
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) volta para a unificação de 3,5% a partir da próxima quinta-feira (18). O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o reestabelecimento do aumento do IOF e os viajantes precisam atentar sobre as taxas que vão pagar em transações internacionais.
Para quem está viajando ou pretende viajar em breve, fique atento para avaliar a melhor forma de fazer seus pagamentos no exterior.
Retorno do IOF para 3,5% – o que isso significa
O IOF é um imposto sobre transações monetárias, entre elas, os câmbios de moeda. Esse imposto é aplicado, por exemplo:
- Quando você usa seu cartão de crédito no exterior (a cada pagamento feito);
- Ao recarregar seu cartão global em moeda estrangeira;
- E ao comprar dinheiro de outros países seja virtualmente ou em casas de câmbio.
Alguns bancos tradicionais cobravam essa taxa em um valor mais alto, mas agora, a tarifa do IOF volta a ser 3,5% para todos. Porém, vale lembrar que essas empresas também costumam cobrar spread, que é uma taxa dela mesma, o que pode aumentar ainda mais o imposto sobre seus pagamentos.
Já alguns bancos digitais e instituições financeiras que oferecem contas globais costumavam oferecer o IOF reduzido como vantagem. Mas, utilizar essa forma de pagamento ficará mais caro com o aumento do IOF.
Por isso, analisar outros impostos e condições oferecidas pelas empresas é fundamental para escolher a opção que vai te oferecer melhores vantagens nas viagens.
Como encontrar a melhor forma de fazer pagamentos na viagem

Quando o Ministério da Fazenda decretou o aumento do IOF no fim de maio, publicamos aqui no portal um conteúdo que te ajuda a analisar outras condições para decidir como fazer pagamentos nas suas viagens internacionais.
Além disso, vale ter atenção sobre quais são os hábitos de pagamento de cada destino para evitar ter que pagar ainda mais taxas por não ter levado o dinheiro da forma ideal. Para isso, confira algumas dicas aqui!
Não deixe de ficar de olho nas Notícias que impactam o mundo das viagens aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!