
Sabe aquelas cidades pequenininhas do litoral da Itália que parecem cinematográficas? Monopoli, Polignano a Mare e Alberobello são exemplos clássicos que você precisar colocar no roteiro e, nesse post, eu reuni dicas da Puglia, região onde estão todos esses destinos, para ajudar na sua programação.
Dicas da Puglia para sua viagem à Itália

Sobre alugar carro
O transporte público da Itália funciona bem. Para visitar o interior do país, você sempre tem opções de trem e ônibus. Porém, acho que alugar um carro ajuda muito a otimizar o roteiro, permitindo que você faça os deslocamentos entre cidades quanto quiser, deixando você aproveitar as coisas no seu tempo.
Eu, particularmente, não aluguei carro nessa última viagem e me arrependi de não ter mais flexibilidade para transitar.
Então, sobre alugar carro na Itália, deixo duas orientações:
- Tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é obrigatória para brasileiros no país;
- E seja bom motorista, pois as ruas em pequenas cidades da Itália são bem apertadas e baliza é essencial para estacionar em muitos lugares.
O único trajeto que eu acho que compensa usar o trem local, pois é muito barato e dura 5 minutos – como um metrô – é o deslocamento de Monopoli a Polignano a Mare. Fora isso, eu acho que um carro torna a programação mais prática.
Melhor época para visitar a Puglia

A Puglia pede dias ensolarados, passeios a pé com calma, tours de barco e o litoral em seu melhor momento. Por isso, a época ideal para conhecer essa região da Itália são os meses de junho ou setembro.
Apesar de ter achado junho um pouco quente esse ano, a cidade não estava tão lotada e, para quem quer curtir as praias, principalmente, estava perfeito.
Julho e agosto é a altíssima temporada do país e, além dos destinos turísticos ficarem superlotados, os preços sobem por causa da demanda. Então, se for possível escolher, viaje no início ou fim do verão que vai ser mais tranquilo.
Mesmo em junho, restaurantes com vistas para as praias mais famosas e paisagens que contemplam a cidade sobre os rochedos costumam lotar. Se for do seu interesse comer e beber apreciando esses cartões postais, indico fazer reserva.

Sobre as estadias
Acho que Monopoli tem uma infestrutura maior para o turismo e mais coisas para visitar em comparação a Polignano a Mare, então, ela é ideal para sua estadia na parte litorânea da Puglia. Ainda que, numa programação rápida, você consiga visitar as duas num único dia, indico dormir em Monopoli.
Não recomendo que você reserve todo o seu período de viagem na Puglia nessa cidade e faça apenas bate e voltas ao interior, ainda que esteja de carro. Depois de conhecer o litoral com calma, reserve ao menos uma ou duas noites em Alberobello, por exemplo.
Acho que isso fez total diferença na minha viagem para curtir cada lugar com calma e aproveitar os melhores horários para passear em cada uma das localidades.
Considerações
Você pode conferir mais detalhes da minha viagem e mais dicas da Puglia conferindo a série de posts aqui do portal sobre os destinos que visitei ou assistindo os vídeos do canal do YouTube.
- Dicas de Alberobello – roteiro, hospedagem e o que fazer
- 3 coisas que você precisa saber sobre Alberobello, na Itália
- Roteiro em Monopoli e Poilgnano a Mare



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!