Você provavelmente já ouviu falar do Kosovo. Mas você sabia que boa parte dos países do mundo não reconhecem a soberania desse território? Vou te contar um pouco sobre como é viajar ao Kosovo e como foi conhecer essa região que, até hoje, vive em conflito buscando seu reconhecimento.

Sobre o Kosovo

O Kosovo se autoproclamou independente em 2008. No entando a Sérvia, país que detinha o território, e um grande número de países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) não reconhecem o Kosovo como país. Com isso, para o cenário internacional, o Kosovo ainda não é totalmente reconhecido como soberano.

Apesar da sua independência unilateral não ter sido ilegal, segundo o Tribunal da ONU, cerca de metade dos países da organização não votaram a favor de reconhecer o território como novo país e ainda mantêm a região como parte da Sérvia.

O Kosovo faz fronteira com Montenegro, Albânia, Macedônia, Bulgária e Sérvia e usa o Euro como moeda, mesmo não sendo parte da Zona do Euro, para facilitar a vida econômica da sua população e economia.

Eles contam com uma das maiores reservas de carvão do mundo e, por isso, os Estados Unidos apoiam muito eles economicamente. Tanto que é possível ver muitas homenagens e referências aos EUA espalhados pelo Kosovo.

Esse foi certamente um dos países mais baratos da Europa que ja visitei. Mas, infelizmente, isso é reflexo por ele ser um país pobre, que luta pelo desenvolvimento quanto lida com uma taxa de desemprego muito alta.

Como viajar ao Kosovo

Como é viajar ao Kosovo, o país não reconhecido em boa parte do mundo

Você pode viajar ao Kosovo por vias aéreas. Como alguns dos países da Europa reconehcem a soberania do território, eles realizam voos diretos para Pristina, capital do Kosovo.

Suíça, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Itália, Noruega e Suécia são alguns exemplos de lugares que contam com voos diretos para o Kosovo saindo de algumas de suas principais cidades.

Mas, você também pode chegar ao Kosovo por vias terrestres, desde que ultrapassando as fronteiras que são seguras. Eu fiz a minha viagem de carro indo da Macedônia do Norte ao Kosovo e passando pela imigração na estrada entre os países.

Para essa viagem, eu reservei um tour com um local pelo Get Your Guide que foi meu motorista e guia da Macedônia do Norte ao Kosovo.

Use meu link do Get Your Guide para reservar ingressos, passeios, guias e muito mais para suas viagens!

O que fazer no Kosovo

Na minha viagem ao Kosovo, eu visitei duas cidades: Pristina, que é a capital, e Prizren, que é a segunda maior cidade do país.

Apesar da fronteira com a Sérvia ainda ser conflituosa, essa região está ao norte do país, afastada de onde que ficam essas cidades. Então, foi muito tranquilo chegar até elas e visitá-las.

Como o Kosovo é bem pequeno (cerca de metade do estado de Sergipe), dá para conehcer essas duas principais cidades em pouco tempo. A distância de carro entre elas é de cerca de 1h.

Pristina

  • Cathedral of Saint Mother Teresa é uma igreja pequena e simples em homenagem a Madre Teresa, que nasceu na Macedônia e possui muitas obras em seu nome da região   
  • The National University Library of Kosovo “Pjetër Bogdani” – é um prédio exótico e bem polêmico na cidade. Ele possui uma fachada que parece uma rede de ferro e 99 cúpulas espalhadas pelo teto. Algumas pessoas consideram o prédio moderno mais feio do mundo por não combinar com a cidade
  • Newborn Monument – é um letreiro para fotos feito em homenagem à independência do Kosovo em 2008 e que virou cartão postal da cidade 
  • Mother Tereza Square e Mother Tereza Boulevard – um enorme calçadão comercial famoso na cidade cheio de estabelecimentos
  • The Great Mosque – foi uma das mesquitas mais importantes da região durante o Império Otomano. Foi construída pelo sultão Mehmed II, O Conquistador, o mesmo responsável pela Queda de Constantinopla
  • Gërmia Park – é um parque público com grande preservação de florestas, possui alguns restaurantes e cafeterias

Prizren

Achei Prizren mais animada e bonita que Pristina. Apesar de menos turística, sem muitos pontos específicos de interesse, ela é ideal para você caminhar a pé e apreciar o estilo e organização de uma cidade que possui uma realidade muito diferente da nossa. Ela possui muitas contruções interessantes e é uma cidade gostosa de andar.

Valeu muito a pena passear pelas pontes sobre o rio que cruza o centro da cidade, ver as ruas cheias de restaurantes e apreciar a comida local – que estava deliciosa e foi super em conta.

Considerações

Você tem curiosidade de viajar ao Kosovo? Comente abaixo! E aproveite para ver mais detalhes das minhas experiências no país no vídeo abaixo!