Ainda pouco explorada pelos turistas, a ilha de Lefkada, na Grécia, tem um potencial gigante para quem quer um roteiro com as belezas do Mar Jônico. Reuni algumas dicas para te orientar sobre esse destino incrível e sossegado entre as belezas gregas. Confira!

Como chegar em Lefkada

Assim como nas principais e mais famosas ilhas gregas, você pode usar tanto balsa quanto avião para chegar em Lefkada.

O Aeroporto Preveza/Lefkada recebe tanto voos domésticos vindos de outros destinos populares da Grécia quanto de várias grandes cidades europeias. Então, para quem quer chegar à ilha por voo, pode tanto fazer uma programação dentro do país quanto um roteiro que integre outro destino europeu.

Foto: FlightConnections

Como eu já estava visitando outras ilhas jônicas, fui de balsa de Kefalonia a Lefkada, aproveitando para levar meu carro alugado na embarcação. A viagem durou apenas 1h.

Dicas de Lefkada - como chegar, transporte, melhor epoca e muito mais

Locomoção

E falando em carro alugado, essa é a opção ideal de transporte para esse destino, para que você possa montar sua programação com tranquilidade.

Lefkada é uma ilha grande e ainda pouco explorada pelo turismo. Então, você não tem muitas opções de transportes públicos e, os que existem, nem sempre atendem toda a ilha ou podem sair bem caros por causa das distâncias.

Onde ficar

Em geral, Lefkada é destino para quem quer uma ilha mais sossegada, com praias mais desertas, caminhadas e trilhas.

Se você quiser uma infraestrutura maior, Lefkada Town e Nydri ficam ao norte e na costa leste, respectivamente, e são as cidades com maior concentração de hoteis e estabelecimentos.

Optando pela costa oeste e pelo sul, você vai estar próximo das principais e mais bonitas praias. Porém, também vai estar mais isolado e com acesso a vilarejos bem pequenos.

Já deixei algumas sugestões de onde se hospedar nessa ilha aqui nesse post.

Praias de Lefkada

Para mim, o sul da ilha tem as praias mais bonitas. Mas, indo na direção norte, você tem melhor infraestrutura nas proximidades. Então, indico que você monte um roteiro equilibrando as regiões. Algumas que eu amei visitar foram:

  • Gialos – super isolada e tranquila, para quem quer sentar nas pedrinhas e curtir o sossego
  • Egremni – é uma das mais bonitas e mais difíceis de acessar, pois são muitas escadas até ela – mas achei que vale a pena
  • Kathisma – uma das praias com as águas mais azuis e cristalinas, com restaurante lindo beira-mar, bem a cara da Grécia
  • Nikitas – ao lado de uma vilinha de mesmo nome com restaurantes, bares e um clima familiar

Confira toda a minha programação e roteiro em Lefkada.

Melhor época para ir a Lefkada

Ilhas gregas são sinônimo de verão europeu. E não é só pela questão da alta temporada e do calor combinar com esses destinos. Já comentei algumas vezes nos conteúdos da Grécia que a maioria das ilhas fecha complemente a partir do meio do outono até o início da primavera.

Então, de fato, você só vai conseguir visitar e aproveitar os destinos de praia no verão.

Eu estive em Lefkada em junho. O clima estava delicioso e a ilha estava super tranquila em relação a movimentação de turistas! Recomendo esse mês. Julho costuma ser o período de maior fluxo de visitantes, então você também pode viajar no fim de agosto e início de setembro.

Considerações

Quer conferir mais detalhes sobre a minha viagem a Lefkada com valores, detalhes do meu hotel e sugestões de restaurantes? Confere no vídeo do canal!