Salas VIP de Guarulhos - guia com tudo que você precisa saber

Em 2024, a revista de passageiros em Guarulhos será ainda mais minuciosa com o uso de equipamentos mais modernos. Os aparelhos, que serão doados pelo governo dos Estados Unidos, são parte de uma operação para melhorar a segurança nos aeroportos.

Dentre os equipamentos que chegarão ao Brasil, estão: sensores de raio-x de visão dupla, scanner corporal avançado e detectores de traços de explosivos.

Com eles, os agentes de segurança poderão ter mais detalhes na revista de passageiros e detectar com grande facilidade objetivos muito pequenos que podem estar em bolsos ou sob a roupa. Para facilitar revistas, os equipamentos também conseguem mostrar com precisão em quais partes do corpo podem haver itens suspeitos.

“Aumentar o nível de segurança em um dos aeroportos mais movimentados, não só do Brasil, mas também da América Latina, significa zelar pela segurança dos cidadãos de todas as nacionalidades que embarcam diariamente. Temos orgulho de ajudar a incluir GRU em um seleto grupo de aeroportos que oferecem um serviço de tecnologia de ponta aos seus usuários”, declarou David Hodge, cônsul-geral dos EUA em São Paulo.

Todos os aparelhos serão ofertados pela Administração de Segurança de Transporte dos Estados Unidos (TSA) com o objetivo de elevar o nível de segurança no maior aeroporto do Brasil e um dos mais movimentados na América Latina, que se tornou uma via para o tráfego internacional de drogas.

Em junho de 2023, o governo brasileiro anunciou o programa Aeroportos+Seguros, que pretende implementar instalação de mais câmeras em áreas públicas e restritas dos aeroportos, biometria para identificação de passageiros e funcionários, monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras, além de novos equipamentos para revista de passageiros – como os do acordo com o TSA.

Guarulhos e Viracopos serão os primeiros aeroportos a receberem os novos equipamentos do governo estadunidense.

Reforço na segurança em Guarulhos

Há alguns meses, algumas medidas já começaram a ser adotadas para melhorar a segurança de passageiros e seus pertences no Aeroporto de Guarulhos.

Essas mudanças se deram depois do caso das duas turistas brasileiras foram presas na Alemanha acusadas de tentar traficar drogas para o país, quando na verdade suas bagagens despachadas foram trocadas na área restrita de Guarulhos – relembre aqui e confira cuidados para seus pertences!

Em maio, a Receita Federal publicou portaria para proibir o uso de celulares por funcionários do aeroporto em determinadas aéreas restritas com o objetivo de evitar novos golpes.

Fonte: Exame, gov.br e Receita Federal