saída no Espaço Schengen;
  • E datas de entrada e saída.

Essas informações ficarão armazenadas a partir da primeira entrada na Europa e o turista não precisará passar por todo esse processo de cadastro em viagens posteriores.

O funcionamento do EES será uma etapa fundamental para o controle migratório europeu que, em 2026, também irá implementar o ETIAS, autorização de viagem ogirtatória que custará €20.

Cuidados sobre a imprementação do EES

Com base nas minhas experiências de entrada na Europa, na maioria das vezes, os agentes não fizeram muitas perguntas. Era apenas escanear o passaporte brasileiro, conferir os dados, bater o carimbo e pronto. Em um minuto, estava liberada!

Isso agilizava as filas de imigração de muitos países, pois nem todo mundo ficava muito tempo sendo interrogado e apresentando informações detalhadas.

Porém, a partir de agora, não será tão simples. Principalmente nos primeiros meses de implementação do EEA, a maioria dos visitantes precisarão de alguns minutos para fazer o registro inicial completo no sistema.

Então, se você tem uma viagem para Europa programada para os próximos dias, semanas ou meses, esteja ciente de que as filas de imigração podem ficar mais lentas que o normal.

Para agilizar o processo:

  • Esteja com seus documentos para imigrar em mãos;
  • Calcule com precisão quantos dias ficará ou, pelo menos, quando é a data exata da sua saída;
  • Seja objetivo nas respostas durante a imigração.

Confira dicas para ter um processo de imigração mais rápido e tranquilo.

Sobre conexões na Europa

imingração no Espaço Schengen com o EES para entrada na Europa

Se você vai viajar a um destino final dentro do Espaço Schengen, mas entrará na Europa por outra localidade que pertence a esse mesmo grupo, sua imigração será durante a conexão.

Exemplo: uma viagem do Brasil para Grécia com conexão em Madri, a imigração será em Madri. Tanto Espanha quanto Grécia são integrantes do Espaço Schengen e você será registrado ao entrar no primeiro destino do grupo.

Alguns aeroportos, como o de Madri, possuem filas especiais para quem está com o tempo apertado. Fique atento às placas e se informe com funcionários.

Se você ainda não reservou sua passagem, deixe um tempo confortável para fazer a troca de aeronaves sem perrengues.

Considerações

Infelizmente, para quem adorava colecionar carimbos no passaporte, a Europa já não vai oferecê-los.

Para saber mais sobre o EES, não deixe de conferir o site oficial da União Europeia.