
Infelizmente, qualquer passageiro que despacha suas bagagens está sujeito a passar por algum tipo de problema. Seja por extravio, perda ou avaria, é importante saber como lidar com essas situações para não sair no prejuízo. Por isso, vamos te orientar nesse post sobre o que fazer se você tiver sua mala danificada durante viagem.
Reponsabilidade sobre os pertences
A partir do momento que sua mala vai pela esteira de despacho e não está mais sob sua posse, a companhia aérea se torna responsável por ela.
Mas, como sabemos que até ela chegar no avião, transitar até o aeroporto de destino e voltar às suas mãos é um caminho longo (e que nem todo mundo será cuidadoso com ela nesse processo), é muito importante que você tenha algumas prevenções contra problemas de identificação e rastreio.
Afinal de contas, mesmo sendo responsabilidade da companhia aérea, existem situações que fogem, inclusive, do controle da empresa. É o exemplo da troca de bagagens na área de segurança de Guarulhos que aconteceu em 2023 com duas brasileiras – relembre aqui!
O que fazer antes de despachar
Para prevenir graves problemas, principalmente envolvendo troca, violação e perda da bagagem, tenha alguns cuidados antes de fazer despacho das malas:
- Identifique e personalize sua bagagem de forma que ela se diferencie da maioria;
- Tire fotos e faça vídeos que provem o estado dela antes do despacho;
- Registre também o peso da mala ao colocar ela na esteira;
- Cheque as informações da adesivação da bagagem, do seu comprovante de despacho e se a identificação foi bem colocada na mala.
Aqui no portal, temos uma série de conteúdos que te dão dicas e orientações para proteger suas malas. Confira:
- 4 dicas para manter sua bagagem segura ao despachar;
- Como diferenciar a bagagem e diminuir o risco de perda.
O que fazer se eu tiver minha mala danificada
Após retirar sua mala da esteira de restituição e identificar danos ocasionados durante o transporte dela, vá para o guichê ou balcão de problemas relacionados a bagagens. Normalmente eles ficam na mesma área das esteiras de restituição.
Lá, você irá informar o atendente sobre o ocorrido e exigirá o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). O preenchimento desse documento é fundamental para que a companhia aérea se responsabilize pelo dano. Por isso, não deixe de conferir o estado da sua mala assim que pegá-la e solicitar o RIB em seguida!
Em caso de pequenas avarias, pode ser que o RIB seja inicialmente negado pelo atendente. Mas, saiba que esse é um direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor e também está na resolução número 400/16 da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), então não aceite o prejuízo.
As fotos do estado da mala antes do despacho podem servir até como argumento nesse momento!
Com o RIB em mãos, o seu caso estará documentado e a companhia aérea irá agir sobre a situação – ainda que não tenha sido diretamente responsável pela mala danificada.
Em até 7 dias a partir do registro, a empresa irá entrar em contato com o passageiro para negociar uma solução:
- reparar o dano aos pertences;
- ou substituir a mala do passageiro por uma nova;
- ou reembolsar o valor da bagagem e/ou dos bens danificados na situação.
Considerações
E você, já sabia como agir no caso de ter a mala danificada durante viagem?
O Estevam passou por essa situação em viagem voltando da Europa e recorreu ao RIB para não ficar no prejuízo. Veja a experiência dele aqui:
Não deixe de conferir também o que fazer caso a companhia aérea perca sua bagagem!
Para mais conteúdos de dicas, orientações e recompensações, clique aqui!



Importante destacar que se a companhia aérea se negar solucionar o problema da bagagem, o consumidor lesado pode ingressar com uma ação judicial pedindo uma indenização pela mala danificada, sendo possível, inclusive, um dano moral pelo fato do consumidor ter que procurar o judiciário pra resolver um problema tão fácil de ser solucionado.