
Para um viajante internacional, o passaporte é indispensável e um dos itens (se não o item) mais importante. Afinal, sem ele, você não vai nem entrar e nem sair na maior parte dos territórios ao redor do mundo. E é por isso que você deve ter uma atenção especial com essa caderneta.
Reuni 3 dicas para você ter alguns cuidados específicos com esse documento e evitar perrengues em suas viagens!
Passaporte não é souvenir

Se você está fazendo suas primeiras viagens internacionais e está empolgado em registrar os lugares por onde passou, cuidado. Muitos destinos clássicos e famosos oferecem carimbos de pontos turísticos para você colocar no passaporte. Não faça isso!
O seu passaporte é um documento e apenas agentes de imigração podem fazer registros nas páginas dele. Carimbos não oficiais e de “souvenir” são rasuras e invalidam a sua caderneta. Você teria que fazer outro passaporte, pois se um agente de imigração prestar atenção e encontrar um desses carimbos nas suas folhas, ele pode impedir sua viagem.
Evite furtos e roubos
O passaporte brasileiro é um dos mais cobiçados do mundo. Afinal, estarmos entre os 20 mais poderosos.
E sendo um documento de validade internacional, precisamos ter um cuidado redobrado com ele durante as viagens.
Por isso, tenha cuidado com seu passaporte durante as viagens. Se você vai fazer roteiros ou tours que não exijam estar com o documento original, leve apenas uma cópia dele impressa e uma foto no seu celular, apenas para identificações pontuais. Deixe o seu passaporte no cofre ou lockers da sua hospedagem.
Se voce vai precisar levar o documento para algum passeio ou acesso a algum lugar, coloque ele numa doleira ou numa pochete que fique atravessada ao seu tórax. Assim, você diminui o risco de furto.
Veja aqui o que fazer caso seu passaporte seja roubado!
Cuidado com a validade dele

Em geral, os países exigem que seu passaporte tenha pelo menos seis meses de validade para você viajar com ele. Por isso, fique de olho sobre a data de vencimento do seu documento. E se você faz viagens com certa frequência, programe a renovação.
Como o processo de emissão pode sofrer pausas e atrasos, é melhor garantir que você vai ter uma caderneta nova e válida para viajar sem problemas fazendo o pedido com antecedência.
E se você é está colecionando muitos carimbos no passaporte, também fique atento a quantidade de espaços livres. Quando as páginas estiverem quase todas preenchidas, é hora de renovar. Ter ao menos uma página em branco pode ser um critério para imigrar em alguns países.
Considerações
Gostou dessas dicas? Sabia dessas informações para garantir a segurança e proteção do seu documento e das suas viagens? Comente abaixo!
E se você vai fazer a emissão do seu primeiro passaporte ou vai renovar o documento, veja o passo a passo aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!