
Na última semana, o sul da Espanha chegou a 46°C, Portugal chegou a 44°C e na França a Torre Eiffel suspendeu a visitação ao seu topo na quarta-feira (2) pelos riscos de exposição ao sol. Então, como garantir o roteiro no verão europeu sem passar perrengues, prejuízos ou colocar a saúde em risco?
A Europa já registou algumas mortes desde junho em decorrência do calor extremo e, por isso, quem está com viagem marcada para essa temporada precisa ter muita atenção para não ter problemas graves e conseguir manter os planos.
4 dicas para manter o roteiro no verão europeu durante as altas temperaturas

1 – Passeios ao ar livre
Se você pretende fazer city tours, visitar parques ou acessar pontos turísticos que sejam abertos e ao ar livre, reserve seus ingressos com antecedência optando pelas primeiras ou últimas horas de funcionamento.
A ideia é que você se exponha em horários em que o sol, teoricamente, não esta tão forte, como no início da manha, ou início da noite.
Esses horários também são ideais caso você queria fazer um roteiro a pé entre os pontos turísticos.
Evite fazer essas programações perto do meio-dia ou início da tarde, quando o calor está mais intenso e o risco de você se sentir mal aumenta.
Reserve atrativos e passeios para destinos do mundo todo aqui.
2 – Passeios em lugares fechados
Complementando a dica anterior, faça a reserva dos atrativos que são fechados, como museus, catedrais, edifícios com mirantes climatizados, para os horários em que o sol esta mais forte.
Também dê preferência a fazer os deslocamentos com transporte nesses horários, para não fazer muito esforço em altas temperaturas e acabar gastando muita energia e perdendo muito líquido.
3 – Monitore sua hidratação
E falando em líquido, você pode sentir sede frequentemente por causa do calor. Seja para quem já tem o costume de beber água ao logo do dia ou seja para quem não tem esse habito, é preciso ter muita atenção com a hidratação.
A falta de água no organismo pode não ter um alerta imediato e só vai trazer problemas depois de muitas horas ou alguns dias, com risco de te levar ao hospital.
Para evitar desidratação e garantir a ingestão de uma quantidade adequada de água, leve na viagem uma garrafa grande, como de 1 litro, por exemplo.
Encha no início da sua programação e tenha ela na sua mochila ou bolsa sempre. No mínimo, faça a reposição dela mais 1 vez no dia para garantir a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água.
4 – Prefira alimentos úmidos e ricos em água
Cada país da Europa tem suas iguarias culinárias e é inevitável não colocar determinados pratos e restaurantes nos planos. Mas, tenha atenção sobre suas escolhas.
Preferencialmente, escolha em suas refeições alimentos e pratos que sejam úmidos ou ricos em água. Isso vai ajudar também com a reposição de líquido.
E claro, lembre de ter uma alimentação variada e minimamente saudável para garantir energia para o roteiro.
Considerações
Você pode conferir mais detalhes dessas e de outras dicas no posso post sobre a alta temporada e verão europeu aqui!
E lembre também de ver dicas e roteiros para diversas cidades desse continente na nossa aba de Destinos!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!