Congonhas

O Aeroporto de Congonhas começará a receber mudanças em sua infraestrutura a partir dos próximos meses e deve ser ampliado com novo terminal dentro dos próximos anos. A Aena Desarrollo, empesa espanhola que ganhou a concessão desse e de outros aeroportos brasileiros, divulgou previsão das obras previstas para o local.

A nova administração deve assumir no mês de outubro e ficará responsável por Congonhas por 30 anos. Inicialmente, algumas melhorias com obras de curto prazo já devem ser feitas no terminal. São elas: ampliação da sala de embarque remoto, readequação das vias de acesso, reforma dos banheiros e revitalização da fachada.

E, para que o segundo mais movimentado aeroporto do Brasil tenha maior eficiência e operações das empresas aéreas, a Aena Desarrollo também já anunciou planos maiores.

Para os próximos anos, o Aeroporto de Congonhas vai receber revitalização dos pavimentos das pistas de táxi, ampliação do pátio de aeronaves com novas posições de contato e terá um novo terminal de passageiros. Estas obras estão previstas para serem finalizadas em junho de 2028.

Com essas mudanças, a empresa vai adequar o aeroporto aos padrões internacionais e as companhias aéreas interessadas poderão realizar viagens internacionais a partir dele, com rotas que durem de 4 a 5h.

Operações no Aeroporto de Congonhas

Além do seu destaque nacional em movimentação de passageiros, o Aeroporto de Congonhas também é a segunda ponte aérea de maior fluxo em numero de assentos na América Latina e o terceiro que mais conecta passageiros em voos domésticos no continente.

Localizado na Zona Sul de São Paulo, a cerca de 10km do centro da cidade, Congonhas realiza cerca de 537 voos por dia.

Veja como transitar entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos!

Administração da Aena Desarrollo

Atualmente, a Aena Desarrollo já possui concessão de seis aeroportos do Nordeste e vai assumir outros dez no território nacional, além de Congonhas.

O lote de concessões foi de R$2,45 bilhões e o investimento para aeroportos arrematados está previsto para R$5,8 bilhões.

As operações também serão iniciadas entre outubro e novembro nos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Carajás e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais.

Fontes: CNN, Folha e UOL

Considerações

Você costuma usar o Aeroporto de Congonhas? Gostou das mudanças estão previstas para ele? Comente aqui!

Para mais novidades e notícias, clique aqui!