Pensando em viajar ao Panamá? Então se prepare para um destino com praias paradisíacas, muita riqueza natural, com uma das maiores obras da engenharia e que mistura a cultura latina com a influência estadunidense.

Reunimos nesse post todas as informações essenciais para suas experiências nesse país, incluindo como chegar, quando ir, o que fazer e várias outras informações. Confira!

Documentos para viajar ao Panamá

Brasileiros não precisam de visto para viajar ao Panamá, mas devem ter um passaporte válido, que tenha pelo menos 6 meses de validade.

Além disso, é fundamental ter os documentos essenciais para passar nas imigrações – como já trouxemos aqui no portal com mais detalhes. De forma geral, lista inclui:

Voos para o Panamá

Dicas para viajar ao Panamá - quando ir, onde ficar, roteiro e muito mais

A principal companhia aérea panamenha é a Copa Airlines. Com ela, você pode voar diretamente para a Cidade do Panamá saindo: de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre e Florianópolis.

A Copa também opera em outros destinos sul-americanos que podem ser usados como conexão, como Lima, Santiago, Buenos Aires, Assunção e Santa Cruz de la Sierra. Outra forma prática para chegar ao país é com a Avianca fazendo uma parada na Colômbia.

Confira a experiência de voar com a Copa com nossos reviews:

Melhor época para ir ao Panamá

O Panamá tem umidade alta, temperaturas elevadas e uma boa quantidade de chuvas em boa parte do ano. Afinal de contas, além de estar perto da Linha do Equador, o país tem bastante vegetação, é banhado pelo Mar das Caraíbas de um lado e pelo Oceano Pacífico do outro.

Para quem quer curtir as praias e ilhas paradisíacas, o ideal é viajar ao Panamá de dezembro a março, pois esse é o período de seca – que é ideal para viajar a países caribenhos. Nesses meses, as chuvas diminuem drasticamente em comparação ao restante do ano e é mais fácil encontrar dias estáveis para fazer os passeios e curtir o sol.

Em geral, os termômetros costumam estar, em média, sempre entre 23°C e 32°C na Cidade do Panamá e suas proximidades.

Onde comer e se hospedar na Cidade do Panamá

Para quem quer viajar ao Panamá, a Cidade do Panamá é porta de entrada e saída, além de base para fazer deslocamentos dentro do país e realizar passeios.

Por isso, certamente você vai querer estar bem localizado para aproveitar a capital e também se locomover facilmente para outros roteiros.

Aqui vão alguns dos melhores bairros para se hospedar na Cidade do Panamá:

  • Casco Viejo: centro histórico da cidade; ideal para roteiros a pé; ótimas hospedagens, bares e restaurantes.
  • Bella Vista: área mais moderna da cidade, relativamente próxima de Casco Viejo; mais variedade em tipos de hospedagem; boa localização para quem busca vida noturna.
  • Marbella: maior concentração de hotéis 4 e 5 estrelas.

Aproveite para ver como é se hospedar no hotel mais antigo do Panamá!

Também temos aqui no portal um post específico sobre onde comer na Cidade do Panamá, com sugestões de lugares – confira!

Roteiro no Panamá

Antes de você conferir nossas dicas para montar o seu roteiro no Panamá, vou deixar a indicação do Guia Panamá, parceiro do EPM. O Roque é um brasileiro que, há 14 anos, trabalha como guia no Panamá e oferece diversos serviços para sua viagem ao pais, incluindo assessoria, city tour, passeios.

Veja mais sobre o trabalho dele aqui ou entre em conato por aqui.

Além de conhecer a parte histórica da Cidade do Panamá, apreciar a vista ao longo da Cinta Costera, caminhar pela Calzada de Amador e visitar o Panamá Viejo, indico também que você faça passeios para as ilhas próximas e não deixe de conhecer o Canal do Panamá. Vale muito pena! Veja como foram as minhas experiências:

Considerações

Gostou nas nossas dicas sobre o Panamá? Espero que você aproveite muito esse país incrível!

Para mais conteúdos como esse, clique aqui!