O que fazer em Kyoto - roteiro de 3 dias pelos principais pontos

Hora de montar o seu roteiro para uma das cidades mais importantes do Japão, viajante! Apesar de muita gente focar em Tóquio como destino, uma viajem a esse país merece uma programação completa. Por isso, indico que você explore mais de uma localidade. Nesse post, eu vou te indicar o que fazer em Kyoto e as razões para você visitar esse lugar incrível!

Curiosidades sobre Kyoto

Kyoto é cidade das gueixas e dos samurais. Sinto que ela tem a essência do Japão em suas características, principalmente por ter uma grande importância histórica. Ela representa bem os contrastes deste país, com muita tecnologia e modernização, ao lado de coisas antigas e preservadas.

A relevância de Kyoto se dá pelo fato da cidade ter sido capital do país até a Reforma Meiji em 1868. Por isso, você vai encontrar muita história em suas construções, templos e tradições.

Como chegar em Kyoto

A cidade está a cerca de 460km a oeste de Tóquio. Pode parecer uma distância grande para ir de um lugar a outro em uma mesma viagem. Mas, isso não e um problema no Japão, caro viajante.

O trem bala funciona perfeitamente e opera em dezenas de horários por dia entre as principais cidades do país. De Tóquio para Kyoto, por exemplo, são pouco mais de 2h de viagem.

Outra possibilidade é incluir a cidade de Osaka no roteiro, outro famoso destino do país, por onde você pode chegar pelo aeroporto. De Osaka para Kyoto são cerca de 15 minutos de trem bala.

O que fazer em Kyoto em 3 dias

Dia 1

  • Kinkaku-ji – o famoso complexo que abriga o Templo do Pavilhão Dourado. Esse lugar é Patrimônio Mundial da Unesco e sua construção mais famosa é coberta por folhas de ouro nos seus 2 últimos andares.
  • Templo Kiyomizu-Dera – também Patrimônio mundial da Unesco, ele é um grande complexo com várias construções e uma área verde de130km². Além do lugar ser belíssimo, você pode observar Kyoto a partir de sua parte antiga e ter vista para as áreas novas.
  • Santuário de Yasaka – é outro enorme completo que fica na mesma região da cidade onde está Kiyomizu-Dera. Os jardins dele são incríveis e, a depender da época que você viajar, vai encontrar as cerejeiras repletas de flores.
  • Região da Torre de Kyoto – eu cheguei pela estação central de trem, que fica próxima da Torre de Kyoto. Se você vai passar por essa estação a noite, saiba que elas possuem luzes de projeção nas escadarias e formam imagens gigantes no chão. Além de conhecer um dos principais pontos da cidade, você consegue sair das imediações da Torre de metrô/trem e se deslocar para qualquer região que queira colocar no roteiro.
Torre de Kyoto

Dia 2

  • Gion – este bairro é um dos mais movimentados de Kyoto e tem tanta loja e estabelecimento, que você pode levar um turno inteiro caminhando por ele. Conhecido como bairro das gueixas, você vai estar imerso na cultura e tradições japonesas.
  • Higashiyama Ward – conheça as ruas com construções típicas nesse bairro, como Ninenzaka e Sannenzaka e aproveite para conhecer um Starbucks com estética totalmente japonesa no Masuyacho, 349.
  • Pontocho – e falando em lugares tipicamente japoneses, não deixe de fora a ruela Pontocho, cheia de lojinhas, bares e cafés que são bem a cara do Japão.
  • Escolha um karaokê – uma oportunidade de comer, beber e se divertir de uma maneira que os japoneses adoram! E não precisa ter vergonha, eles possuem espaços para grupos e individuais. Mas é uma experiência super divertida e que você tem que ter!
  • Farmácias e lojas repletas de máquinas automáticas – para quem é curioso e quer passar o tempo vendo como Japão tem uma realidade bem diferente da nossa em relação ao consumo, indico a experiência de entrar em farmácias ou estabelecimentos de maquinas automatizas. É o tipo de lugar que você vai encontrar de tudo!

Dia 3

  • Templo Fushimi Inari Taisha – esse lugar fica aberto 24h, mas indicamos que você chegue bem cedo, pois vai ficar lotado de gente! Localizado na colina de Inariyama, ele é parada obrigatória por ser um dos templos mais bonitos de Kyoto. Nele, você encontra um caminho com cerca de 10 mil toris de madeira que são um espetáculo e rendem ótimas fotos. Reserve umas 3h pra fazer o trajeto todo.
  • Arashiyamaé outro lugar que você precisa chegar cedo. Arashiyama é uma floresta de bambus, com lindas paisagens e animais livres. Então, se quiser visitá-lo, indico não colocar no mesmo dia de Fushimi Inari Taisha. Eu tentei ir nos dois locais no mesmo dia, mas cheguei muito tarde nesse e estava lotado.
  • Sushi de esteira – outra experiência bem local e barata para ter no Japão é comer sushi de esteira. Restaurantes em que você faz os pedidos em um tablet e os pratos são entregues por uma esteira que vai passando ao lado das mesas.
  • Nishiki matket – uma espécie de mercadão com diversos boxes de comidas exóticas e produtos regionais. Ótimo para conhecer a pé e, em seguida, seguir para o shopping ao lado com lojas a perder de vista.
  • Four Seasons Kyoto – que tal tomar um café ou um fazer um brunch em um lindo jardim japonês? Indico o Four Seasons Kyoto que oferece opções buffet e a la carte para você ter uma experiência exaltada.

Sugestão de onde se hospedar em Kyoto

Nesta viagem, a minha estadia em Kyoto foi no The Hotel Seiryu Kyoto Kiyomizu. A construção que hoje abriga esta hospedagem serviu como escola por mais de 80 anos. E o mais legal é que você vai ver muita coisa original da construção!

Por ser um hotel boutique, eles dão uma atenção especial aos hóspedes. Inclusive, eu me senti muito bem recebido e acolhido nele!

O hotel conta com um lounge que fica aberto das 7h às 22h e pode ser acessado por qualquer hóspede; academia; um bar com vista – que é incrível e aberto ao público; menu a la carte de café da manhã com uma diversidade ótima, incluindo opções tipicamente japonesas; e muito mais!

Além da excelente infraestrutura, o quarto era imenso! Um verdadeiro apartamento com uma vista maravilhosa pra cidade e para a pagoga e meio do centro histórico. Super bem mobilhado e equipado. Deu vontade de morar nesse lugar!

Estevam Pelo Mundo hotel em Kyoto

Que tal conhecer mais detalhes de Kyoto, saber sobre a história das gueixas e ver como foi a minha experiência de 3 dias nessa cidade? Confira o vídeo do canal!