
Mais praticidade na hora de passar pelo controle de segurança de alguns aeroportos da União Europeia! A European Civil Aviation Conference (Ecac) e a Comissão Europeia liberaram o aumento do limite de líquidos nas malas de mão, além da flexibilidade de manter dispositivos eletrônicos dentro das bagagens ao passar pelo raio-x.
Mas cuidado na hora de arrumar sua mala para a Europa, pois as mudanças não serão adotadas por todos os aeroportos.
Entenda mais sobre as condições dos novos limites de líquidos na bagagem de bordo ao em viagens na União Europeia!
Novas regras para transporte de líquidos
Na última semana, o selo da União Europeia foi liberado para as primeiras configurações de scanners de aeroportos que permitem recipientes de líquidos com capacidade para mais de 100ml e limite máximo total de 2 litros por passageiro. Atualmente, na maior parte do mundo, cada viajante só pode levar 1 litro em embalagens de até 100ml.
Veja mais regras sobre bagagem de bordo aqui.

Além disso, essa nova configuração liberada na União Europeia também permite que dos equipamentos eletrônicos, como notebooks e tablets, possam passar pelo raio-x dentro das bagagens.
Agora, alguns terminais aeroportuários do continente já estão aceitando as novas condições nas triagens de segurança.
No entanto, para que as autoridades façam a liberação dos novos critérios, é preciso levar em conta quais os tipos de equipamentos os aeroportos estão utilizando e se as empresas administradoras irão acatar a atribuição do selo nas suas máquinas.
Alguns modelos de raio-x não permitem configuração para as novas quantidades e, por enquanto, os passageiros precisarão seguir com o padrão de embalagens de até 100ml e máximo de 1 litro, além de retirar eletroportáteis das malas, bolsas e mochilas.
Segundo Anna-Kaisa Itkonen, porta-voz da Comissão Europeia para os transportes, será responsabilidade das empresas operadoras dos aeroportos informar aos passageiros se os scanners usados em seus terminais vão seguir os novos padrões ou não.
Mas, a ideia é que, aos poucos, os países membros possam adotar as novas condições para agilizar o processo de controle de segurança.
Aeroportos que estão aceitando novo limite de líquidos na bagagem de mão
Segundo a imprensa europeia, alguns aeroportos que já estão adotando as novas condições são:
- Roma – Fiumicino
- Milão – Aeroporto de Linate e Aeroporto de Malpensa Terminal 1 (o Terminal 2 de Malpensa ainda segue com o limite de 100 ml)
Países como Alemanha, França, Espanha, Países Baixos, entre outros, possuem aeroportos aptos a implementar a mudança por possuírem o modelo de scanner que pode ser liberado para novas quantidades de líquidos nas bagagens. Porém, ainda não há detalhes se eles já estão implementando as novas condições.
Ao todo, cerca de 700 equipamentos de raio-x do modelo que permite a nova confirmação estão disponíveis e espalhados por 21 países-membros da União Europeia.
Agora cabe às empresas administradoras dos terminais optarem por acatar a flexibilização para maiores quantidade de líquidos.
Atenção sobre viajar com novas quantidades de líquidos na Europa

Não será obrigatório para os aeroportos implementem equipamentos que atendam as novas regras. Por serem aparelhos mais modernos, de maior custo e manutenção mais cara, a decisão de usar esses modelos caberá à administração de cada aeroporto.
Se você parte de outro país com destino à Europa, atenção! Você vai passar por um raio-x saindo do Brasil, por exemplo, e líquidos que estejam fora do padrão serão recolhidos no controle de segurança no embarque.
Essa condição liberada na União Europeia é apenas para líquidos em bagagem de mão. Na mala despachada você pode levar líquidos em embalagens maiores de 100ml, desde que sejam em quantidades alinhadas ao motivo da viagem e que estejam dentro das regras de produtos inflamáveis.
Considerações
A União Europeia já havia tentando realizar essa flexibilidade no ano passado, mas, voltou às regras de 100ml devido a “problemas técnicos” identificados durante o período de teste na configuração dos equipamentos.
Agora, a medida retorna como uma forma de otimizar a viagem de passageiros, principalmente dos que passam por alguns dos aeroportos mais movimentados do continente.
A nova medida vai ajudar suas viagens na Europa? O que achou dessa flexibilização?



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!