
Viajei a um país da Europa que tem seu território e sua capital divididos por uma fronteira. Eu amei conhecer o Chipre e tiver a oportunidade de visitar várias partes e realidade desse país que tem parte reconhecida mundialmente e parte reconhecida apenas pela Turquia.
Vou te contar mais sobre esse destino nesse post e te mostrar meu roteiro no país!
Por que o Chipre é um país dividido?
A ilha do Chipre é fisicamente dividida em duas partes: a República de Chipre, que fica ao sul, e a República Turca do Norte do Chipre.
Por ser um território de localização estratégica, entre o Oriente Médio, Europa e África, a ilha do Chipre foi invadida por diversos povos ao longo de sua história. E mesmo com as influências externas, a poulação de maiora grega e minoria turca conseguia viver pacificamente com suas diferenças.
Porém, com a dominação dos ingleses, esses dois povos passaram a ser catgeorizados como dois grupos distintos e isso influenciou numa separação do povo cipriota. A Grécia passou a querer dominar o país por causa da maioria de descendentes gregos na ilha, mas a Turquia não estava satisfeita em ver seu povo, que era minoria, sendo menosprezado nesse cenário. E foi quando as tropas turcas invadiram o Chipre para defender a parte norte.
Isso iniciou o conflito que dividiu o Chipre em dois. Não só a ilha, em si, como a prórpia capital Nicósia, que conta com um muro e controle de fronteira bem no meio da cidade.
Na verdade, atualmente, o Chipre conta com 4 diferentes territórios:
- a República do Chipre, de influência grega, reconhecida internacionalmente e que integra a União Europeia;
- o Chipre do Norte, controlado pela Turquia e reconhecido como país apenas por eles;
- as bases britânicas, que são áreas militares ainda usadas pelo Reino Unido;
- e as zonas das Nações Unidas, que foram criadas para controlar o conflito entre as duas principais regiões.
Minhas impressões sobre o Chipre
O Chipre é um país muito bonito, tem uma história bastante antiga, muitas contruções e ruínas preservadas, além de praias incríveis banhadas pelo Mediterrâneo! Mas também é um lugar muito marcado pela guerra e dá para ter essa sensação com os muros, as áreas militarizadas, as bandeiras incitando o nacionalismo, os símbolos espalhados pelas ruas de cidades que ficam perto da fronteira física criada.
A experiência acaba tendo dois lados. A parte mais tensa e triste, quando se atarvessa o muro e visita cidades abandonadas, mas também a parte empolgante, de conhecer luagres turísticos, paisagens incríveis e ser bem acolhido pelas pessoas.
Meu roteiro no Chipre
Dá para visitar o Chipre por conta própria, usando ônibus (que são bem pontuais) para se locomover entre as cidades. Mas, você também pode contratar guias e tours, que acabam sendo bem mais práticos e ajudam não só na locomoção, como tornam a viagem muito mais interessante, pois você vai aprendendo sobre os destinos, a história e os lugares que visita.
Na minha viagem, eu visitei as seguintes cidades:
Nicósia
Vale a pena passar ao menos uma noite em Nicósia, capital do país, para ver as diferenças visíveis do lado grego e o lado turco e ter a experiência de atravessar uma fronteira no meio da cidade.

Kyrenia
Localizada no Chipre do Norte, Kyrenia conta com belíssimas praias e bem estruturada para o turismo, com opção de passeios pela sua orla, centro histórico e pelo Castelo de Kyrenia.

Veja meus primeiros dias no Chipre no vídeo abaixo:
Varosha
Varosha está no Chipre do Norte, mas era ocupada pelos cipriotas gregos. Ela foi um destino de férias, muito famoso, rico e que recebia muitas celebridades. Hoje, ela é uma cidade fantasma, totalmente abandonada e onde as pessoas não podem mais morar.
Ela foi evacuada pelas tropas turcas durante a querra que separou a ilha, bombardeada e, desde então, ninguém mais habita a área. Inclusive, apesar de você poder andar pela cidade, que tem uma estrutura perfeita para ser povoada, é proibido entrar em qualquer contrução.
Atualmente, as Nações Unidas são responsáveis pelo território de Varosha.
Confira meu tour por Varosha:
Lugares históricos do nordeste do Chipre
Durante o tour que eu contratei, também tive a oportunidade de conhecer contruções históricas mais afastadas nas grandes cidades, que ficam no nordeste do Chipre, em direção a ponta a ilha que se direciona ao Oriente Médio.
Dois lugares marcantes desse passeio foi o Monastério Bellapais e o Castelo de Kantara.

Salamis
Para quem gosta de história, de contruções e artes em estilo grego, a cidade de Salamis e suas ruínas não podem ficar de fora da programação. E com um guia, o passeio fica ainda melhor! Dá para aprender muito sobre o povoamento e as primeiras civilizações do Chipre e as hitórias de mitologia que foram contadas nas obras erguidas.

Ela fica em pertinho de Famagusta, um destino muito bom para quem quer curtir o verão europeu, com praias muito bonitas, boa infraestrutura e evitando a superlotação e os altos valores dos países continentais.
Lárnaca
Agora do lado sul da ilha, Lárnaca é outra ótima cidade litorânea que, inclusive, conta com aeroporto! Também é um exclente destino para curtir o verão e garantir uma boa infraestrura para relaxar no Chipre.
E praticamente dentro da cidade, dá pra apreciar a beleza do Lago Salgado de Lárnaca e dos flamingos que migram da África para se alimentar nele.


Pyla
Depois de conhecer várias cidades que ficam de um ou de outro lado da fronteira, tive a oportunidade de conhecer Pyla. Ela fica numa zona desmilitarizda e é uma das 4 vilas que são ocupadas de forma harmonica, tanto pelo povo cipriota grego quanto turco.
Pafos
Outra cidade para quem gosta da Grécia Antiga é Pafos. Ela conta com um enorme sítio arqueológico cheio de histórias e contruções e, segundo a mitologia, foi nas praias de Pafos que nasceu a deusa Afrodite a partir das espumas das ondas do mar.



Limassol
Esse foi um dos meus destinos favoritos no Chipre! Limassol é a segunda maior cidade do país, com uma mistura entre a modernidade e a conservação da história milenar da ilha.
Ela acaba tendo de tudo um pouco para os visitantes, é animada e tem bastante diversidade de hospedagens e estabelecimentos para atender os turistas.



Confira mais detalhes do meu roteiro no vídeo do canal:
Considerações
Gostou de conhecer um pouco sobre o Chipre? Tem vontade de viajar a esse destino? Comente abaixo!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!