
Esse foi um dos presídios de segurança máxima mais severos dos Estados Unidos e tinha a fama de que seria impossível escapar dele. Localizado em uma ilha na Baía de San Francisco, a Prisão de Alcatraz funcionou durante 29 anos e, recentemente, o presidente Donald Trump anunciou a intenção de reabrir o local.
Eu visitei esse lugar e trouxe nesse post algumas informações sobre a antiga penienciária, por qual motivo ela foi desativada e o que seria necessário para que ela voltasse a funcionar.
Como é visitar a Prisão de Alcatraz
O passeio a Alcatraz é uma dos atrativos mais populares de San Francisco. Administrado pelo Serviço Nacional de Parques e tombado como Patrimônio Histórico Nacional, a ilha reúne parque, museu e santuário de pássaros, sendo um espaço de visitação desde 1973.
Mas claro que, o que mais chama a atenção é a prisão que fica numa contrução no topo da ilha. Dá para visitar diversos espaços internos, como: os diferentes pavilhões, tipos de celas e como eram equipadas; refeitório; espaço para recebimento de visitas; de lazer; biblioteca; e muito mais.
Mesmo que você não faça o passeio com algum guia, dá para baixar um aplicativo que conta a história e curiosidades do local, te ajudando a conhecer o espaço por conta própria.
Veja como é visitar Alcatraz por dentro no vídeo do canal:
História de Alcatraz
Inicialmente, a ilha abrigava uma base militar para proteger a costa de San Francisco e, só depois, se tornou uma prisão de segurança máxima, considerada uma das mais rígidas dos Estados Unidos, com a fama de que era impossível fugir dela.
Inaugurada em 1934, ela funcionou até 1963, recebendo alguns dos criminosos mais perigosos do país, como o gângster Al Capone.
Tendo um bom comportamento em Alcatraz, depois de alguns anos, poderia levar o detento a uma prisão convencional no continente. Mas nem todos tinham esse objetivo e 36 presidiários tentaram 14 fugas diferentes, sendo que a maioria deles foram capturados ou não sobreviveram à tentativa de escapar.
Uma das histórias mais famosas do local é a Fuga de Alcatraz com o desaparecimento de 3 homens – Frank Morris, John Anglin e Clarence Anglin.
Frank e os irmãos Anglin já se conheciam antes de serem enviados ao presídio na ilha e foram alocados em celas um ao lado do outro, o que os ajudou a colocar o plano em prática. Em cerca de 6 meses, eles organizaram uma fuga e conseguriam sair da penitenciária.
Algumas pistas foram encontradas dias depois na Baía de San Francisco, como: um remo e colete salva-vidas improvisados, câmara de ar de borracha e cartas que citavam os fugitivos, o que indica o escape dos 3 prisioneiros.
Porém, não se sabe o que aconteceu com eles, pois nunca se teve notícia ou registro do que aconteceu depois. Se, ao enfrentar as águas geladas e a correnteza forte do Oceano Pacífico, eles não sobreviveram à fuga ou se conseguiram chegar à costa, mas nunca deixaram rastros.
Saiba mais sobre essa história aqui!
Por que a Prisão de Alcatraz foi desativada?
A prisão foi fechada em 1963, cerca de um ano após ao caso de fuga. Em parte, o motivo de desativar o local como penitenciária era pelos custos de manutenção e deterioração da estrutura do prédio.
O transporte de pessoas, mantimentos e ações de reparação dependiam dieratamente de barcos e o sistema extremamente rígido também exigia mais investimento dos cofres públicos. Reparar e seguir com a penitenciária não era muito viável e, por isso, as autoridades decidiram não seguir usando a ilha como prisão de segurança máxima.
Hoje em dia, mesmo sendo um local de visitação turística, Alcatraz segue bastante deteriorada em sua infraestrutura.
E a proposta de reativação que Trump anunciou na última semana não deve mudar o futuro da ilha tão facilemtne.
A decisão presicava passar pelo Congresso americano, aprovações em relação à preservação do local; obras para implantação de saneamento básico; construção de espaços que, hoje, são obrigatórios em penitenciárias; além da aprovação de verbas para voltar a menter uma prisão de alto custo.
Considerações
Tem curiosidade de conhecer a Prisão de Alcatraz? Já sabia sobre a história do local?
Aproveite para ver mais dicas do que fazer na cidade de San Francisco aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!