
Quando pensamos em voos de curta, média e longa distância, logicamente deduzimos que a diferença entre eles será o tamanho do trajeto e a diferença de tempo desses deslocamentos. Mas, além disso, a diferença entre eles influencia em alguma coisa?
Para viajantes que se preocupam em escolher com qual companhia aérea ou modelo de avião vão viajar, ou ainda de que forma de emissão das passagens será feita, saber alguns detalhes sobre a classificação dos voos pode fazer diferença.
Nesse post, vamos te mostrar o que pode mudar nos seus planos se um voo for de curta, média ou longa distância.
O que define os voos de curta, média e longa distância?
Não existe um padrão único de definição para voos de curta, média e longa distância. Cada entidade de aviação e/ou companhia aérea delimita os valores relacionados a deslocamento ou tempo de viagem que classificam as operações.
No Brasil, que é um país de grandes dimensões, podemos considerar voos de curta distância as pontes aéreas, voos domésticos dentro de um mesmo estado, entre estados ou regiões próximas, com até 3h de duração.
Voos de média distância podem ser os que têm, em média, de 3h a 6h de duração, como por exemplo, viagens entre regiões distantes do Brasil ou dentro da América Latina.
Já os voos de longa distância podem ser os que fazem viagens que levam mais de 7h e costumam atravessar todo um continente, oceano ou até boa parte do planeta para ligar duas cidades. Essa classificação também inclui os voos mais longos do mundo.
O que varia entre voos de curta, média e longa distância
Tabelas fixas e recompensas por milhas percorridas
Aqui no Brasil, os programas de fidelidade de companhias aéreas usam tarifas dinâmicas para passagens com milhas. Apenas o Latam Pass possui tabela fixa, mas realiza as emissões com esse serviço por trecho voado – como já explicamos aqui.
No entanto, muita gente prefere apostar em tabelas fixas de programas internacionais e, em alguns deles, o serviço funciona justamente por distância percorrida.
Nesses casos, a quantidade pré-determinada de milhas que você vai precisar para emitir o voo vai depender do deslocamento entre o ponto de partida e de destino.
Para você receber milhas como recompensas por um voo, algumas empresas também adotam a distância percorrida como base para calcular quantos pontos serão creditados no programa de fidelidade.
As empresas costumam delimitar individualmente quais distâncias – medidas em milhas aéreas – são consideradas curtas, médias ou longas. E, assim, tabelar o valor de emissão e recompensa de cada voo.
Modelo do avião, classes de cabine e malha aérea

Os modelos de aviões que uma empresa possui também define se ela realiza voos de curta, média e longa distância. Quem gosta de uma parte mais técnica da aviação comercial, sabe que cada avião possui uma autonomia, ou seja: o quanto ele “consegue voar”.
Então, se uma companhia aérea possui modelos menores, é possível deduzir que a malha aérea que ela cobre é de curta distância. Provavelmente, ela terá apenas uma classe de cabine ou, no máximo, uma Econômica e algumas poltronas consideradas Premium.
Aviões médios podem fazer curtas, médias ou longas distância, mas predominantemente serão usados pelas empresas para viagens de médio tempo para compensar as operações. Nesses aviões, a companhia aérea pode ter apenas uma classe de cabine ou adotar duas classes – podendo ser Econômica e Premium Economy ou até Econômica e Executiva (num padrão mais simples para esta segunda).
Obviamente, aviões de grande porte são usados para voos de longas distâncias. Afinal, as grandes autonomias são usadas para viagens transoceânicas, ou que atravessam até mais do que um oceano ou um continente. Nessas aeronaves, você vai encontrar facilmente pelo menos três classes de cabine: Econômica, Premium e Executiva. A depender da aeronave e da companhia aérea, também haverá Primeira Classe.
Veja aqui mais detalhes sobre as diferentes classes de cabine!
Se você conhece a frota de uma companhia aérea, automaticamente consegue ter alguma noção sobre a malha aérea que ela alcança e possíveis classes que oferece.
O que é oferecido nas classes de cabine


Um mesmo modelo de avião, com as mesmas classes de cabine, podem ter comodidades diferentes a depender do tempo de voo e distância da rota.
Para um voo de curta, por exemplo, uma companhia aérea convencional pode ter um serviço de bordo mais simples e não ofertar nenhum kit de amenidades ou de conforto para o passageiro dormir durante a viagem.
Mas, a mesma empresa pode usar o mesmo modelo de avião, com as mesmas classes, em um voo de média ou longa distância. Nessas ocasiões, eles podem oferecer um serviço de bordo mais completo, além de outras comodidades, para dar mais conforto aos viajantes diante do tempo de deslocamento.
Considerações
Gostou de saber mais detalhes sobre as diferenças entre cada operação? Comente aqui!
Para mais conteúdos que te dão dicas de viagem, cliquei aqui!



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!