Se você está se preparando para viajar pela primeira vez a países islâmicos, essas dicas vão te ajudar a ter experiências mais proveitosas e evitar desconfortos em uma realidade diferente da nossa.

Depois de visitar países onde o islamismo é a religião predominente ou oficial, alguns fatos acabaram virando conhecimentos para próximas viagens e, por isso, vim compartilhar aqui para que você possa se preparar para a sua viagem.

Conheça a cultura

No Brasil, a gente conhece muito pouco sobre as tradições da cultura muçulmana – que são belíssimas!

Em destinos mais ocidentalizados, nem sempre contratar um passeio guiado faz parte dos planos, pois acabamos tendo certa familiaridade com o local e nos damos a liberdade de fazer uma programação no nosso ritmo. Mas, em destinos com uma realidade diferente da nossa, acho que um guia é um bom investimento.

Vale a pena fazer, pelo menos, um passeio acompanhando, seja em alguma cidade, alguma mesquita ou ao realizar alguma atividade específica no destino.

Ter um guia local em países islâmicos ajuda muito a tornar a viagem mais rica e interessante, pois você descobre muitos destalhes que não saberia se estivesse fazendo tudo por conta própria.

Você pode encontrar algumas opções de tours e empresas que oferecem experiências guiadas nos parceiros no Estevam Pelo Mundo clicando aqui!

Países islâmicos ou predominantemente islâmicos

Em países onde o islamismo é a religião oficial, é sempre bom pesquisar um pouco sobre regras locais antes de viajar. Em alguns territórios, a interpretação religiosa é adotada como lei e, por isso, é preciso ter cuidado com determinadas ações, gestos e falas.

Uma vez que você não está no seu país e que as regras nesse lugar podem ser muito diferentes das do Brasil, é bom evitar problemas, desentimentos e brigas com os locais.

Quando o país tem predominância da religião mas não tem ela como oficial, pode existir uma flexibilidade maior sobre regras, vestimentas e você pode ver a prática de outras religiões mais abertamente. Mas, em espaços que são islâmicos, o respeito deve ser o mesmo.

Roupas

Esse é um dos temas que as pessoas mais costumam ter dúvidas a hora de viajar a países islâmicos. E, de fato, é bom organizar a mala levando algumas coisas em consideração.

Primeiro de tudo é que, você vai precisar levar peças folgadas que cubram pernas, braços, colo e, no caso das mulheres, ao menos um lenço para a cabeça.

Sendo turista, você não é obrigado a se vestir com esses itens nas ruas. Mas, é sensato não andar com roupas consideradas desrespeitosas à cultura local. Em espaços religiosos, as vestimentas adequadas são realmente obrigatórias.

Outra dica se você tem receio de sentir calor ao ter que vestir peças longas, opte por cores claras, pois elas esquentam menos.

Se você for viajar para um país que fica em região de deserto, leve roupas frescas para o dia e peças quentes para a noite, pois é provável que exista uma boa variação térmica.

Para te orientar sobre o que não pode faltar na mala, leve ao menos algumas dessas peças:

  • Peças de mangas (curtas e longas) que cubram a barriga
  • Calças e bermudas folgadas (pelo menos abaixo do joelho)
  • Saias e vestidos longos que não marquem o corpo
  • Lenços que tenham um bom comprimento e largura para você conseguir cobrir colo, ombros e cabelos
  • Um casaco leve ou uma camisa de manga longa são práticos para colocar por cima de uma roupa que não seja adequada

Caso você esteja com uma roupa inapropriada para entrar em uma mesquita, algumas delas (normalmente as maiores) podem emprestar lenços para que as pessoas cubram as áreas do corpo necessárias.

Calçados

Leve sapatos que sejam fáceis de tirar e calçar. Ao entrar em determinados espaços, como mesquitas, alguns estabelecimentos ou ambientes familiares, você pode precisar estar descalço ou pelo menos de meias. Então, para facilitar, use calçados práticos.

Em geral, você pode apenas deixar na porta do local ou pode guardar e levar consigo. Mas nem todo lugar oferece sacola para você colocar seus calçados e levá-los para os espaços internos. Então, se quiser colocá-los na mochila ou na bolsa, é sempre bom ter um saco de tecido ou plástico com você.

Considerações

Gostou das dicas para viajar a países islâmicos? Está fazendo planos de ir a algum deles? Você pode achar mais dicas e sugestões de roteiro digitando o nome da cidade ou país para onde vai na nossa página de destinos!