
Péssima notícia! Os resgates de voos domésticos da LATAM com Avios agora só é possível com 60 dias de antecedência. Essa regra, aplicada sem anúncio, impacta os viajantes dos programas do Iberia Plus e Executive Club. Confira os detalhes!
Restrição de disponibilidade da LATAM com Avios
No dia 07 de fevereiro por volta de meio dia, o programa Avios restringiu as disponibilidade de resgate de voos da LATAM com menos de 60 dias antes do voo. Ao tentar realizar a emissão durante este período, a mensagem exibida indica a falta de disponibilidade para a pesquisa selecionada. No entanto, ao ampliar o período de busca para mais de 60 dias, as opções de passagens voltam a ser exibidas normalmente no sistema.
Tentando efetuar a pesquisa para uma data com menos de 60 dias:

Ao ampliar a pesquisa para um data posterior a 60 dias, os voos ficam disponíveis novamente:

É importante destacar que, ao realizar pesquisas em outros programas que também permitem emissões de passagens da LATAM, como o Flying Club da Virgin Atlantic ou o Mileage Plan da Alaska, a disponibilidade para períodos inferiores a 60 dias antes do voo continua sendo exibida no sistema normalmente.

Impactos da restrição
A restrição imposta pela LATAM tem consequências significativas para os viajantes frequentes do programas de fidelidade. A perda da flexibilidade na emissão de passagens aéreas, especialmente em situações de última hora, prejudica aqueles que utilizam os programas para benefício pessoal. Além disso, a ausência de aviso prévio agrava a situação, afetando os viajantes que acumularam milhas com o objetivo de realizar resgates com a LATAM em prazos menores do que 60 dias.
Além da restrição no uso dos Avios, há um impacto financeiro relevante decorrente da limitação de datas para emissão de passagens. Para ilustrar isso, considere um exemplo hipotético de emissão de passagem aérea de última hora. O custo de uma passagem da LATAM para o Rio de Janeiro a partir de São Paulo é substancialmente mais alto do que o custo de resgate utilizando Avios com menos de 60 dias de antecedência.
Enquanto que com Avios a passagem sairia por 6.000 avios + taxas. No LATAM Pass a passagem custa 82.601 pontos + taxas.

As restrições impostas pelas companhias aéreas têm como objetivo principal coibir o comércio de passagens utilizando milhas e pontos dos programas de fidelidade. No Brasil, o mercado paralelo de compra e venda de milhas é bastante aquecido, e a disponibilidade de passagens com preços fixos de resgate torna-se uma oportunidade lucrativa para revendedores de milhas e pontos. Infelizmente, que sairá prejudicado com esta medida será o viajante que acumula pontos para usufruto próprio.
Considerações
A mudança na política de emissão de passagens da LATAM com Avios representa um desafio significativo para os usuários de programas de fidelidade, que agora enfrentam uma redução na flexibilidade e um aumento nos custos de resgate. Essa medida, tomada pelas companhias aéreas, visa moderar a venda de milhas, afetando principalmente os viajantes frequentes que utilizam os programas para benefício pessoal.
Este ajuste é particularmente prejudicial para as emissões de última hora, tradicionalmente valorizadas por sua conveniência. Agora, com a exigência de planejamento com no mínimo 60 dias de antecedência, a possibilidade de aproveitar oportunidades imprevistas ou necessidades urgentes de viagem fica consideravelmente limitada. Essa restrição diminui a utilidade e flexibilidade, afetando negativamente os viajantes que contavam com essas opções para viagens de última hora.
Além disso, é importante ressaltar que essa medida se aplica apenas aos voos domésticos, os voos internacionais continuam com disponibilidade para menos de 60 dias.
Para ler outras notícias, clique aqui.



Comentários (0)
Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar!