Esse é um dos tours mais populares para quem parte de Santiago em direção à Cordilheira dos Andes. Se você está pesando em visitar Valle Nevado e Farellones, saiba mais sobre o que os passeios guiados incluem e o que esperar desses destinos.

Sobre Valle Nevado e Farellones

Valle Nevado e Farellones são famosos por terem duas das principais estações de esqui do Chile, que ficam próximas de Santiago, facilitando o acesso de visitantes que chegam pela capital do país.

Enquanto Valle Nevado é um complexo de hotéis e estabelecimentos ao lado dos espaços para a prática de esqui e snowboard, Farellones é, além de um centro de atividade na neve, um vilarejo com chalés e alguns pequenos estabelecimentos locais. Então, são estilos diferentes de lugares, sendo o primeiro bem específico para estadia e esportes e o segundo um lugar mais relaxante.

Farellones está mais próximo de Santiago, a carca de 30km, e a uns 2.300m acima do nível do mar. Já o complexo do Valle Nevado está numa altitude maior, 3.025m acima do nível do mar, e fica a 60km da capital chilena.

Época para fazer os passeios

Geralmente, as agências de turismo operam passeios ao Valle Nevado e Farellones durante todo o ano. Mas, em cada estação, as experiências nos destinos são diferentes.

Enquanto no inverno você vai conseguir aproveitar um pouco da neve para além do visual das montanhas, no verão as paisagens são diferentes, o gelo está praticamente todo derretido e a viagem se torna uma experiência predominantemente de contemplação.

Mesmo no inverno, vale lembrar que um passeio às montanhas não é garantia de neve fofinha. Depois que a precipitação acontece, poucos dias depois, o gelo fica compactado. Então, também é bom ficar de olho na previsão do tempo antes de fazer o tour.

Em qualquer período do ano, é importante alinhar suas expectativas ao período de cada estação antes de fazer o investimento.

Sobre o passeio

Como os passeios para as montanhas costumam começar bem cedo, é comum que as agências façam parada no caminho para que os passageiros possam comprar algo para comer, pois é comum não alcançarem o café da manhã dos hotéis.

No inverno, também há pausa para o aluguel de roupas especiais, caso os visitantes achem necessário. É comum que muitos turistas não tenham roupas adequadas para temperaturas negativas, esportes na neve ou não tenham calçados impermeáveis e antiderrapantes para o gelo. Por isso, as agências dão a oportunidade dos passageiros fazerem o aluguel para usá-las durante o dia de passeio e curtirem sem problemas.

A subida para as montanhas é bastante sinuosa e os guias também costumam orientar sobre os possíveis sintomas de mal de altura. Se você nunca viajou para destinos de grande altitude ou sabe que costuma sentir a grande variação, leve remédio de enjoo e uma garrafa de água generosa.

No meio da manhã, você chegará a um dos complexos, passará algumas horas e, depois, seguirá para o outro no início da tarde. A ordem entre Valle Nevado e Farellones e o tempo de permanênia vai depender das condições de clima, da estrada, do guia e da agência.

Dicas sobre o passeio no inverno

Especialmente se você viaja no inverno, o acesso à neve possivelmente só será possível se você pagar o ingresso de acesso aos parques. Sem o ticket, você não vai ter muito o que fazer ao longo das horas que ficará no local.

Dê preferência a pagar pelo parque onde você vai ficar mais tempo para conseguir aproveitar mais. Afinal, os ingressos não costumam estar inclusos no tour.

Sugestão: como Valle Nevado é um resort com estação de esqui e Farellones conta com o pequeno vilarejo, você pode escolher pagar pelo acesso ao Valle Nevado (pois é a única forma de se ocupar no destino é dentro do complexo) e deixar para apenas visitar o vilarejo de Farellones.

Se você quer, especificamente, aproveitar o dia para praticar esportes na neve, é melhor optar por passeios que sejam dedicados a essas atividades ou incluam apenas uma estação de esqui na programação do dia. Considerando que você vai pagar o tour, ingresso, possivelmente o aluguel de roupas, equipamentos e alimentação, é melhor dedicar o dia inteiro a uma única estação e para fazer valer o investimento.

Considerações

Tem vontade de fazer o típico passeio a Valle Nevado e Farellones na sua viagem ao Chile? Aproveite para conhecer mais sobre algumas das principais estações de que esqui que ficam próximas de Santiago e outras orientações para curtir a neve no país ao máximo.

E não esqueça de ver mais dicas sobre esse destino com sugestões de outros passeios; roteiro; e muito mais na nossa aba de Destinos!