
Passei 1 semana nessa ilha italiana que é cheia de história, cidades encantadoras e muita comida boa! Confira dicas que aprendi na minha viagem e meu roteiro da Sicília para você se programar e curtir muito esssa região incrível!
Como chegar na Sicília
Não existem voos diretos do Brasil para a Sicília, mas você pode chegar até a ilha fazendo apenas 1 conexão: em Roma, em Milão ou alguma outra grande cidade da Europa.
A Sicília conta com 4 aeroportos internacionais: o de Palermo e o de Trapani–Birgi na parte oeste da ilha; o de Catânia ao leste; e o de Comiso mais ao sul.
Os de Palermo e Catânia são os maiores, onde operaam as companhias convencionais e estão nas regiões mais turísticas. Trapani–Birgi e Comiso são basicamente usados por low costs e mais afastados das cidades famosas.
Se você pretente conehcer diferentes cidades da Sicília, na hora de montar a programação, indico que você chegue por um aeroporto e saia por outro. Assim, você pode fazer o roteiro terrestre atravessando a ilha e não precisa gastar com deslocamento para voltar ao aeroporto por onde chegou. Por exemplo: eu entrei por Catânia e sai por Palermo.

Para quem está planejando fazer uma viagem que inclui mais do que a Sicília, Malta e Nápoles também possuem conexão com a ilha através de barcos.
Dicas para o clima da Sicília
Diferente de outras regiões da Itália, em que cada época do ano pode ser mais ou menos interessante para curtir a viagem, a Sicília tem temperaturas elevadas o ano todo. Inclusive, o inverno atinge 25ºC.
Mas, por ter muitas cidades litorâneas populares, se você quer aproveitar as praias, o ideal é viajar no fim da primavera ou fim do verão.
Lembrando que o verão italiano – principalmente julho e agosto – é super concorrido, as cidades lotam, os preços sobem e isso pode dificultar um pouco sua viagem.
Apesar de ter viajado no início do verão, achei a Sicília bem quente. Então, se proteja contra o sol e sempre tenha com você uma garrafinha para encher nas fontes públicas de água potável e se manter hidratado.
Também indico que você reserve os restaurantes mais estilosos, com vista e localização concorrida. Em junho, alguns bons lugares já lotam cedo.
O que inlcuir no seu roteiro da Sicília
Cidades históricas, experiências gastronômicas (que vão além dos restauantes) e um pouco de natureza. Acho que essa foi a combinação ideal de um roteiro da Sicília por alguns dos seus principais atrativos.
Vou indicar abaixo o que eu coloquei na minha programação.
Siracusa


Escolhi Siracusa como minha base no litoral leste da Sicília. Ortigia, que é a ilha que abriga a parte histórica da cidade, é muito interessante e tem uma riqueza enorme em relação à arquitetura e mitologia grega.
Optei por ficar hospedado justamente nessa área e poder fazer meus passeios caminhando pelas ruas estreiras e belíssimas.
De Siracusa, você pode usar o trem local ou ir de carro para outras cidades próximas do litoral leste, como Catânia, Taormina e chegar ao Monte Etna, como eu fiz.
Monte Etna e vinhos da região
O Monte Etna é nada menos que o vulcão mais ativo da Europa, aberto à visitação e com uma vista lindíssima. Eu fiz um tour guiado para subir até o topo dele e valeu muito a pena.
Você pode conferir mais detalhes dessa experiência nesse post, onde além do passeio ao Etna, eu aproveitei para ir a uma degustação de vinhos produzidos na região do vulcão.
Taormina

Essa cidade tem algumas das vistas mais bonitas da região, por estar construída em cima de um penhasco, entre o mar Jônico e o Monte Etna.
Taormina é uma cidade histórica muito bem preservada em sua arquitetura. Não é à toa que foi usada como cenário da série The White Lotus.
Foi certamente uma das cidades que mais gostei e indico que você não deixe de fora do seu roteiro da Sicília!
Palermo
Atravessando a ilha e indo para o seu lado oeste, eu fiquei na cidade de Palermo, que é capital da Sicília. É uma cidade grande, mais caótica que as outras, mas também apaixonante.
Seu centro histórico tem grandes construções e obras enormes de influência de diversos povos, pois Palermo é mais velha do que Atenas.
Ela vai misturar o estilo de um destino siciliano antigo com a infraestrutura de uma cidade mais moderna.
Provar o azeite e o limão siciliano


Uma das experiências que você deve ter é conehcer o azeite produzido na região e ter contato com o famoso limão siciliano, que se tornou uam fruta característica da ilha.
Eu visitei uma produtora onde você pode colher limões, olivas e aprender muito sobre os frutos, além de aproveitar uma degustação deliciosa depois.
Considerações
Quer conferir mais detalhes de tudo que visitei em cada uma das cidades? Confere o vídeo do meu roteiro da Sicília e aproveita para buscar mais dicas nos outros posts que já publiquei aqui no portal!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!