Durante minha viagem a Índia, eu tive a experiência de conhecer uma low cost do país. Vivi a experiência de voar na SpiceJet e vim compartilhar com vocês alguns detalhes do meu deslocamento de Jaipur para Dubai.

Mais sobre a SpiceJet

A SpiceJet é uma das principais companhias aéreas da Índia e a segunda maior low cost do país. Eles operam bastante em rotas nacionais e realizam alguns voos internacionais para outros países da Ásia – como o que eu fiz para os Emirados Árabes Unidos.

Em 2023, ela foi eleita uma das 20 companhias aéreas de baixo custo mais seguras do mundo para viajar, segundo a Airline Ratings.

Minha reserva na SpiceJet

Eu optei por reservar essa passagem em dinheiro pagando pela melhor tarifa, com direito a check-in e embarque presencial; escolha de assento premium; serviço de bordo; e uma mala despachada – para não ter perrengue na hora de embarcar com minha bagagem de cabine com sobrepeso, pois o limite na SpiceJet é de apenas 7kg.

Inclusive, deixo aqui a dica de que, na Ásia, se você vai optar por voar de low cost, considere realmente custear a reserva em dinheiro e com uma boa tarifa. Os valores costumam ser tão baratos que não compensa usar milhas nesse tipo de viagem. Deixe seus acúmulos para viagens em que realmente os pontos vão fazer uma grande diferença no seu investimento.

Além disso, em geral, low costs não participam de alianças aéreas. Então, mesmo que elas tenham programa de fidelidade, dificilmente possuem parceiras para onde você possa enviar as milhas acumuladas no voo.

Então, apenas avalie a possibilidade de reservar em dinheiro e faça seu voo sem esperar recompensas. No meu caso, foi o caminho mais vantajoso para priorizar economia.

Minha experiência

Check-in

Apesar do check-in ter demorado um pouco por causa de uma checagem de informações, eu achei o processo de pré-embarque até organizado. Inclusive, recebi um e-mail da companhia aérea me avisando sobre o check-in e processo de embarque da minha mala despachada, junto com detalhes do localizador dela, o que achei bem atencioso.

No entanto, na hora de embarcar, não teve nenhum anúncio sobre a prioridade de embarque para passageiros de uma tarifa com essa vantagem – como era o meu caso.

Embarque e poltrona

Eu fui na primeira fileira, que, segundo as informações do site da companhia, seriam assentos premium. Mas, o espaço era muito limitado para as pernas e o assento tinha um design um pouco incômodo.

A poltrona estava com grandes marcas de desgaste, tanto na parte estofada quanto nos apoios de braço. No entanto, reclinava mais do que eu esperava! O que é um adicional, pois em algumas low costs o assento não tem essa comodidade.

O banheiro era bem simples e também tinha marcas de descuido. Além disso, a trava da porta estava com defeito e deu um pouco de trabalho de fechar. Antes mesmo de decolarmos, o papel toalha já havia acabado.

Aliás, mais do que não ter tido reposição de papel toalha no banheiro, aparentemente, não houve limpeza da aeronave entre rotas operadas, pois havia sujeira no carpete.

Serviço de bordo

Como falei anteriormente, a minha tarifa incluía comida durante o serviço de bordo. Lembre-se que, numa low cost, é comum que você precise pagar pelo lanche ou refeição.

Eles disseram que eu poderia escolher qualquer coisa do menu, no entanto, nenhuma das opções iniciais que eu tinha interesse estava disponível. No fim, só tinham dois pratos e eu optei por um tipo de curry de vegetais – que estava bastante apimentada.

Me entregaram uma bandeja que, à primeira vista, estava interessante, como um lanche oferecido em uma Econômica de uma companhia aérea convencional. Mas, depois de abrir embalagem da comida, não estava com a melhor das apresentações.

Junto com o prato, eu recebi uma água de coco e uma água mineral engarrafadas e um croissant.

Considerações

Aqui no portal, já trouxemos alguns posts sobre como avaliar se vale a pena ou não voar de low cost. Optar por um voo como esse é uma questão de prioridade para cada passageiro. Eu já voei de low cost em outras viagens justamente para priorizar pagar mais barato e deixar minhas milhas para experiências mais exaltadas.

Se estiver pensando em voar com uma companhia aérea baixo custo, confira esses conteúdos:

Confira mais detalhes da minha viagem com a SpiceJet no vídeo do canal: